Entrevista

É nos detalhes que imprimo a minha marca, sendo eles que me definem enquanto decoradora

Profissão:
Decoradora Interiores

Há quanto tempo envolve-se com decoração e como se interessou pela área?

Sou de família com tradição na área da decoração. Começou com o meu avô que era marceneiro, seguindo pelo meu pai que é empresário do ramo de mobiliário. Sempre estive envolvida na área, principalmente do mobiliário. A tradição da família inspirou-me para dar vida ao meu Ateliê Ângela Pinheiro, um espaço de estilo clássico contemporâneo, cheio de objetos que representam a busca de novas combinações para decorar ou redecorar um espaço com muito mais harmonia e aconchego.

Os aspectos mais importantes de uma decoração:

A funcionalidade do espaço e uma boa iluminação são os pontos essenciais que quando conjugados com os revestimentos, mobiliário, estofos, têxteis e cor… devem transmitir a personalidade de quem lá habita.

As inspirações para decorar:

Tudo serve de inspiração! Desde visitas em feiras nacionais e internacionais, revistas, blogues, fotografias, viagens e até mesmo um simples passeio pela cidade.

O processo criativo e o diferencial do seu trabalho:

Gosto de conhecer o cliente para identificar as suas necessidades e o estilo de decoração pretendido. E principalmente, procuro conhecer a vivência de quem irá usufruir do espaço decorado. Esse é o processo que dá início as pesquisas de materiais, mobiliário, tecidos… para compor um quadro de conceitos que apresento antes de seguir para o desenvolvimento do projeto 3D. A fase final é quando tudo o que foi aprovado no projeto sai do papel e ganha vida!

Prefere um ou vários estilos de decoração?

Sou bastante versátil e adoro combinar os vários estilos de decoração. Sempre fui muito curiosa e criativa, por isso tento superar-me em cada projeto que faço, independente do estilo de decoração.

Com que estilo de decoração mais se identifica?

Gosto do clássico, contemporâneo e eclético. Mas ultimamente tenho desenvolvido vários projetos decorativos de estilo provençal… portanto as decorações mais românticas passaram a entrar na lista dos estilos com os quais me identifico.

Paleta de cores preferida:

Gosto de tons neutros!

Espaço que mais gosta de decorar e porquê?

Sem dúvida alguma são os quartos de crianças! É muito gratificante ver a felicidade estampada no rosto de uma criança quando entra pela primeira no quarto que acabei de decorar.

O que está in e o que está out em termos de decoração?

O que está In é a reciclagem de mobiliário atribuindo uma nova cor e função. O que está out é adquirir uma decoração pré definida num catálogo de mobiliário.

Existe alguma cor, detalhe ou peça que utilize sempre nas suas decorações?

É nos detalhes que imprimo a minha marca, sendo eles que me definem enquanto decoradora. Em cada projeto deixo uma marca pessoal: pode ser as almofadas, as flores… São detalhes que não descuido e que adoro inserir em cada projeto decorativo.

 

Conheça os projetos decorativos de Ângela Pinheiro

Curta Ângela Pinheiro Atelier de Decoração no Facebook