Festas & Estações

16 dicas para uma decoração de Outono

Média: 5 (8 votos)

O sol está menos intenso e o ar mais fresco, já não se abrem tanto as janelas e as camas já pedem cobertores e edredões… chegou o Outono! Para além da inevitável preparação da casa para enfrentar os meses mais frios do ano, inspire-se numa das muitas ideias de decoração outonal, para tornar o seu espaço tão aconchegante quanto a estação, à qual acabamos de dar as boas vindas.

  1. Ao contrário da Primavera e do Verão, o Outono pede cores mais ricas e aconchegantes, caso dos castanhos, laranjas, cobres, encarnados, amarelos, rubis e dourados, que podem ser facilmente incorporados em qualquer decoração através de cortinas, almofadas, capas de sofás e cadeiras, mantas, edredões, lençóis e toalhas (de cozinha e de casa de banho).
  2. Aproveite os maravilhosos dias solarengos de Outono para passear num jardim ou parque e apanhar muitas folhas coloridas. Leve para casa e utilize-as para mil e um projectos decorativos: emoldure-as em passepartouts pequenos ou grandes, dispondo-os sozinhos ou em conjunto – ficam fantásticos agrupados na mesma parede ou sobre a lareira; encha uma jarra de vidro ou vários frascos com tampa de folhas secas e disponha na cozinha ou na entrada; com recurso a imanes ou a fita-cola de dupla face, exiba as folhas de forma a cobrirem, por completo, um lado do frigorífico.
  3. Se gosta de fotografia, desfrute dos dias outonais lá fora e tire fotografias de imagens típicas da época, para depois expor dentro de casa (aproveitando para arrumar e organizar as fotos que têm entretanto estado expostas). Uma exposição pessoal, o Outono visto pelos seus olhos.
  4. As abóboras são, sem dúvida, uma das grandes estrelas da estação e, enquanto elemento decorativo são extremamente versáteis: para decorar uma lareira (dispostas no chão ou no topo da mesma); alinhadas no peitoril de uma janela; pintadas (com tinta acrílica, depois de lixados) em cores condizentes com o espaço onde vão ser exibidas; quem diz pintar, também diz enfeitar com fitas de cetim ou brilhantes; utilize um naperão (os modelos de papel utilizados para os pratos de bolos) para desenhar um efeito rendado sobre a abóbora ou um furador eléctrico para com os buracos perfeitos, criar um efeito gráfico e contemporâneo; disponha as abóboras sobre peças inesperadas como uma taça de bolos com pé, uma terrina em estanho ou vulgares vasos de plantas (dentro ou virados ao contrário, sobre os mesmos); recorte as palavras “lar doce lar” ou “bem-vindo” numa abóbora de grandes dimensões, retire o recheio, coloque uma vela e disponha na entrada da casa. 
  5. Alinhe dois ou três cestos de verga junto da lareira, enchendo uma com lenha, outra com mantas e a terceira com os livros que pretende ler nas tardes de chuva que passar em frente à fogueira – embora fiquem bem nas prateleiras, os livros também podem ser excelentes apontamentos decorativos.
  6. Se durante o Verão levou todos os tapetes e cortinados mais pesados para a lavandaria, está na altura de voltar a expô-los. Tecidos quentes, pesados e luxuosos – como o veludo, pele, camurça, pêlo, malha, flanela, lã, chenilha e tweed – sabem bem ao toque, e padrões como o axadrezado escocês ou os adamascados criam um ambiente muito aconchegante.
  7. Só porque começa a ficar frio lá fora não quer dizer que não se possa trazer a Mãe Natureza para dentro de casa! Utilize ramos de árvores com folhas, bagos e espigas de trigo secas para criar um arranjo que é um verdadeiro reflexo do Outono. Coloque o arranjo em frente a um espelho, na sala de jantar ou no hall de entrada, para um impacto ainda mais dramático.
  8. Crie uma grinalda totalmente inspirada no Outono, com recurso a folhas coloridas, cascas de maça e abóbora secas, bagos, bolotas ou castanhas e pendure sobre a lareira ou a acompanhar o corrimão de uma escada. Em alternativa, faça pequenos furos em várias abóboras miniaturas e pendure-as do tecto com fitas em cetim ou ráfia. Como vê, decorar não implica gastar muito dinheiro!
  9. Construa um runner com pequenos ramos de árvore alinhados e colados lado a lado: no fim envolva uma fita em cetim grossa em torno dos mesmos, um em cada ponta, e disponha sobre qualquer mesa para um visual cottage, muito chique!
  10. Coloque uma vela de grandes dimensões no meio de um recipiente de vidro ou de uma taça de madeira, enchendo-a de seguida com maçãs verdes ou vermelhas. Um centro de mesa outonal que é perfeito para qualquer cozinha.
  11. Junte o mobiliário que possa estar mais disperso, criando zonas mais aconchegantes, nomeadamente em torno da lareira. No Outono, espaços muito amplos ou “despidos” podem tornar-se frios e pouco convidativos.
  12. O potpourri é marcado por cores outonais, sendo um elemento decorativo perfeito para esta altura do ano, especialmente se for exibido num recipiente deslumbrante ou invulgar.
  13. Mesmo que não saiba tricotar, encha um pequeno cesto com novelos de lã em várias cores. Se condizerem com o ambiente envolvente, ainda melhor – um apontamento decorativo inesperado!
  14. Receba o Outono com uma bonita coroa pendurada na porta de entrada: para começar, compre uma coroa base sobre a qual pode trabalhar, ou então utilize uma forma circular, oval ou até quadrada ou rectangular em madeira; pode ainda moldar um cabide em metal para obter o formato desejado. Depois, decore a gosto: com folhas secas de várias cores ou pintadas de dourado com uma tinta em spray; folhas intercaladas com ramos de árvore, bagos, abóboras miniaturas, pinhas, bolotas, castanhas ou nozes. Se utilizou um cabide, aproveite o gancho para prender a coroa no topo da porta com um fio de sediela e algumas tachas.
  15. Não há objecto decorativo mais simples e mais apreciado do que as velas – espalhe-as pela casa ou agrupe em locais como a lareira, a casa de banho ou o hall de entrada. No Outono escolha velas aromáticas como baunilha, airela-vermelha, especiarias, maçã e canela, pinheiro ou qualquer outro aroma que encha a casa com o perfume da estação.
  16. Uma das vantagens do Outono é que o sol continua a dar o ar da sua graça e a aquecer os nossos dias – isto quer dizer que podemos continuar a aproveitar as varandas e os pátios. Adequar um espaço exterior a esta época do ano é tão simples como colocar um tapete de sisal ou manta de retalhos no chão, apetrechar cadeiras e poltronas com almofadas e mantas, acender velas e lanternas para os fins de tarde, ligar um aquecedor ou lareira de exterior para momentos memoráveis.
Média: 5 (8 votos)