Inspiração & Ideias

Como valorizar a luz externa na decoração da casa

A luz natural é uma dádiva que não pode ser menosprezada, e saber valorizá-la é meio caminho andado para o sucesso da decoração. Para muito bem aproveitá-la a favor da décor da casa, é necessário descobrir quais os aspectos que devem ser trabalhados para que a luz externa sobressaia e se torne um elemento diferenciador na decoração de uma casa.

 

Inclua janelas

As janelas são a forma por excelência de a luz externa penetrar nas divisões de casa. Incluir janelas na decoração é uma das mais importantes estratégias para tirar partido da luminosidade natural.
Numa divisão relativamente pequena torna-se complicado incluir janelas grandes, ou várias janelas sem que isso se torne num empecilho para a disposição do mobiliário. No entanto mesmo que não se consigam aumentar as dimensões da/s janelas já existentes pode-se sempre valorizar a luz que entra por elas.

  Atenção à pintura

A pintura de uma casa influencia grandemente a forma como a luz externa é aproveitada. Para aumentar os efeitos da luz externa é preferível escolher tintas em tons claros e abertos, em detrimento de tonalidades mais escuras.
Os diferentes tipos de branco-natureza ou simplesmente branco, creme, amarelo limão, tom de pêssego rosado e azul ou verde bem clarinho são boas formas de aproveitar a luz externa.
Para além das paredes, há que dar especial atenção à cor do teto pois é aí que se dá o remate final da pintura de qualquer casa. Os tetos pintados em cores claras transmitem a sensação de maior altura e maior luminosidade, ao passo que os tetos mais escuros tendem a oprimir a luz natural.

Vai arriscar pintar a casa? Veja as dicas preciosas para uma pintura mais fácil.

  

O pavimento também é importante

Tem boas janelas, paredes clarinhas e tetos que combinam, mas não sabe como fazer para que o soalho acompanhe a harmonia geral e capte a luz no seu expoente máximo? Pois bem, em equipe que ganha não se mexe e se os tons claros estão por toda a parte, uma boa ideia é optar também por pavimentos em materiais claros e alegres.
Nada de soalhos em madeira escura, nem cobertos por pedra cinzenta ou negra. Uma boa escolha recai na cortiça bem clarinha, ou na madeira de pinho envernizada, a tijoleira em rosa ou laranja também ajuda a compor um ambiente onde a luz natural seja rainha. O mármore desde que em tons claros pode ser uma aposta ganha e combina com todos os ambientes numa elegância sumptuosa.

 Opte por cortinados de cores claras e transparentes

Se as suas janelas são pequenas, estreitas e não tem como aumentá-las então decida-se por decorá-las com bonitos cortinados em cores bem claras e em tecidos transparentes.
Existem no mercado diversos cortinados que facultam a totalidade de entrada da luz natural e ao mesmo tempo transmitem uma coloração suave ao ambiente.
Mas se as suas janelas são grandes e em boa quantidade saiba que pode rentabilizar a luz natural que por elas entra adotando também cortinados claros e transparentes.

Em divisões pequenas aproveite a luz natural e faça dela a rainha da decoração

Divisões pequenas não suportam grande número de peças de mobiliário. Uma excelente ideia é adotar uma decoração minimalista em que se aposte forte na luz natural. Uma casa bem iluminada torna-se radiosa e alegre, ainda que pouco mobilada.
O importante é utilizar bom gosto e bom senso na decoração, evitando exageros quer por excesso, quer por defeito.

O estilo minimalista é acima de tudo um lifestyle e pode ser aplicado a qualquer tipo de decoração. Veja como!

Peças de mobiliário em cores claras refletem a luz natural

Para tirar bom partido da luz externa é bom que escolha peças de mobiliário em tons claros.
Móveis feitos em pinho ou em madeiras lacadas/esmaltadas em tons claros ou pintadas de branco, sofás em pele de tom claro, tudo o que possa implicar reter um pouco de luz e devolvê-la de volta é boa ideia quando se deseja aproveitar a claridade natural.
O mobiliário em ráfia, embora mais utilizado na decoração de jardins ou espaços exteriores também se torna interessante quando usado dentro de casa, e se for em cores claras funciona muito bem como captor de luminosidade.
Peças em ferro forjado pintadas de branco são uma alternativa mais sofisticada mas que combina lindamente com a luz externa.

Aposte nos acessórios da decoração

  • Espelhos refletem a luz, aumentam o ambiente e dão uma ilusão de profundidade luminosa que potencia a luz externa, constituindo uma ótima ajuda para fazer sobressair a luz natural.

Não sabe como usar os espelhos na decoração? Veja 18 dicas!

  • Da mesma forma os tapetes ou passadeiras em tons alegres, vivos e claros auxiliam na manutenção e difusão da luz.
  • Tampos de vidro transparente nas mesas, mantas brancas ou em cores alegres espalhadas nos sofás, almofadas em tecidos sedosos e em cores luminosas são acessórios de decoração que consolidam a presença da luz natural.
  • Bibelots, candeeiros, colchas e napperons brancos ou em tom de marfim valorizam a decoração e retêm a luz natural.
  • Fotografias ou pinturas expostas nas paredes, ou sobre os móveis também ajudam a compor uma decoração mais luminosa, e desde que não empregues exageradamente acrescentam aconchego e personalizam qualquer casa.

 

  Crédito Imagens: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 

Decorou ou redecorou um espaço?