Festas & Estações

A sua casa está pronta para receber a Primavera?

Os dias curtos, frios e escuros ficaram no passado! O sol, o céu azul, o cheiro da relva acabada de cortar e as flores coloridas anunciam a chegada da Primavera. Esta estação, toda colorida, deve refletir dentro de quatro paredes, portanto... inspire-se nestas dicas e dê as boas-vindas à lufada de cor e ar fresco que é esta época do ano.

Ambientes renovados

Está na hora de arrumar as mantas, os lençóis de flanela e alguns dos cobertores mais pesados, felizmente já não vamos precisar de tanto aconchego – os nossos corpos e as nossas casas já pedem linhos, sedas e tecidos translúcidos. Depois de meses de cores ricas e quentes, está na hora de refrescar o ambiente com tonalidades leves (como o branco e os tons pastel), mas também vistosas (vermelho, azul, verde, amarelo, laranja…), com cortinas airosas que apetece abrir para trás mal amanhece, com tapetes mais suaves para andar descalço. Como vê, basta trocar os têxteis que aqueceram o Inverno por modelos adequados para a época. Pode, no entanto, continuar a exibir uma mantinha no sofá da sala ou aos pés da cama para aquelas noites mais frescas. Guarde o cesto da lenha e substitua-o por uma bonita planta; exponha as suas peças em vidro e cristal; use e abuse das flores da época para embelezar e perfumar todos os recantos da casa; comece a preparar a varanda ou o terraço para tardes e noites bem passadas ao ar livre. Afinal a Primavera é ou não é sinônimo de renascimento?  

Reparações e remodelações

Se está pensando em pintar alguma divisão da casa, renovar com tinta uma peça de mobiliário, aplicar papel de parede, mudar os armários da cozinha ou remodelar um espaço por completo, não há melhor nomento para fazer trabalhos em casa do que na Primavera – os dias são mais longos, perfeitos para começar e terminar grandes projetos; podem-se abrir portas e janelas para arejar, pode-se trabalhar no exterior da casa se necessário. É a melhor estação para rejuvenescer qualquer recanto, aliás, ela assim o exige!

Limpeza de Primavera

A limpeza de Primavera ou “spring cleaning” como os note-americanos orgulhosamente a dominam, é um ritual imprescindível para receber, com pompa e circunstância, a estação-princesa do ano. O tempo agradável enche-nos de energias positivas para pôr tudo em ordem: limpar a lareira e a chaminé, lavar vidros e persianas, arejar e virar colchões, substituir filtros, mandar carpetes de grandes dimensões e cortinados pesados para a lavandaria, lavar portas, paredes e encerar chãos. Não há nada como uma limpeza a fundo para começar bem uma das mais bonitas estações do ano.

Dar a volta ao guarda-roupa

Esta é a hora perfeita para começar a lavar e a guardar o vestuário de Inverno, trocando-o pela roupa de meia estação e, se quiser, pode já organizar a do Verão – uma estação que chegará ainda mais depressa do que pensamos! Ao fazer isto, aproveite para fazer uma escolha da roupa velha, que já não serve ou que já não quer, doando-a ou fazendo uma “troca” com familiares e amigos. Antes de guardar os calçados de Inverno (que vai substituir por o de meia-estação), areje-os durante um dia ao ar livre, engraxe-os, deixe-os secar e guarde-os nas respectivas caixas. Se tiver algum par necessitando ser consertado, trate logo disso – assim, quando voltar a usá-lo, terá tudo em ordem. No armário da entrada, mantenha alguns casacos mais quentes (para aqueles dias traiçoeiros), as gabardines e, claro, os indispensáveis guarda-chuvas!

Cozinha primaveril

Um bom tempo trás com ele a vontade de refeições leves e descontraídas, por isso, certifique-se que tenha a cozinha em ordem: analise a despensa para ver o que ainda tem para gastar em receitas mais invernosas e aproveite para usar tudo antes da expiração das datas de validade. Faça o mesmo inventário na geladeira e congelador, para depois recheá-los com os melhores ingredientes para refeições primaveris deliciosas. Não descuide a decoração da cozinha, com alguns têxteis em cores fortes, pendure aquelas fotografias de frutas apetecíveis que estão esquecidas no armário da entrada desde o Natal e traga flores frescas ou plantas para lhe fazer companhia nesta divisão.

Janelas & Portas

As intempéries do Inverno podem ter danificado o isolamento, por isso, é necessário inspecionar o seu estado e verificar se todas as portas e janelas fechem bem e que as borrachas das mesmas não estejam secas. Além de evitar a entrada de insetos indesejados, este isolamento vai manter o calor lá fora, prevenindo o sobreaquecimento da casa e o uso extra e dispendioso dos aparelhos de climatizador. Há quem aproveite esta época para colocar redes ou cortinas anti-mosquitos nas janelas e portas.

Lá fora

Na Primavera deixamos o aconchego do interior das casas, para passar mais tempo ao ar livre. Por isso mesmo, está na hora de: lavar o exterior da casa; desentupir caleiros; dedicar mais tempo ao jardim e à relva; resgatar, da garagem, o mobiliário de exterior para lavar e começar a desfrutar; assim como os brinquedos das crianças (escorregas, balanços, triciclos, bicicletas…); preparar o deck e a piscina para as semanas quentes que se aproximam e, acima de tudo, aproveitar a Primavera!

 

Créditos Imagens: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8

Decorou ou redecorou um espaço?