Inspiração & Ideias

Como decorar o quarto de um adolescente

Média: 4.1 (697 votos)

A paixão arrebatadora dos seus filhos pela Barbie e pelo Homem Aranha já resfriou e precisa redecorar o quarto? A isso chama-se transição para a fase de adolescente, uma idade em que meninas e meninos gostam de estar sozinhos, passando horas a fio enfiados no quarto! Por isso mesmo, é importante dar-lhes um espaço que corresponde à sua idade!

Brainstorming… a longo prazo

Antes de começar a pintar ou a aplicar papel de parede e para transformar o quarto infantil no quarto de um adolescente, pare para pensar na tarefa que tem em mãos. Tal como as crianças, também os teenagers vivem fases muito distintas durante toda a adolescência, onde mudam de gostos como mudam de jeans! É necessário encontrar um meio termo, para que ela/ele se sinta feliz e para que os pais não tenham que redecorar o espaço de ano a ano, até porque, e mesmo que vá estudar para fora, estará sempre em casa aos fins de semanas e nas férias. Pode ainda querer preparar um quarto que eles possam “levar junto” quando forem estudar para fora, quando começarem a trabalhar e alugarem o seu primeiro apartamento; podem ainda decorar esse quarto com a ideia que, no futuro, será um quarto de hóspedes ou um escritório que nunca teve. Tome todas as decisões difíceis antes de partir para as compras.

Escolham a paleta de cores em conjunto

O seu adolescente já sabe muito bem o que gosta e o que não gosta… e não tem receio de dizer ao mundo o que pensa! Para evitar futuros “amuos”, escolham a paleta de cores em conjunto, procurando uma base neutra, em vez de se prenderem a um tema que daqui a um ano (ou até 6 meses!), já não esteja no top de preferências do seu teenager! Ou seja, em vez de pintar um quarto completamente alusivo ao surf, opte por uma cor básica – azul-escuro, por exemplo – e encoste uma prancha de surf num canto, colocando um baú recheado de conchas e uma jarra cheia de areia em cima da cômoda. Será bem mais fácil retirar estes objetos e substitui-los por outros, do que ter de tapar um mural pintado na parede com as caras dos melhores surfistas do mundo quando ele decidir que, afinal, gosta é de skate!

Mobiliário à medida

O seu adolescente continua crescendo, por isso, nada de camas “fofinhas” que daqui a um ano e meio têm de ser substituídas porque o seu filho já dorme com os pés de fora; ou cômodas em formato de flores que estão a arrebentar pelas costuras com o guarda-roupa crescente da sua princesa! Maior é melhor, por isso, invista em mobiliário de qualidade, para construir um quarto que possa acompanhar o seu teenager até à fase adulta. As mobílias podem ser compradas ou aproveitadas do quarto de um irmão mais velho ou de uma prima que já não vive em casa – basta mudar-lhes a cor e estarão como novas!

Espaço para trabalhar

A escola torna-se cada vez mais exigente e o seu adolescente precisa de um espaço próprio e tranquilo para estudar, por isso, dê-lhe um! Uma escrivaninha sob a qual ainda vão caber as suas pernas daqui a algum tempo, uma cadeira ajustável, gavetas e prateleiras para guardar os seus pertences pessoais e as coisas que vão certamente colecionar daqui para a frente devem estar no topo da lista. Lembre-se da iluminação adequada, para não cansar os seus olhos durante a hora das atividades extra curriculares!

Espaço para arrumar

Além de criar um quarto que reflita a personalidade do seu adolescente e de criar um ambiente onde ela/ele se sinta bem, também é importante que o teenager assuma a responsabilidade de manter o seu espaço limpo e arrumado. Para evitar futuras discussões cada vez que abre aquela porta e tem dificuldade em encontrar o seu filho no meio de tanto caos, procure integrar, nesta divisão, soluções de organização para facilitar a arrumação e para ajudar a manter as suas coisas preferidas sempre à mão. Aproveite cada nicho e recanto para encaixar armários, gavetas, cestos ou caixas fechadas. Certifique-se que o seu guarda-roupa está sendo bem rentabilizado ou porque não optar por uma cama com gavetas inferiores embutidas ou um modelo com espaço debaixo do colchão para guardar as roupas que não estão em uso nesta estação, por exemplo! 

Espaço para brincar

E porque a vida não é só estudar e arrumar o quarto, dê ao seu teenager um espaço muito cool para descontrair, sozinho ou com amigos, reservando um canto do quarto para colocar um tapete convidativo, com almofadas gigantes espalhadas pelo chão, onde ele possa jogar Playstation com os amigos. Alguns poufs divertidos e uma mesa baixinha para guardar as revistas mais in do momento será o nicho perfeito para ela receber as amigas e discutirem moda e maquiagem! Por outro lado, se o seu adolescente gostar de passar largas horas lendo, um cadeirão confortável e um candeeiro de pé vão criar um recanto único que ela/ele vai certamente aproveitar!  

Têxteis que convidam

O conforto sente-se ainda a outros níveis: tapetes macios para pés descalços, um edredão reversível para mudar a cor e o look da cama sempre que apetecer, muitas almofadas para aconchegar em dias mais cinzentos, lençóis que apelam ao descanso e que combinam com o seu adolescente e com a decoração definida, ou seja, está na hora de trocar as flores e os bonecos, por padrões geométricos ou lisos!

Acessórios atuais

Agora que todos os pré-requisitos estão cumpridos, dêem largas à imaginação e divirtam-se com a escolha de acessórios econômicos e pouco permanentes, assim podem ser facilmente substituídos quando o seu adolescente passar para outra fase, sem grandes dores de cabeça ou de carteira! Um espelho gigante será perfeito para a sua princesa e com o tempo será cada vez mais utilizado; preencha parte de uma parede com stencils decorativos ou fotografias ampliadas das suas coisas preferidas – carros, capas de revistas, imagens do animal de estimação ou fotos de infância; aplique ganchos estilizados numa parede para ela pendurar as bolsas ou bonés; um quadro de cortiça ou magnético para exibirem as fotos dos amigos ou as suas obras de arte; cestos de papéis, candeeiros invulgares ou qualquer outra peça que faça o gosto do seu teenager… afinal de contas este é o seu espaço!

 

Crédito Imagem: 1
Média: 4.1 (697 votos)
Retrato de Filhao.com.br Filhao.com.br

Antes de mais nada o ideal é decorar de acordo com o gosto da criança afinal que vai usufruir do quarto é a criança.

21.01.2012 - 13:10