Festas & Estações

10 ideias giras para decorar a casa para o réveillon

Média: 3.8 (66 votos)
Copos com laços coloridos

O réveillon é sinónimo de festa e, por isso mesmo, a decoração da casa tem de condizer com esse ambiente de boa disposição, glamour e alegria. Quer vá organizar um pequeno jantar de réveillon ou uma festa de arromba para brindar a chegada do novo ano, inspire-se nestas ideias de decoração bem festivas!

  1. Velas vistosas: numa festa de réveillon não podem faltar as velas e quantas mais melhor, pois, a decoração agradece! Se vai dar um jantar de réveillon íntimo, concentre as velas sobre a mesa de jantar, optando por recipientes originais (experimente taças de champanhe, misture candelabros diferentes, garrafas vazias para velas finas …). Se a festa de réveillon vai ser grande e muito animada, espalhe as velas por todos os espaços que vão receber convidados, optando por velas de tamanhos grandes (duram mais tempo) e se as colocar dentro de bonitas lanternas, o efeito é ainda mais giro e extremamente seguro. E, claro, não se esqueça de as acender todas… os seus convidados vão adorar!
  2. Brinde bonito: o champanhe é o rei da festa de réveillon e a verdade é que os seus convidados não vão largar os seus flutes toda a noite, por isso, personalize as taças de champanhe com um detalhe engraçado – pode ser uma etiqueta pendurada com uma fita na base com o seu nome, uma citação ou mensagem de boas-vindas ao ano novo; pode ainda ser um enfeite natalício ou outro mimo especial.
  3. Confetti colorido: aproveite os restos do papel de embrulho de Natal e, com um furador, reúna um stock generoso de confetti festivo para dispor solto sobre a mesa de jantar ou a zona do bar, para espalhar à porta de entrada (assim ninguém se enganará no local da festa!) ou simplesmente colocar em taças para os convidados lançarem ao ar quando o ponteiro do relógio anunciar a meia-noite.
  4. Meia-noite em ponto: apesar da festa e do convívio, boa parte da noite de réveillon é passada a olhar para o relógio, à espera da meia-noite. Torne esse num momento que possa ser partilhado por todos ao criar uma decoração com vários relógios diferentes, colocados juntos sobre a lareira ou uma mesa de apoio. Se tiver familiares ou amigos noutros pontos do globo, reserve um desses relógios para a sua hora local. E, para uma diversão extra, programe os relógios para despertam todos à meia-noite!
  5. Gelo giro: se vai ter um ou mais baldes com gelo para manter o champanhe ou outras bebidas sempre frescas, dê-lhes uma decoração irresistível ao colocar, por entre o gelo, elementos comestíveis como morangos ou chocolates; ou elementos decorativos, como bolas brilhantes ou pinhas.
  6. Marcador festivo: aproveite os elementos mais divertidos da festa do réveillon para criar marcadores de lugar bem criativos. Pode usar tudo desde um balão preso com uma fita a cada cadeira ou um chapéu de réveillon colocado sobre o prato, a um saquinho transparente recheado de confetti colorido. Afinal de contas, réveillon é diversão… e a decoração da festa também pode e deve ter esse espírito!
  7. Belos balões: os balões não devem ser exclusivamente reservados às festas de aniversário ou festas infantis, uma vez que a festa de réveillon só fica a ganhar com balões a flutuar em cada divisão e a decorar a casa de forma bem festiva. Escolha uma paleta de cores e decore exclusivamente com balões nesses tons; pode ainda colocar confetti dentro dos balões antes de os encher e à meia-noite deixar cada convidado arrebentar um ou dois! Está a imaginar que bem que ficaria uma sala cheia de balões bonitos na hora de receber os convidados e fazer a contagem decrescente até a meia-noite?
  8. Chão explosivo: delimite a zona onde vão brindar à chegada do ano novo com alguns quadrados de folhas de plástico-bolha. Antes de as afixar ao chão (coloque uma borda de papel à volta para tornar esta decoração mais apelativa e mais prática – aplique fita cola dupla face para afixar as folhas de plástico-bolha ao papel), vire as folhas ao contrário e pinte algumas bolas nos tons da sua paleta de cores festiva. Quando for meia-noite, terá, dentro de casa, o seu próprio fogo-de-artifício de réveillon… mas debaixo dos pés!
  9. Acessórios de réveillon: na decoração do réveillon não podem faltar elementos divertidos como apitos, línguas de sogra, cornetas, confetti, plumas, penas, chapéus, tiaras... Incorpore-os na decoração do réveillon ao dispô-los em várias taças (de preferência transparentes) de tamanhos e feitios diferentes, espalhados pelo espaço reservado à festa de réveillon.
  10. Mesa com glamour: para adicionar um toque de glamour e sofisticação à decoração da mesa para o réveillon, experimente uma ou mais destas decorações – opte por uma paleta de cores em tons de preto/branco com dourado/prateado; com marcadores de gel com brilhantes escreva uma mensagem de ano novo em cada prato marcador; envolva os cabos dos talheres com fitas douradas ou prateadas; coloque pequenos espelhos no centro da mesa sobre os quais pode pousar flores ou velas; pouse sobre a mesa de jantar e sob a toalha de mesa um conjunto de luzes de Natal brancas iluminadas…

Bom réveillon, feliz ano novo!

Média: 3.8 (66 votos)