Ícones de Design

Egg Chair (Poltrona Egg)

Média: 3.7 (3 votos)
Poltrona Egg

Mestre exímio no design de cadeiras e de poltronas, a icônica Egg Chair é uma criação de Arne Jacobsen, um homem de muitos ofícios e talentos – tendo inicialmente trabalhado como pedreiro, vestiu ao longo da vida vários chapéus, destacando-se principalmente nas áreas da arquitetura e decoração, bem como no design de móveis, cerâmica e têxteis. 

Nascido na Dinamarca a 11 de Fevereiro de 1902, Arne Jacobsen formou-se em arquitetura pela Academia Real de Artes de Copenhaga em 1927 e três anos depois abriu o seu próprio atelier. No entanto, foi só a partir da década de 50 que o seu nome e o seu trabalho começaram a dar o que falar. Os motivos? Os projetos do primeiro arranha-céus de Copenhaga (o Edifício SAS), o St. Catherine's College e o SAS Royal Hotel. Foi no âmbito deste hotel, considerado o melhor hotel da Dinamarca na época (1958), que nasceu a poltrona Egg.

A poltrona Egg foi especificamente desenhada para a zona de recepção do SAS Royal Hotel e Arne Jacobsen inspirou-se na natureza e nas suas formas simples para a criar, utilizando uma técnica desconhecida até então: usar uma estrutura com espuma de poliuretano colocada sob o tecido para dar forma e conforto à cadeira. O resultado é uma poltrona que faz lembrar a casca de um ovo – daí o seu nome – e que permite, mesmo sentado num espaço público, manter alguma privacidade.

Embora a sua cor original fosse verde (para combinar com a decoração do hotel), hoje existe numa enorme variedade de tons e materiais (tecido e pele). As outras características que distinguem a poltrona Egg são a sua base em alumínio polido em forma de estrela, as 1300 costuras escondidas sob o seu estofo e o repousa pés condizente.

Tão famosa como a poltrona Egg só a cadeira Ant, a cadeira Serie 7 e a poltrona Swan que, tendo a assinatura inconfundível de Arne Jacobsen, também rapidamente se tornaram em ícones de design.

Ficha Técnica
Altura: 107 cm
Largura: 86 cm
Profundidade: 79 cm
Peso: 18.1 kg

Onde comprar: Catálogo Eu Decoro

Média: 3.7 (3 votos)