Inspiração & Ideias

Como organizar um quarto de criança

Quando o assunto é a arrumação e organização de quartos infantis, muitos são os pais e educadores que se deparam com dúvidas sobre as soluções mais adequadas para garantir um espaço limpo, agradável e livre de bagunças. Se esse é o seu caso, não desespere! Conheça 7 dicas super úteis para organizar um quarto de criança com eficiência.

Deixe os brinquedos favoritos à vista

Na hora de organizar e decorar o quarto de uma criança, procure deixar os seus brinquedos favoritos arrumados numa prateleira à vista. Dessa forma, torna-os mais acessíveis à criança por conta da sua frequência de uso e evita desarrumações desnecessárias na hora de os usar.

Os brinquedos na decoração são uma explosão de alegria e cor. Clica aqui e inspire-se para decorar com brinquedos!

Camas com gavetas – aposte nelas!

As camas com gavetas são um ótimo investimento no que respeita aos quartos infantis e à sua arrumação, já que permitem decorar e otimizar um espaço pequeno e deixá-lo organizado com bastante facilidade. Existem vários modelos disponíveis no mercado, basta fazer uma pesquisa em várias lojas (físicas e virtuais) e comparar preços e modelos de camas que possuam arrumação por meio de gavetas incorporadas à sua estrutura.

Prateleiras: investimento seguro e versátil

Não dá para pensar num quarto de criança sem cogitar a ideia de adquirir prateleiras para arrumar os seus pertences. Além disso, as prateleiras também funcionam como objetos de decoração, principalmente se forem coloridas e/ou contrastarem com a cor da parede e demais peças de mobiliário existentes nessa divisão. Vale lembrar que as prateleiras servem para apoio e armazenamento de peças e objetos da criança que podem ser alvo de exposição – isto é, que podem ficar à vista de todos.

Busque armários eficientes

Se existe item que deve ficar fora da vista são as roupas e por várias razões:

  • Exposição ao pó, bactérias e outros elementos passíveis de sujarem ou danificarem as roupas;
  • Preservação da criança, sobretudo no que respeita às roupas íntimas.

As roupas da criança devem ser guardadas em armários fechados ou em gavetões, com preferência para aqueles que são de acrílico, já que ajuda a criança a diferenciar as peças de roupa. Na hora da compra de um armário, por exemplo, indicamos que opte por um modelo sem muitos detalhes e, sobretudo, que possibilite o seu uso por alguns anos para que possa transitar desde o período infantil até à juventude/adolescência sem necessidade de efetuar um novo investimento neste tipo de móvel.

Tem um armário para incluir no quarto de criança, mas precisa de um restauro? Veja dicas para dar vida ao velho armário!

Estimule a cultura: deixe os livros à mostra!

Numa era incontestavelmente dominada pela tecnologia que vem penetrando no universo infantil com uma rapidez e facilidade crescente, um dos itens que deve estar à mostra num quarto infantil são os livros!
Tendo o cuidado de serem apropriados à sua faixa etária e de possuírem um conteúdo interessante que desperte a atenção da criança, os livros devem ser colocados em prateleiras, móveis de nicho, mesas baixas ou outros suportes acessíveis à criança para estimular a sua leitura.

Quer exibir os livros com classe e criatividade no quarto de criança? Veja 15 ideias para decorar com livros.

Dê atenção ao piso

Evite pisos de azulejo ou materiais nos quais as crianças possam escorregar facilmente - esta dica vale para todos os espaços da casa, mas especialmente para o quarto, onde elas passam a maior parte do seu tempo nos períodos em que estão na sua residência. Por outro lado, pisos de madeira ou que sejam cobertos por tapetes antialergénicos são excelentes opções para revestir o soalho de quartos infantis.

Faça uso de caixas de sapatos

Especialmente úteis para pertences de pequena dimensão da criança que tendem a ficar espalhados pelo quarto - como peças de lego, cartas, peças de jogos, entre outros -, as caixas de sapatos podem também servir para guardar artigos que não devem ficar expostos como meias, roupa íntima e artigos de higiene pessoal. Outras alternativas, quando forradas com papel de presente ou decoradas com adereços divertidos, as caixas de sapatos revelam-se objetos decorativos muito econômicos e funcionais para os quartos infantis.

 

Crédito Imagens: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8

Decorou ou redecorou um espaço?