Inspiração & Ideias

Perfil do estilo romântico

Média: 4.3 (36 votos)
Decoração de quarto com estilo romântico

Um estilo romântico não significa uma decoração exclusivamente feminina, mas antes a criação de ambientes íntimos e serenos que nos parecem transportar para outros tempos, marcados por uma elegância sublime, mas agora com um toque de conforto irresistível.

  • Em termos de mobiliário, o estilo romântico é marcado por traços curvilíneos, pés arredondados e peças trabalhadas, com alguns detalhes vistosos. As mesas redondas, ovais e as camilhas são presença assídua, assim como os bancos estofados, colocados aos pés das camas e das poltronas. O mobiliário mais utilizado para criar espaços românticos é o de ferro, madeira clara e escura, mas também as peças de mobília pintadas de branco, bege ou azul claro, por exemplo.
  • Como a decoração é, acima de tudo, um gosto pessoal e, de preferência funcional, a organização e exposição de um espaço romântico tanto pode ser casual e descontraído, com objetos pousados quase que aleatoriamente; como mais formal e simétrico, onde tudo tem o seu lugar. É uma questão de gostos e de estética visual.
  • A paleta de cores normalmente associada ao estilo romântico é invariavelmente suave e de baixa intensidade: branco, tons neutros e pastel são as cores de eleição para quem pretende romantizar um qualquer espaço. No entanto, como a paleta base é tão neutra, podem adicionar-se alguns pontos de cor mais fortes – amarelo, azul, encarnado, verde, lilás ou fusia, sem perder o romantismo.
  • Motivos listados, axadrezados, florais, adamascados e de inspiração vitoriana são aqueles mais associados ao estilo romântico e podem ser aplicados a tudo, desde lençóis de cama, a papel de parede, cortinados e sofás. No entanto, a decoração com padrões exige sempre um certo grau de conta, peso e medida.
  • Um espaço romântico requer tecidos que são um mimo para tocar e bonitos de se apreciarem: seda, cetim, chenilha, veludo e acolchoados são uma boa opção porque a qualidade das suas texturas contribui para a própria decoração. As rendas, laços, tricô e crochê completem o cenário. Não é raro as camas estarem equipadas com saias e repletas de almofadas confortáveis e mantas aos seus pés.
  • Embora os tapetes não sejam um dos elementos-chave da decoração romântica, querem-se discretos mas sumptuosos, ou seja, devem contribuir para que cada ambiente romântico se torne ainda mais aconchegante, sem o dominar por completo. Privilegia-se um chão simples, mas bonito, revestido em madeira ou noutro material subtil.
  • Nas salas de estar e de jantar, as cadeiras e poltronas são sempre elegantes e quase sempre estofadas ou então equipadas com uma almofada, principalmente as da cozinha. Os sofás são confortáveis e ladeados por mantas e almofadas aconchegantes, de preferência de frente para uma lareira. As capas também são uma boa opção, ora para os sofás, ora para as poltronas ou cadeiras.
  • Num quarto romântico, a cama é sempre rainha do romance, com destaque para estruturas em ferro ou então para camas de madeira imponentes com quatro colunas e/ou cabeceiras luxuosamente forradas com tecidos elegantes. O que não pode mesmo faltar neste ambiente, é um dossel, tule ou cortina suspensa sobre a cama ou a funcionar simplesmente como adereço decorativo. Os tradicionais guarda-roupas são outra peça chave.
  • Para um toque especial, crie um espaço no quarto para colocar um toucador com espelho, uma poltrona sofisticada, alguns frascos de perfume vintage e porque não um conjunto de escova, pente e espelho de mão em prata?
  • O perfil de um banheiro romântico passa quase sempre pelo branco, com uma banheira com pés, um toucador, uma poltrona e bonitos quadros para decorar as paredes.
  • A luz natural é uma das principais características da decoração romântica, que privilegia o uso de cortinas transparentes ou semi-transparentes para filtrar ligeiramente a luminosidade exterior, enchendo as divisões de claridade. A simplicidade das cortinas esvoaçantes é muitas vezes enriquecida com a colocação de uma persiana, num tecido padronizado ou então com outro cortinado, num tom mais claro ou escuro – estes podem ser deixados para fluir livremente ou então amarrados com borlas ou uma simples fita em cetim.
  • Quando é noite lá fora, a iluminação artificial também é um fator importante no que toca em criar um ambiente de romantismo: pequenos candeeiros de mesa e de parede são as escolhas mais óbvias, sempre equipadas com lâmpadas de baixa intensidade. No teto, o destaque vai para os lustres e espalhadas um pouco por toda a parte, as velas, de preferência aromáticas.
  • Num ambiente soft e tranquilo como este, um toque subtil de brilho fica sempre bem: os apontamentos em vidro, cristal, dourado, prateado, bronze, ferro e metal também fazem parte da decoração romântica.
  • Alguns exemplos de objetos decorativos para um espaço romântico podem passar por: castiçais, passepartouts, caixas em tecido, arcas e baús em pele ou madeira, malas antigas, arranjos florais, borlas penduradas de puxadores de portas e gavetas, espelhos ornamentados, obras de arte com motivos de flores e de inspiração vitoriana…
  • A decoupage, uma arte decorativa que permite a transferência de guardanapos de papel ilustrados para mil e uma superfícies, é uma técnica, cuja beleza e originalidade, combina na perfeição com o estilo romântico.
  • É muito fácil associar um ambiente romântico ao sexo feminino, no entanto, esta é uma decoração que pode ser desfrutada por mulheres e por homens – para um toque mais masculino junte à mobília mais curvilínea, atributos tipicamente mais másculos: tecidos às riscas, uma poltrona em pele ou apontamentos em madeira escura.

Decorou ou redecorou um espaço?

Média: 4.3 (36 votos)