Faça você mesmo

Introdução à decoupage

Média: 4.3 (39 votos)

A decoupage é uma das técnicas mais populares de artes decorativas e tem as suas origens na arte que era realizada nos antigos túmulos da Sibéria, mas há vários séculos que também é praticada pelos povos do Japão, China, Itália, França, Alemanha e Polônia. Fácil de executar e econômico, a decoupage transforma qualquer objeto vulgar, numa peça de arte instantânea, perfeita para decorar qualquer recanto da casa. 

O que é?

A decoupage é a arte de cobrir um objeto com recortes de papel (jornais, revistas, postais, fotografias, guardanapos, imagens impressas via computador, papel de embrulho, papel de parede...) que são simplesmente colados sobre o mesmo (com recurso a cola normal ou específica para decoupage (disponível com um efeito matte ou glossy). Uma vez que essa cola também é aplicada sobre as imagens e não apenas no verso das mesmas, o resultado final é um objeto que parece ter sido pintado à mão. Existe também a opção de aplicar diferentes técnicas de pintura como a técnica da folha de ouro e prata ou de envelhecimento, dependendo do efeito pretendido. Fácil e divertido de executar, a decoupage é uma forma de arte econômica e ideal para rejuvenescer velhos objetos ou conservar papéis importantes . Por exemplo: quer guardar, de forma original, os bilhetes de avião da sua lua de mel? Necessita apenas de uma moldura (onde tem uma fotografia dessa viagem!) onde possa fazer a decoupagem, utilizando os próprios bilhetes de avião.

Para que serve?

O único requisito para uma decoupagem bem sucedida é uma superfície plana, o que significa que tem à sua disposição uma lista extensa e variada de objetos candidatos a este tipo de trabalho manual: molduras, caixas de madeira, capas de livros, agendas ou diários, vasos, jarras, latas, frascos, velas, pratos, tabuleiros, cadeiras, mesas, prateleiras, candeeiros, almofadas… Imagine que tem uma simples caixa de madeira que poderia ser útil no quarto da sua filha para guardar os acessórios de cabelo – podia fazer a sua decoupagem de acordo com a decoração do seu quarto, ou seja, com uma imagem da Barbie ou de uma fada. O objetivo é aproveitar imagens bonitas e utilizar a decoupagem para as transpor de forma decorativa em peças que vão ganhar uma nova vida. O resultado final é surpreendente e, quando a técnica já estiver aperfeiçoada, os seus velhos objetos vão parecer que foram pintados à mão por um hábil artista… você!

Como se faz?

A decoupagem é uma técnica criativa rápida e simples de executar, basta seguir os seguintes passos:

  1. Escolha o papel que quer aplicar no seu projeto de decoupage. Seja criativo!
  2. Limpe o objeto que escolheu para fazer a decoupagem, certificando-se que está livre de qualquer tipo de pó e sujeira. Se optou por pintar a peça ou partes da mesma (em cores que combinem com o papel escolhido), pode ser necessário lixá-la para assegurar que a sua superfície está completamente plana.
  3. Meça e corte o papel da forma que quer aplicá-lo no objeto.
  4. Com recurso de um pincel, espalhe cola branca normal ou cola específica para decoupage (ambas apresentam bons resultados) sobre a superfície onde vai colar o papel ou papéis. O ideal é aplicar uma camada fina de cola, para não danificar o papel e assegurar a sua adesão.
  5. Utilize um palito de picolé ou qualquer outro pequeno utensílio para passar sobre o papel, alisando eventuais rugas ou bolhas de ar.
  6. De novo com recurso ao pincel, aplique uma camada fina de cola branca/cola de decoupage sobre toda a superfície da imagem que acabou de colar. Não se preocupe, o papel vai absorver toda a cola. Limpe cuidadosamente o excesso de cola nas bordas com um pano húmido para não escorrer.
  7. Deixe o objeto secar por completo.
  8. Repita os passos 6 e 7. Um trabalho deste gênero requer cerca de 2 ou 3 camadas de cola sobre as imagens para assegurar um efeito final perfeito e duradouro.
  9. Há quem goste de aplicar uma segunda ou terceira camada de cola ou uma camada de verniz para ter um acabamento brilhante. É uma questão de experimentar.
  10. Para proteger a peça contra a água e outros elementos, pode ainda aplicar, como toque final, um acrílico selante que lhe permite utilizar o objeto sem se preocupar em estragá-lo.
  11. Divirta-se nestas experiências!

Vídeo demonstrativo: Inspire-se!

 

Crédito Imagem: 1

Decorou ou redecorou um espaço?

Média: 4.3 (39 votos)