Inspiração & Ideias

Como usar veludo na decoração da casa

Há modas que permanecem intemporais e que, a qualquer momento, podem regressar para dar um toque vintage à moda atual ou para criar um detalhe particular a algo contemporâneo. Referimo-nos às modas de decoração de interiores, pois para a decoração também existem tendências e regras que são impostas para cada estilo. Os tecidos usados, por exemplo, poderão marcar toda a diferença, nesse sentido o veludo é um dos mais apreciados, principalmente por ser um tecido pesado de textura macia ao toque como a pele de um pêssego. É perfeitamente possível incluir o veludo na decoração da casa nos mais diversos aspectos. Veja!

Peças que enriquecem o ambiente

O veludo em tons fortes como um azul profundo em contraste com decoração branca ou clara enriquece o ambiente. Utilize-o em acessórios como almofadas ou invista numa peça de mobiliário ou acessórios forrados a veludo para um resultado positivo. O exemplo dado é inspirado e dedicado aos meses frios.

Peças que trazem um toque vintage

Utilizando veludo em tons de rosa, poderá dar à sala um toque vintage. Um sofá em veludo rosa trará um pouco dos anos 60 para a décor da casa, especialmente se optar por uma peça de mobiliário com um design semelhante aos da dita década.

Uma abordagem diferente para a sua cama

Existem tantas ideias diferentes para aplicar na decoração da cama que se torna difícil a escolha de qual escolher para pôr em prática. Quer um ar peculiar que diferencia a sua cama de todas as outras? Fica aqui a sugestão de almofadar a cabeceira, forrando-a com veludo.

Estrutura de cama em veludo

Além da cabeceira, poderá forrar toda a estrutura da cama com veludo e verá que o efeito final será incrível e fará com que tenha uma cama muito original.

Marcar a diferença com uma cadeira ou poltrona de veludo

Mais uma vez, e porque o vintage está na moda, que tal forrar uma cadeira de braços antiga ou uma poltrona com veludo colorido num padrão interessante? Uma peça destas fará toda a diferença na sala.

Loveseat aveludado

 

Os sofás de dois lugares conhecidos como “Loveseats” também ficam incríveis em veludo. São conhecidos por esse nome por serem ideais para casais, sem que alguém perturbe o clima de romance.

Vai comprar um sofá de veludo? Veja as nossas dicas para escolher um sofá perfeito!

De mesa de centro a otomano

Uma peça curiosa poderá ser criada através de restauração de móveis, uma simples mesa de centro poderá tornar-se num otomano quando forrada com veludo. Poderá fazê-lo em casa recorrendo a tutoriais de DIY (Faça Você Mesmo). Aliás, poderá continuar a utilizar o móvel como mesa de centro. Será mais uma peça que proporcionará um outro ar à sala de estar.

Cortinado teatral

Nem só no teatro fica bem o cortinado de veludo. Dê um ar dramático ao ambiente através da colocação de um cortinado de veludo preso com um cordão à parede ou simplesmente pesado para um toque luxuoso.

Mantas ou colchas aconchegantes

Tendo em conta que o veludo é em si um tecido quente e aconchegante, é também um tecido perfeito para uma manta ou colcha para o aquecer em dias frios.

Vai decorar ou redecorar um quarto? Para mais ideias e inspirações…
clica aqui!

Cama de dia perfeita para descansar

Outra hipótese que tem é criar uma cama de dia forrada com o dito tecido para que possa repousar durante o dia, ler um livro ou ouvir música com muito conforto.

Almofadas confortáveis e quentes

O veludo fica também muito bem em almofadas, uma vez que é um tecido macio que dá um toque rico e quente. É possível decorar com almofadas de veludo mesmo em sofás atuais de outros tecidos. Poderá até criar adereços à almofada também em veludo para distinguir as almofadas em veludo das almofadas comuns.

 

Créditos Imagens: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11

Decorou ou redecorou um espaço?