Faça você mesmo

Top 5 ferramentas de design para planejar o seu espaço

Top 5 ferramentas de design para planear o seu espaço

Planejar o design e a decoração de um espaço já não precisa ser feito em papel, mas sim com software próprio que permite a visualização em 2D e até 3D da divisão, com direito a todos os detalhes decorativos, desde portas e janelas a mobiliário e papel de parede. Basta conectar-se à internet, escolher uma destas ferramentas de design gratuitas e começar, de imediato, a planejar o seu novo espaço.

1. Google SketchUp

Disponibilizada gratuitamente em Google SketchUp, esta ferramenta de design apresenta uma interface bastante intuitiva e de fácil navegação, permitindo projetar espaços com efeito 3D para uma visualização real. Também dispõe de um “armazém” recheado de todos os elementos que precisa para decorar uma divisão ou uma casa inteira, tem ainda a vantagem de poder desenhar a sua própria mobília de raiz ou fazer o upload de imagens de um espaço ou peça decorativa já existente. O Google SketchUp disponibiliza ainda inúmeros tutoriais para apoiar os principiantes (e não só!), bem como uma comunidade ativa para ajudar a tirar as dúvidas persistentes. Existe ainda o SketchUp Pro 7, uma versão mais avançada do software, que já implica a sua compra.

2. Floorplanner

O Floorplanner é uma ferramenta de design gratuita e que não requer download, uma vez que permite trabalhar diretamente online. Existem, no entanto, os modelos Pro e Plus que, oferecendo muito mais conteúdo, ferramentas e espaço de armazenamento, já envolvem um custo. Acessível a partir de qualquer lugar ou computador, este software de design e decoração permite a visualização de projetos em 2D e 3D, disponibilizando uma vasta oferta de estruturas, objetos e acabamentos, ao mesmo tempo que permite o desenho de projetos ou peças originais. Antes de começar, veja uma demonstração e encontre inspiração na sua vasta galeria de plantas já produzidas por outros utilizadores. Versátil, atrativo e muito user-friendly, é uma boa opção para quem vai decorar ou redecorar qualquer espaço.

3. Planificador IKEA

O Planificador IKEA também é de download gratuito e pode ser aplicado a qualquer espaço que pretende decorar, existindo ainda guias suplementares de apoio ao planejamento da cozinha, WC/banheiro, escritório e quarto. Além de poder desenhar a divisão e mobilá-la ao seu gosto (com as medidas exatas das peças), no final pode salvar o seu projeto no próprio servidor IKEA para que o possa consultar diretamente na loja onde, além de poder obter sugestões, facilita a compra dos artigos escolhidos. Apesar de estar inteiramente direcionada para a decoração com produtos IKEA, é uma ferramenta simples e prática que torna as suas ideias e inspirações em realidades decorativas, passíveis de serem executadas.

4. Sweet Home 3D

Especificamente desenvolvido para o design de interiores, o software Sweet Home 3D (com download gratuito) é uma fonte quase inesgotável de peças, cores e ideias decorativas para projetar qualquer espaço ou até uma casa inteira. Muito voltada para os detalhes, esta ferramenta tem ainda a vantagem de permitir uma janela de visualização em 3D enquanto trabalha na planta em 2D. Embora virtual, a realidade decorativa é tão bonita e apelativa, que se torna um verdadeiro prazer desenvolver projetos com este software.

5. Homestyler

Disponibilizado online e a sem necessidade de download, o Homestyler permite projetar espaços com medidas personalizadas ou baseados num dos muitos modelos pré-existentes. Decorar e adicionar elementos como janelas, portas, lareiras, mobiliário e eletrodomésticos é tão simples como arrastar e largar dentro do desenho, que pode ser visualizado em 2D e 3D. No final pode salvar, imprimir ou publicar os projetos no seu blogue ou nas redes sociais favoritas. Uma ferramenta com um design moderno, que permite a rápida e fácil execução da planta de um espaço, seguida da organização e decoração do layout.

 

Créditos Imagens: 1, 2, 3, 4, 5

Decorou ou redecorou um espaço?