Inspiração & Ideias

Como decorar um hall de entrada

Média: 4.2 (102 votos)

Verdadeiro cartão de visita da sua casa, o hall de entrada é a primeira impressão que você e quem o visita tem do seu lar e, como sabe, não há nada como uma excelente primeira impressão. Saiba como decorar um hall, para que este lhe dê as boas-vindas sempre que abrir a porta de entrada.

Seja bem-vindo

Embora esta seja uma das mais utilizadas e movimentadas divisões da casa, a decoração do hall de entrada é muitas vezes descuidada, ou porque não parece importante ou porque é muito pequena para imaginar uma boa decoração… errado! Há quem diga que é um dos espaços mais importantes de qualquer casa, simplesmente porque é a primeira área que os olhos vislumbram ao chegar a uma residência.

Ponto de entrada, ponto de partida

Independentemente de ser grande ou pequeno, antes de começar a decorar um hall de entrada é importante definir que, enquanto ponto de passagem e de apoio, qual será a sua principal função. Quer um espaço chique e elegante onde pode exibir peças decorativas especiais? Ou prefere um hall prático e funcional com cabides para os casacos e mochilas das crianças? Independentemente da escolha, saiba que o resultado será melhor se manter o mesmo estilo dos demais cômodos da casa, ou seja, se nos ambientes predomina uma decoração contemporânea ou minimalista, então um hall de entrada clássico, com poltronas pesadas, uma mesa trabalhada e um espelho vintage pode impressionar, mas não vai combinar com o resto do ambiente. Como apresentação da casa, deixe que o hall de entrada seja uma surpresa do que está para vir.

Peças-chave

Escolhido o estilo, há que dar ao hall de entrada uma personalidade muito própria. Como em qualquer outra divisão, também existem peças básicas para os primeiros metros quadrados da casa: mesa, banco, recipiente para colocar chaves e dinheiro, espelho, cabides, bengaleiro, suporte para guarda-chuvas, candeeiro, tapete, sapateira, etc. Pode ou não precisar de todos estes elementos, depende da funcionalidade e do ambiente que quer criar. O importante é não esquecer os acessórios, porque um hall de entrada fica ainda mais interessante com alguns detalhes de cor e de design, seja em forma de têxteis, peças em vidro, aço ou estanho, iluminação, livros, relógios, plantas ou flores frescas. Acima de tudo, é fundamental que este espaço lhe diga “bem-vindo” ou “volte rápido” cada vez que passe pela porta.

Ideias simples

  • Um espelho em um hall de entrada de pequena dimensão cria, de imediato, a ilusão de mais espaço.
  • Não descuida a iluminação: seja com os candeeiros ou focos de teto, apliques de parede, candeeiros de mesa e de pé ou até mesmo com velas. 
  • Uma só peça deslumbrante e original – cabide de parede ou bengaleiro, quadro ou outro elemento de arte, tapete ou espelho – é suficiente para transformar o seu simples hall de entrada em um espaço espectacular.
  • Vista uma parede inteira com fotografias da família, amigos, viagens e momentos especiais… uma recordação para levar sempre que sai e para alegrar os mais difíceis dos dias sempre que chega.
  • Uma sapateira bonita pode servir, simultaneamente, de mesa de apoio, para colocar o correio, as chaves e um candeeiro.
  • Não há nada mais aconchegante em uma entrada do que um pequeno sofá ou poltrona, decorada com almofadas convidativas… o local perfeito para descansar no final do dia.
  • Utilize um ou mais bancos para, além de criar um ambiente quente e confortável, servir de mesa e de lugares sentados – um dois-em-um original.
  • Este é o espaço perfeito para brincar com cores, padrões e texturas, até porque como é uma divisão onde se passa efetivamente pouco tempo, não há o risco de nos “cansarmos” do visual. Seja com uma tinta em tons vibrantes, cores monocromáticas ou em giz para escrever todos aqueles recados e lembretes. Em alternativa, experimente um papel de parede que dá nas vistas, ou então stencils e autocolantes engraçados. As paredes do seu hall exigem a sua criatividade.
  • Preencha o espaço vazio debaixo da mesa ou consola com cestos em verga ou caixas revestidas de tecidos para guardar correio, revistas, cachecóis e luvas, ou então pequenos otomanas ou pufes quadrados.
  • Se for uma necessidade, aproveite as paredes deste local para criar espaços de arrumação inteligentes: prateleiras, ganchos, cabides, pequenos armários…
  • Os espelhos também podem marcar presença, seja no chão para um impacto surpreendente e muito atual ou fixo na parede.
  • Não é obrigatório preencher o hall de entrada com uma consola ou outra mesa de médio porte – troque as voltas a este look tradicional e opte antes por uma estante, ou então uma mesa pequena e uma poltrona, acrescente um candeeiro de pé dramático ou uma enorme planta em um vaso pintado à mão. As possibilidades são mais que muitas. Aproveite!

Seja bem-vindo à sua casa!

Média: 4.2 (102 votos)
Retrato de faneca faneca

BOM DIA ,
ADOREI AS VOSSAS DICAS , MUITO BOM.
MAS EU GOSTAVA DE SABER SE POSSÍVEL AONDE POSSO ARRANJAR UM BENGALEIRO IGUAL OU PARECIDO AO DA FOTOGRAFIA DO HALL DE ENTRADA ADOREI LINDO ....
OBRIGADA

08.01.2011 - 10:19
Retrato de Aivalf Aivalf

Olá, gostaria de obter informações sobre como decorar hall de elevador,quero decorar o meu que é pequeno, pois são dois aptos por andar obrigada!!!!!

19.01.2011 - 13:51
Retrato de Mi Mi

Uma vez que o hall é muito pequeno,uma boa sugestão é pôr uma planta alta,como uma Dracaena , por exemplo.Mas seria melhor saber mais sobre o espaço.

Cumprimentos

26.01.2011 - 01:00
Retrato de AndreaGP AndreaGP

Tb. gostaria de saber sobre como decorar hall de elevador.Aqui onde moro tb. é pequeno, pois são dois aptos por andar.Ele mede mais ou menos 2.00mtr, piso em porcelanato puxado p/ tons de verde, paredes brancas e nossas portas são envernizadas no tom de mel,cerejera, ñ sei o nome.Ou seja , tudo bem basico e sem vida.Gostaria de uma sugestão bonita e sem exageros visto que, o hall é pequeno e meu marido e meu vizinho ñ gostam da cor verde.Muito obrigada!

29.03.2011 - 22:44
Retrato de movelstore movelstore

Olá
Você pode colocar um papel de parede e um espelho com uma moldura bem bacana.Vai ficar lindo!
Equipe Movelstore
www.movelstore.com.br

13.11.2012 - 13:23
Retrato de movelstore movelstore

Olá
Você pode colocar um papel de parede e um espelho com uma moldura bem bacana.Vai ficar lindo!
Equipe Movelstore
www.movelstore.com.br

13.11.2012 - 13:24