Inspiração & Ideias

Como decorar com o estilo provençal

Média: 5 (1 votos )
Estilo provençal

O nome “provençal” vem de Provença, uma região do sul da França considerada interiorana. A decoração neste estilo é uma mistura de rústico e sofisticado, sublime e camponês e, atualmente, virou tendência entre os apaixonados pela cultura francesa, e claro, de decoração. O estilo provençal é marcado pelo uso de móveis feitos de madeira desgastados pelo tempo, tons de pastel e pelo conceito de “menos é mais”. Gostou? Sentiu inspiração em decorar com este estilo? Então, vamos lá!

Transformar móveis novos em desgastados

A beleza provençal na decoração está nos móveis desgastados. O status de aparência envelhecida ganhou fama e virou sinônimo de elegância. Entretanto, se deseja incluir este estilo na decoração da casa, mas os móveis ainda permanecem como novos, transforme-os. Como? Basta introduzir o estilo provençal por meio de pintura para envelhecer os móveis. Faça a madeira parecer desgastada ou a tinta envelhecida. Essa é a verdadeira característica do provençal.

Tons pálidos e suaves

A tradicional decoração provençal possui como cores predominantes os tons pálidos e suaves, assim como os neutros e pastel. Entretanto, sempre é possível personalizar o ambiente com a combinação de cores mais chamativas como, por exemplo, introduzir alguns pontos de interesse ou espalhar tons mais vibrantes em alguns detalhes da sala, do quarto, da cozinha, do hall de entrada… modernizar o estilo provençal não só é possível, como pode ficar excelente.

Dos campos franceses para dentro de casa

A presença da lavanda na decoração provençal é indispensável! Incorpore a beleza dos campos franceses pelos ambientes da casa. Exponha a lavanda em vasos decorativos que também pareçam desgastados. Se o vaso é novo e não contém falhas, passe suavemente em sua extremidade uma lixa de construção, assim terá uma pintura desgastada e um vaso no mais perfeito estilo provençal.

Paredes originalmente provençais

A decoração provençal é sofisticada e rústica, por isso, lembre-se que as paredes também merecem atenção e não podem ficar sem estas características. A técnica mais simples para seguir o estilo é manter uma paleta de poucas cores, duas ou três, entretanto, com a liberdade de variar as tonalidades. Experimente inserir papel de parede, espelhos como elemento decorativo, quadros com molduras antigas e fotos com filtro vintage para deixar as paredes com uma aparência originalmente provençal.

Delicadeza nos detalhes

Não é nenhum segredo que aplicar a delicadeza nos mínimos detalhes é o grande segredo para se ter em casa uma decoração genuína. No que toca ao estilo provençal, os quadros antigos, lustres e abajures, cortinas estampadas e elementos decorativos retro atribuem aos espaços da casa uma autêntica delicadeza provençal!

Quarto de camponesa

A decoração provençal em quartos femininos faz qualquer mulher sentir-se como uma linda camponesa. Para criar esta sensação, tenha no quarto uma penteadeira e um armário bem elegante, ambos são mobílias características do estilo provençal e atribuem charme e fragilidade ao ambiente. Prefira ter no chão um tapete na cor rosa ou creme e nas paredes utilize cortinas rústicas.

Campestre e rústico

As particularidades do campo são perfeitas para tornar a decoração provençal ainda mais aconchegante. Espalhe elementos decorativos em estilo rústico pelas divisões da casa como, por exemplo, chapéus e relógios antigos nas paredes, flores em vasos ou gaiolas desgastadas, abajures vintages… Vigas de madeira mais escuras e flores na área externa da casa também contribuem para um decoração provençal mais verdadeira e charmosa.

Menos é mais

A decoração provençal é discreta e charmosa. Para predominar o estilo provençal nos ambientes da casa não é necessário muitos investimentos, afinal, espalhar charme e romantismo pelos quartos nunca foi tão fácil. Lembre-se que basta um piso de madeira, elementos decorativos na cor branca, uma poltrona confortável e mobília desgastada para se ter um estilo provençal para sempre.

 

Créditos Imagens: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8

Decorou ou redecorou um espaço?

Média: 5 (1 votos )