Festas & Estações

A sua casa está pronta para o Outono?

O Verão faz a sua contagem decrescente até à chegada da estação que o segue: o Outono. Depois de viver dias de sol com as janelas abertas e com os pés descalços, é hora de descartar as cores quentes e brisas frescas para preparar a casa e receber a estação mais encantadora do ano. Inspire-se com estas sugestões!

Cores e texturas

Traga as cores mais ricas e quentes desta estação mágica para dentro de casa de forma muito simples – basta trocar cortinas, capas de almofadas, sofás e cadeirões, acrescentar cobertores nas camas dos quartos e mantas confortáveis, não só aos pés das camas, mas também nos sofás da sala e do escritório, para aquecer os pés mais frios. Eis uma lufada de ar fresco depois do calor do Verão! E quem diz têxtil, diz encher um cesto de verga com lenha e pinhas para colocar junto da lareira. E ainda adquirir algumas abóboras para fazer um centro de mesa verdadeiramente outonal; apanhar folhas de todas as cores e encher um jarro de vidro ou fazer uma montagem com as mesmas e emoldurar o resultado final! Dê as boas-vindas ao Outono!

Guarda-roupa novo

Este é o momento para guardar o vestuário de Verão, trocando-o pela roupa de meia estação e pelos casacos e cachecóis de Inverno! Certifique-se que esteja tudo lavado antes de ser guardado até ao próximo ano, aproveitando a ocasião para desfazer-se de roupas que já não servem ou as quais não irá voltar a vestir – este é um processo que deve ser repetido com cada membro da família! Vai dar algum trabalho, mas pense no espaço que irá ganhar em armários e gavetas, assim como a organização extrema de cada nicho da sua casa!

Armário da entrada

Os dias mais frescos já requerem agasalhos – do corpo e dos pés – mais quentes! Organize o armário da entrada, pendurando casacos de meia estação e gabardines, substitua havaianas por chinelos mais fofos, sandálias e sapatos de Verão por botas e sapatos fechados… e lembre-se dos guarda-chuvas!

Despensa recheada

Aproveite a onda de organização e “ataque” a despensa, fazendo um inventário e arrumando aquilo que se foi desarrumando com o tempo. Em seguida, vá às compras e apetreche-se de tudo aquilo que precisa para preparar os almoços e lanches das crianças para que, no final de um dia de trabalho – quando já estará escuro e muitas vezes chovendo – poderá ir diretamente para o aconchego da sua casa em vez de ter de fazer mais uma visita ao supermercado! De regresso à rotina, terá tudo à mão para tornar os seus dias mais práticos e menos estressantes.

Escritório a postes

Com o regresso às aulas, o escritório vai voltar a ser o centro das atenções, por isso, há que pôr ordem nos papéis e livros esquecidos ao longo dos meses quentes. Certifique-se que os seus filhos tenham um espaço específico e sossegado para fazer os temas da escola e, no caso de não possuir um escritório como divisão, crie uma zona de estudo na cozinha – assim podem estar todos juntos enquanto tratam das diferentes tarefas e no caso de surgirem dúvidas de matemática ou se precisar de ideias para o jantar!

Banheiro sem trânsito

Com o relógio marcando presença em dias agitados e com rotinas para cumprir, o dia normalmente começa e acaba no banheiro e é nesta divisão que todos devem ter um espaço exclusivo para as suas próprias coisas – toalhas, cremes, pentes, escovas, acessórios – facilitará o trânsito, principalmente nas casas de famílias numerosas!

Portas e janelas

Com a queda da temperatura e o refúgio de uma casa quentinha cada vez mais aconchegante, este é um excelente momento para verificar o estado de isolamento de todas as portas e janelas. O tempo e as intempéries são dois fatores que contribuem para a deterioração das casas – verifique que todas as portas fechem bem e que as borrachas das janelas não estejam secas, dificultando o seu fecho. É a melhor forma de evitar desagradáveis correntes de ar, prevenir o arrefecimento da casa e um aquecimento extra, muitas vezes desnecessário e dispendioso.

No lado de fora

No exterior da casa, há que dar particular atenção ao jardim: este é o momento certo para retirar ervas daninhas, plantar sementes ou fertilizante na relva e, claro, semear aquelas flores que vão colorir o seu jardim na próxima Primavera. As plantas e flores envasadas devem ser colocadas no interior da casa ou protegidas com coberturas próprias para não serem danificadas pelas temperaturas que vão começar a descer! Ainda no que toca à vida ao ar livre, está na hora de hibernar a piscina, de lavar e guardar a mobília de jardim ou de pátio e os brinquedos (escorregador, balanças…) das crianças. O ideal é que o equipamento de exterior passe para um local interior e resguardado, mas se não tiver espaço na garagem, tape tudo com coberturas resistentes à chuva e ao frio.

Organize a garagem

Guarde muito bem todo o equipamento veraneio (corta-vento, guarda-sóis, tendas, material de campismo, piscinas insufláveis) porque só vai precisar deles para o próximo Verão e coloque à mão as coisas que mais irá utilizar durante o período de Outono e Inverno.

 

Crédito Imagem: 1

Decorou ou redecorou um espaço?