Inspiração & Ideias

11 ideias para decorar com velas

Média: 4.3 (41 votos)
Velas para decoração

A beleza e o romantismo que algumas velas acesas podem transmitir são inegáveis e contribuem para uma decoração aconchegante e convidativa. Práticas, multifacetadas e económicas, as velas são um apontamento decorativo obrigatório em todas as casas, sendo os vários ambientes criados com elas facilmente renováveis, conforme a estação do ano ou o estado de espírito.

Escada acima, escada abaixo

Velas e rosas nas escadas

Se quer uma decoração com velas com um impacto “uau”, apenas terá de colocar uma em cada degrau de um lance de escadas – dentro de porta-velas condizentes ou frascos distintos para poder acender sempre que quiser; ou simplesmente pousadas para um efeito puramente decorativo. Dependendo do espaço disponível, pode optar por velas de maior ou menor dimensão. Quando acesas, têm o mesmo efeito espectacular tanto no interior como no exterior da casa.

Estrela principal da lareira

Lareira e velas

Se há local da casa que pede velas na sua decoração, é na lareira! Quer estejam colocadas sobre a mesma num bonito tabuleiro, em castiçais ou dentro de copos de vidro; quer estejam a preencher a própria abertura da lareira (caso não a utilize ou seja Verão) ou encostadas a um lado da mesma (caso costuma acendê-la), o efeito é muito cozy. Brinque com um conjunto de velas em cores e tamanhos distintos.

Centro de mesa iluminado

Uma decoração de mesa não está completa se não tiver velas. A versatilidade das velas permite que estas sejam incorporadas das maneiras mais diversas e criativas, em centros de mesa dignos de qualquer decorador profissional: basta juntar um grupo de velas de diversos tamanhos (da mesma cor ou em tons monocromáticos) e dispor num tabuleiro ou colocar dentro de um cesto; exibir uma fila de tealights de uma ponta da mesa à outra é casual, mas elegante; num prato com vários andares a exibição de velas torna-se realmente apetitosa, assim como um conjunto de pequenas velas a flutuar numa taça com água e algumas flores. É só escolher, brilhar e iluminar!

Presas na gaiola

Presas na gaiola

Uma das actuais tendências em decoração de interiores é a exposição, dentro de casa, de gaiolas de pássaro vintage e vazias. Para conseguir um visual muito cottage-chic, preencha a gaiola com algumas velas. De dia a gaiola será objecto de curiosidade e conversa, de noite será uma agradável companhia.

Lanternas luminosas

Lanternas com estrelas

Haverá algo mais charmoso do que lanternas iluminadas por velas e estrategicamente colocadas sobre os peitoris das janelas, por dentro ou por fora de casa? Usar lanternas para exibir e acender velas é ainda uma forma segura de as ter espalhadas um pouco por toda a casa, desde a cozinha ao escritório, passando pelo WC/banheiro.

Candelabros & Castiçais

Candelabros & Castiçais

Os candelabros e castiçais são peças de decoração elegantes e intemporais. Como nunca saem de moda, está na altura de dar uso aos seus: coloque-os em locais inesperados como na mesa do hall de entrada, na cozinha ou pousados no chão da sala de jantar. Quando se cansar das velas, troque os castiçais por outros ou junte duas de pares distintos.

Velas & Vidro

Velas & Vidro

Uma combinação perfeita, as velas e os vidros são um must de qualquer decoração: jarras, vasos e copos pouco usados podem sair dos armários para albergar velas e serem dispersos por toda a casa. Guarde frascos de conservas, compotas e iogurtes para velas pequenas; e garrafas estreitas para velas compridas. Misture e agrupe vidros, formatos, tamanhos e cores diferentes para uma decoração com velas para lá do original.

Objectos do dia-a-dia

Objectos do dia-a-dia

Felizmente, as velas combinam com tudo e é por isso que são um enorme sucesso no mundo da decoração. Todos os locais são passíveis de receberem uma bonita vela ou um conjunto delas – desde a cozinha e a casa de banho, à varanda e ao corredor. Não tenha receio de experimentar e de redecorar sempre que lhe apetecer mudar algo na decoração: mais simples e económico do que as velas não há. 

Na praia ou no campo

Vela copo e areia

As velas são um objecto tão neutro e natural que parecem criação da Mãe Natureza e daí o facto de condizerem tão bem com pedras, areia, conchas, folhas, galhos, pinhas e outros elementos facilmente apanhados ao ar livre. Depois, basta juntar tudo numa simples jarra, taça ou frasco de vidro e dispor.

Velas vestidas

Velas vestidas

Tem um conjunto de velas semelhantes, numa cor básica e quer dispô-las com alguma criatividade mas não sabe como? Junte um grupo de copos iguais e cubra-os com papel decorativo, usando fita-cola dupla face; adicione laços, brilhantes, lantejoulas, botões, pedras, folhas ou outros adornos. Renove sempre que quiser.

Cores, Padrões & Aromas

Cores, Padrões & Aromas

Hoje em dia existem velas de todas as cores, padrões e aromas, por isso, não há motivo para uma decoração com velas monótona. Adapte as tonalidades das velas à paleta de cores do ambiente em questão – tons quentes para aquecer, tons frios para refrescar. Chame a atenção com padrões ousados ou elegantes, dando às velas o protagonismo principal num espaço mais neutro ou minimalista. E porque um aroma também pode fazer parte da decoração, adeqúe as velas perfumadas à época do ano em vigor – por exemplo, maçã e canela para o Inverno; lima e limão para o Verão.

Média: 4.3 (41 votos)