Inspiração & Ideias

Como decorar uma loja

Média: 4.1 (182 votos)
Decoração da loja de sapatos

Decidiu abrir a sua própria loja e precisa se instalar com muita presença? Certamente na sua cabeça já existe uma imagem de como pretende que seu espaço comercial seja em termos visuais: uma mistura de diferentes ambientes que o têm vindo a inspirar, ou ainda uma réplica de uma loja que visitou no estrangeiro? Com muitas ou sem ideia alguma, seja qual for o caso, reunimos algumas dicas para ajudá-lo a concretizar um lindo projeto de decoração para sua loja!

Organização do espaço

O primeiro passo será inevitavelmente fazer a divisão do ambiente: precisa de mais espaço para expor artigos ou para receber clientes? Também há de pensar no espaço para a organização do estoque e na quantidade de prateleiras ou araras para os produtos. Antes de criar um espaço para crianças enquanto os pais andam as compras sem preocupação ou um recanto para os clientes enquanto descansam e analisam se vão levar este ou aquele casaco, faça um planejamento: liste tudo o que deseja e o que precisa para que isto saia do papel. Decida também se o banheiro será público ou não, entretanto, em caso de emergência é bom que seja em um local de fácil acesso. Seja multifuncional ou apenas funcional, cogite a possibilidade de todos esses ambientes, mas saiba o que quer de cada espaço como um todo.

Paleta de cores

Organizado o espaço, decida qual serão as cores que darão vida a sua loja. Saiba que a cor selecionada implica no tipo de ambiente que deseja caracterizar a loja. Se for uma loja infantil, as cores vibrantes não podem faltar; mas se for uma loja ultrassofisticada, pode perfeitamente ser mais ousado utilizando tons pretos, dourados ou prateados; se for um espaço dedicado à prática de esportes radicais ou à vida ao ar livre, os tons mais adequados são os que remetam à natureza. Na decoração, a cor é tudo, por isso, saiba escolher aquela que melhor combina com o projeto de loja que deseja.

Mobiliário: muito ou pouco?

Saiba que o mobiliário que selecionar para preencher um espaço comercial possui grande influência sobre o tipo de ambiente que deseja criar, seja minimalista, romântico, zen ou boêmio. Se deseja misturar dois tipos de características para o interior da loja, saiba que pode incluir diferentes divisões que podem repartir o espaço. É essencial existir liberdade de movimento em toda a loja – a circulação não pode ser um problema! Em termos de mobília, uma loja infantil funciona muito bem com muitos pufes coloridos e mesas do tamanho dos clientes; uma loja de surf pede a utilização de pranchas penduradas na horizontal como prateleiras para roupa ou outros acessórios; uma loja de lingerie causa um ar mais íntimo ao utilizar um estilo vitoriano com poltronas e até um guarda-roupa antigo para exibir conjuntos sensuais. Seja criativo e não tenha receio de inovar.

Exposição exemplar

A decoração e a exposição da mobília é fundamental para uma loja agradável e apelativa, entretanto, os grandes protagonistas de um ambiente comercial são, sem dúvida, os produtos. Neste caso, a regra “quanto mais melhor”, pode ser aplicada com modéstia, pois ninguém gosta de entrar em uma loja vazia, muito menos uma loja tão entulhada que, além de não ser possível ver quase nada, causa medo na mobilidade. É importante que encontre um meio-termo para exibir os produtos de forma criativa e também funcional:

  • Os melhores produtos devem ser colocados ao nível dos olhos. Para os artigos de crianças, a exposição deve ser ao nível dos olhos dos pequenos, mantendo uma média de 1m a 1,5m de altura a partir do chão.
  • Se optar por prateleiras, coloque as mais estreitas em cima (para posicionar objetos mais leves), deixando as mais largas para a zona inferior (para posicionar objetos mais pesados). Tenha a certeza de que o resultado será uma exposição visualmente agradável e segura, tanto para os clientes como para os seus produtos.
  • Prateleiras ou estantes uniformes dispostas ao longo de uma parede inteira proporcionam um visual agradável e organizado, permitindo que se destaquem mais os produtos e menos a decoração. Esta ideia é ideal para uma sapataria ou livraria, por exemplo.
  • Agrupar produtos semelhantes (molduras ou candeeiros), de acordo com o seu gênero (tênis ou guarda-chuvas), por cores (em uma loja de decoração criar um “cantinho azul”, por exemplo) ou funções (velas e castiçais, sapatos e bolsas) são todas formas fáceis e eficazes de organizar a sua loja.
  • Pequenos espaços exibidos como “modelo” espalhados pela loja com a combinação de vários artigos, ajudam os clientes a visualizar como ficariam os artigos nas suas casas. O mesmo aplica-se ao vestuário onde é possível vestir um manequim com a combinação de calças, camisa e acessórios. Lembre-se que as pessoas sentem-se atraídas pelo visual e apreciam uma combinação criativa.
  • Objetos mais caros e que não queira que sejam tocados, podem ser exibidos em um pedestal com uma caixa de vidro fechada, enquanto os artigos mais duráveis possam ser pendurados em cabides na parede para todos mexerem à vontade.

Outros truques

  • A iluminação é muito importante na criação de ambientes e no destaque de certos produtos, principalmente o vidro.
  • Utilize tecidos e transparências para ocultar cabos ou canalizações expostas, ao mesmo tempo em que dá vida às paredes. Outra alternativa é reunir ilustrações, capas de revistas, clippings de livros ou fotografias com uma sequência histórica alusiva aos produtos de sua loja – emoldure e enfeite as paredes de forma original. Estabeleça uma parceria com um artista, com o qual se identifica e utilize os seus quadros ou outras obras de arte para incrementar o ambiente com um ar mais especial.
  • Pendure artigos no teto, fixe-os na parede com ganchos originais ou exiba roupas e bijutaria em molduras divertidas e modernas.
  • Os tapetes e carpetes emprestam uma elegância e aconchego extra a qualquer espaço comercial, mas exigem cuidados de limpeza com frequência.
  • As caixas decorativas ou cestos em verga também são excelentes expositores, para objetos pequenos, avulsos ou até para exibir lenços ou gravatas.
  • As plantas e flores (naturais ou artificiais) oferecem sempre um ar fresco a qualquer espaço. Refrescantes e tranquilizadoras, são ainda perfeitas para camuflar zonas ou objetos menos agradáveis.
  • A vitrine é o cartão de visita da loja, por isso, deve sempre expor os artigos com muito destaque e decorá-la com muita criatividade utilizando elementos adicionais como adesivos para o vidro, manequins com roupas estilosas, vasos ou castiçais gigantes… A mesma dedicação deve ser aplicada na porta de entrada.
  • Decore a loja de acordo com a estação do ano ou época festiva.
  • Se a sua área de estoque é o sótão da loja, aproveite o espaço debaixo das escadas para montar o seu míni-escritório.
  • Inove na forma como exibe as etiquetas de preços: folhas de árvores, post-its, peças de origami, escritos a giz em uma parte da parede pintada com tinta ardósia, cartões ou postais com imagens alusivas à loja ou aos seus produtos…
Média: 4.1 (182 votos)
Retrato de Anónimo AGLAILMA

adorei. Simples mas de alto bom gosto.

11.04.2013 - 18:44