Ana Moretti
Entrevista

Acredito que um bom projeto de interiores adaptado às reais necessidades de quem lá irá viver, faz toda a diferença

Profissão:
Designer de Interiores

Há quanto tempo envolve-se com decoração e como se interessou pela área?

Comecei a envolver-me com decoração ao entrar na Faculdade de Arquitetura e foi na prática que percebi que gostava mesmo de interiores. Inaugurei o meu ateliê independente e comecei a criar e a dar vida aos espaços.

Acredito que um bom projeto de interiores adaptado às reais necessidades de quem lá irá viver, faz toda a diferença... Melhorar as casas, escritórios, hotéis e também a vida das pessoas que habitam estes espaços é o que faz envolver-me constantemente com projetos decorativos.

Os aspetos mais importantes de uma decoração:

A harmonia do espaço, iluminação diferenciada e respeito por quem lá vive.

As inspirações para decorar:

Normalmente os ambientes falam por si: uma simples peça decorativa, um cômodo, a vista de uma janela.... O resto da inspiração vem das necessidades e expecativas do cliente.

O processo criativo:

Vou a muitas feiras e exposições, ando pelas lojas e procuro estar sempre atualizada com o que há de novo. Quando começo a desenhar um espaço são todas essas inspirações que me surgem em mente para compor um projeto decorativo que chegue à melhor solução.

Do início ao fim como desenrola seus projetos decorativos?

De projeto em projeto acertam-se os detalhes: conhecer o espaço e o cliente, discutir ideias, definir o orçamento e apresentar uma proposta. Parte-se para a execução e pronto! Entrega-se um incrível, aconchegante e lindo espaço.

Prefere um ou vários estilos de decoração?

Trabalho com vários. As pessoas são todas diferentes e tento sempre adaptar os projetos decorativos ao gosto de cada cliente.

Com que estilo de decoração mais se identifica?

Gosto de misturas, mas identifico-me mais com o estilo contemporâneo.

Espaço que mais gosta de decorar e porquê?

Hall de entrada! Por ser um lugar de passagem, normalmente não lhe é dada tanta importância, entretanto, é o espaço que mais gosto de decorar, principlamente por ser o cartão de visita de qualquer casa.

O que está in e o que está out em termos de decoração?

In está a reciclagem com gosto, tecidos com textura e a cor branca. Out estão os móveis lacados cheios de brilho, cortinas transparentes e cores tristes.

Existe alguma cor, detalhe ou peça que utilize sempre nas suas decorações?

Gosto de inserir a cor azul, cadeiras, biombos... mas estes gostos não são necessariamente as minhas características ao decorar, pois gosto de inserir nos projetos decorativos as características de quem naquele espaço viverá. Isso sim é o que sempre uso nas minhas decorações!

 

Conheça os projetos decorativos de Ana Moretti

Curta Ana Moretti Interiores no Facebook