Tendências em decoração para 2014

Média: 4.2 (5 votos)

As tendências no universo da decoração e da moda tornam-se transversais. Por andarem lado a lado, ambas são inspirações para dar aquele toque especial a qualquer ambiente. A base de qualquer proposta de decoração mantém-se sempre inalterada, o que não muda, são as características pessoais dos que vão usufruir do espaço.
As tendências em decoração também trazem sempre surpresas agradáveis. Há novidades para todos os gostos: decoração ousada, muitas reinvenções, estímulo ao misturar elementos, e principalmente incentivo para abusar da criatividade! Ficam aqui algumas dicas para aplicar em seu espaço o que de melhor 2014 preparou para a decoração!

As cores de 2014

Todos os anos, algumas cores sobressaem em decoração. Para 2014, a Pantone elegeu como cor do ano a “Orquídea Radiante”. É um lilás suave, alfazema, pastel com a capacidade de tornar um ambiente quente ou mais frio ao mesmo tempo. Esta capacidade está atribuída por ser uma cor de característica fria, mas simultaneamente acolhedora, com efeito calmante e estimulante da criatividade. Gostou? Ideias para decorar todos os tipos de ambientes é o que não vai faltar!
Precisa de um incentivo? Aposte na novidade das tendências de cores, cogite a possibilidade de inserir detalhes dourados para decorar, preferencialmente em tons envelhecidos ou texturas elaboradas. O resultado é de se apaixonar!
Embora a Pantone tenha uma cor eleita para este ano, não significa que outras cores deixaram de ter sua devida importância. De outros anos ficou ainda a pedra e cal, o verde e o seu complementar azul, o amarelo (especialmente em móveis com alto brilho), e os detalhes em laranjas e vermelhos para contraste. Inspiração para dar e vender!

Os padrões de 2014

O uso do xadrez vem com tudo! Seja para dar personalidade em um ambiente, alterar um móvel, expor na parede, usar como um tapete para torná-lo elemento central... Decorar com xadrez exige ser detalhista e moderado, pois este tipo de padrão é ideal para conjugações de tecidos. 
De alguns anos para cá, os padrões passaram a assumir um papel de protagonismo nos ambientes clean, passando a ignorar os padrões miudinhos e mantendo o uso do geométrico ousado. Nas cores o objetivo é transmitir estados de espírito mais modernos, pop e até vintage.
O que também se vai mantendo é a proliferação de estampados com mistura de padrões. Veem-se também ambientes que, sendo baseados em uma cor, abordam vários tons, padrões e volumes. Esta tendência tem sido bastante aplicada com papel de parede e tecidos, nomeadamente, em almofadas de sala, elementos os quais são capazes de transmitir conforto a qualquer tipo de decoração.

As texturas de 2014

Para 2014, as tendências em têxteis decorativos, apontam para o uso de tecidos luxuosos como veludo, camurça, couro, bombazine e até feltro. Além de abrangerem os tecidos, estas tendências estendem-se também aos móveis forrados com tecidos em texturas, imitação de pelo, nacarados, capitonados e com efeitos envelhecidos.

Os estilos de 2014

Esqueça a preocupação com o estilo único de sua decoração! A tendência de 2014 é a mais eclética de todos os tempos, estimulando o convívio de rústico com moderno, natural e industrial, neutro e colorido.
A justaposição do sóbrio com o divertido torna muito fácil de adaptar um ambiente de base mais neutra, com peças de outros anos e apontamentos novos, com extraordinário interesse visual. Ainda assim, as linhas direitas e as reminiscências dos anos 70 merecem muito destaque.
Deixe a predominação de estilos no ano passado e imponha a mistura de estilos para toda a ousadia que este ano oferece em decoração!

Arrojar em 2014

Quer saber de um dos segredos para criar um ambiente arrojado em 2014? Use cores que são contrastantes e não complementares. Esta é uma prática extensiva à moda. Existe apenas uma regra para não perder o equilíbrio: trabalhe com cores contraste da mesma família ou grau de saturação.
Juntar materiais diferentes, também pode evidenciar mais extravagância: madeiras nobres e lacados, dourados envelhecidos e vidros geométricos, candelabros românticos em divisões mais pop. Use e abuse das conjugações... elas são infinitas!
Para além disso, outra forte tendência em decoração para 2014, é o uso de elementos decorativos com significado especial, ou seja, uma decoração que não está cheia de tudo e mais alguma coisa, mas sim de objetos que realmente lhe dizem alguma coisa.

Em 2014, boas decorações!

 

Créditos Imagens: 1, 2, 3, 4, 5

Decorou ou redecorou um espaço?

Média: 4.2 (5 votos)