Faça você mesmo

Tutorial: tingir ovos de Páscoa com tecido de seda

Média: 5 (1 votos )

Quer uma Páscoa cheia de ovos atrativos e em cores únicas? Dê um efeito personalizado usando tecido de seda para tingir os ovos de Páscoa. Uma ótima desculpa para reaproveitar as gravatas que o marido não usa mais ou aquele lenço de seda que há mais de um ano está guardado no fundo do armário. Cada pedaço de tecido de seda serve para tingir um ovo de Páscoa com uma diversidade de manchas, listras e cores, resultando em ovos de Páscoa originais e diferentes. Aqui fica um tutorial que explica direitinho como tingir os ovos de Páscoa com tecido de seda. Experimente!

Materiais

O que precisa

  • Ovos
  • Gravata de Seda 100% (pode usar lenço de seda ou qualquer outro pedaço de seda)
  • Tecido de algodão (pode ser uma fronha de almofada velha ou uma camiseta branca)
  • Tesoura
  • Barbante ou fio
  • Uma panela com água
  • Uma colher de sopa
  • Vinagre branco

1º Passo

1º Passo

Pegue os tecidos de seda e corte em vários pedaços de aproximadamente 15 cm para cobrir um ovo. Tenha atenção à medida dos pedaços, pois um tecido de seda terá de ser suficientemente comprido para enrolar em torno de um ovo. Se for utilizar uma gravata, lembre-se de remover o forro do tecido de seda e abrir as suas extremidades.

2º Passo

2º Passo

Enrole o ovo com o lado direito do tecido de seda. É importante que enrole o tecido de seda bem firme em volta do ovo, com muito cuidado para não quebrá-lo, pois é o contato do tecido de seda com a casca do ovo que, ao tingir, causará um impacto surpreendente no próprio ovo.
Se envolver o tecido de seda na horizontal, o efeito poderá ser ainda mais admirável. Onde há dobras no tecido de seda, formará no ovo um efeito de cor de água, um pequeno detalhe que traz ao ovo de Páscoa uma delicadeza a mais.
Em seguida utilize um barbante ou fio para manter o tecido de seda bem firme ao redor do ovo.

3º Passo

3º Passo

Após enrolar o tecido de seda em todos os ovos de Páscoa, os enrole novamente em tecido de algodão. O tecido de algodão tem um importante papel no resultado final de cada efeito de ovo de Páscoa, pois o mesmo serve para impedir que as cores do tecido de seda se misturem.
Quando todos os ovos de Páscoa estiverem enrolados com o tecido de seda e de algodão, pegue uma panela e encha-a até metade com água, adicionando três colheres de sopa de vinagre branco. Em seguida adicione à panela todos os ovos de Páscoa e leve a panela para o fogo em temperatura média por 20 minutos.

4º Passo

4º Passo

Retire da panela os ovos de Páscoa e os coloque sobre uma mesa ou bandeja para secar e esfriar.
Prepare-se para as surpresas! Desenrole os ovos de Páscoa quando eles estiverem completamente frios.

5º Efeito final

5º Efeito final

Pronto! Agora você tem lindos ovos de Páscoa tingidos com tecido de seda para decorar a sua casa para celebrar a Páscoa na presença dos familiares e amigos. Ah! E exponha estes atrativos ovos de Páscoa em locais bem visíveis para surpreender aos olhos de quem os vê!

Decorou ou redecorou um espaço?

Média: 5 (1 votos )