Inspiração & Ideias

Como exibir as suas coleções com estilo

Média: 4.1 (8 votos)

Pratos, relógios, vasos, velas, miniaturas de carros, barcos de madeira, figuras de gatos, molduras, ilustrações… a lista de objetos que as pessoas colecionam é infinita. Uma coleção, seja do que for, é mais do que um grupo de objetos semelhantes, é uma coleção de amor e de orgulho. Por isso, em vez de a guardar no fundo de um armário ou na garagem, saiba como exibi-la com estilo e criatividade.

  • As coleções ganham outra vida quando agrupadas, no entanto, uma vez concentradas procure organizar os objetos de maneira que todos são facilmente visíveis, variando a disposição de formas, tamanhos, cores e texturas, em vez de simplesmente os alinhar do maior ao mais pequeno, por exemplo. Quanto mais pequenos os objetos, mais agrupados devem estar; quanto maior, mais espaço necessitará para poder ser observado com a devida atenção.
  • Uma coleção de pins, ganchos de cabelo, botões ou canetas são apenas alguns exemplos de pequenos objetos que ficam bem quando agrupados num vaso de vidro transparente.
  • Pequenos suportes de parede, pintados da mesma cor que esta e dispostos assimétricamente, são apoios individuais perfeitos para relógios, bonecas ou outros pequenos artefatos.
  • Um conjunto de barcos pode ser exposto na prateleira de um banheiro, criando o mote para uma decoração náutica.
  • As pedras, conchas e areia que trouxeram para casa de umas férias inesquecíveis podem ser recordadas para sempre: basta colocar cada conjunto num frasco de vidro idêntico, pendurar uma etiqueta com informação sobre o local, data ou outros detalhes curiosos sobre o destino e expor no escritório ou num banheiro.
  • Em vez de armazenar as coleções de postais e selos em livros plastificados, guardados em gavetas, faça uma montagem destes objetos numa grande cartolina branca (ou em várias pequenas), emoldure e pendure para todos poderem apreciar.
  • Uma coleção de molduras com fotografias de família e amigos é para ser vista: destine uma mesa na sala (por de trás do sofá, por exemplo) ou escritório para expor todas essas imagens. Se tiver falta de espaço, agrupe e pendure as molduras numa parede. O mesmo se pode fazer com ilustrações, pinturas ou outros objetos de arte semelhantes.
  • Dê uso a uma coleção de caixas vintage, utilizando-as para organizar material de escritório, utensílios de cozinha, os controles de televisão/DVD/sistema de som ou transforme-as em vasos para plantas. 
  • Uma coleção de relógios antigos ou de bonecas de porcelana poderá ser disposta numa vitrina, aberta ou fechada, e pendurada no quarto de hóspedes, por exemplo.
  • Um conjunto de peluches ou bonecas de trapos que guarda religiosamente desde a sua infância, pode transformar o quarto de uma criança num mundo mágico – basta pendurá-los do teto, por exemplo.
  • Uma coleção de frascos e/ou objetos de vidro ficam muito bonitos pousados no peitoril de uma janela, principalmente se forem coloridos.
  • Objetos de maior dimensão, como por exemplo, máquinas de costura ou telefones antigos, requerem uma prateleira grande e espaçosa, que permite uma visualização descomprometida de tão belas antiguidades. Colocar este tipo de coleção num ponto de passagem, será uma forma muito original de decorar e dinamizar um corredor.
  • Um conjunto de pratos vintage ou até contemporâneos ficam sempre bem pendurados na parede em pequenos grupos. No entanto, podem ainda ser fixados no teto, formando um círculo inesperado e muito artístico. Se esta ideia for muito ousada, porque não criar uma prateleira de parede com barras horizontais que lhe permite simplesmente pousar os pratos e trocá-los de posição sempre que apetecer? Ou então, comprar suportes adequados e expô-los sobre a lareira?
  • Possui um serviço de jantar deslumbrante deixado pela sua bisavó e que embora seja muito frágil para utilizar, quer tirar das caixas? Destine uma parede da sala de jantar ou cozinha para essa coleção e pinte-a de acordo com o serviço, ou seja, se o serviço for em tons de azul e branco, pinte a parede de azul. Depois instale prateleiras brancas ou em madeira clara e exponha a sua coleção.
  • Um armário com portas de vidro é uma solução excelente para exibir, com estilo, objetos de arte frágeis, uma coleção de bules antigos ou de carros clássicos. Quanto à sua localização, não tenha receio de inovar.
  • Se quiser conferir um toque de criatividade a um armário antigo que acolhe uma qualquer coleção, escolha um dos seguintes truques: pinte o armário todo numa cor contrastante à dos colecionáveis; remova as portas para proporcionar uma maior abertura à coleção; se não quiser ousar tanto, pinte apenas o fundo do armário ou então, forre-o com um bonito papel de parede.
  • Exponha uma coleção de tabuleiros/pratos em prata ou estanho numa parede estreita, pendurando-os verticalmente, do chão até ao teto.
  • Um armário em madeira ou duas ou três prateleiras com uma qualquer coleção fixadas sobre o lava louça ou a mesa de refeições pode ser um ponto de diversão numa cozinha normal.
  • Crie pequenas prateleiras sobre janelas para expor qualquer tipo de colecionáveis de menor dimensão, sem ocupar espaço. 
  • Compre uma moldura funda e, com recurso a pequenas fitas de cetim, pendure uma coleção de colheres. Fixe a moldura na cozinha ou até no banheiro de serviço para a admiração das suas visitas!
  • Uma coleção de malas antigas vai dar nas vistas se forem empilhadas e expostas num cantinho do corredor ou quarto de hóspedes. 

 

Crédito Imagem: 1

Decorou ou redecorou um espaço?

Média: 4.1 (8 votos)