Faça você mesmo

6 dicas para organizar a cozinha

Média: 4.1 (40 votos)

Escolhida a disposição da cozinha siga estas dicas orientadoras para tirar o melhor proveito do espaço mais delicioso da casa, em termos de conforto, funcionalidade e segurança.

  • Quer seja uma cozinha de pequena dimensão ou grande, divida a cozinha em três espaços distintos de trabalho, para facilitar o mesmo: zona para guardar (onde vai colocar o geladeira e o congelador); zona para lavar (local para ter a pia e a máquina de lavar louça); zona para cozinhar (onde vai concentrar o fogão, o forno e o microondas).
  • Na zona do fogão/forno reserve 40 cm de bancada para cada lado, de preferência com recurso a uma superfície resistente a altas temperaturas, para poder pousar panelas e tachos. Certifique-se que a distância entre o fogão e o exaustor seja de 65-75 cm, para garantir um funcionamento pleno e em segurança.
  • Idealmente, deve existir um pequeno espaço de bancada junto da zona da geladeira/congelador, onde pode concentrar os alimentos a guardar e/ou a retirar os mesmos.
  • O maior espaço da cozinha deve ser reservado à bancada que separa a pia e o fogão, e que deve ter um comprimento de, pelo menos, 80 cm. Um pequeno espaço (40-60 cm) ao lado da pia também é necessário para servir de apoio à máquina de lavar louça, à lavagem de alimentos e para escorrer louça lavada à mão.
  • Os cantos das bancadas não devem ser utilizados como superfícies de trabalho. Além de ser pouco prático, interrompe o fluído normal dos movimentos executados dentro de uma cozinha.

Decorou ou redecorou um espaço?

Média: 4.1 (40 votos)