Decorar com cor

Como decorar com cor-de-laranja

Média: 4.2 (51 votos)
Decoração de sala e quarto com cor-de-laranja

O uso de cor diz muito sobre uma decoração e pode dotar qualquer espaço de uma vida completamente nova e fresca. Uma dessas tonalidades é, sem dúvida, a cor-de-laranja – um tom quente e vistoso, que também pode rapidamente tornar-se excessivo se não aplicado de forma equilibrada. Saiba como introduzir um toque de laranja na sua decoração, sem ser demais.

Mobiliário

Uma peça de mobília cor-de-laranja é uma forma inovadora de introduzir esta cor vibrante num qualquer espaço e torná-lo verdadeiramente original. Por ser uma tonalidade criativa e que incentiva o convívio, é óptima para os quartos das crianças ou dos adolescentes; mas também para os quartos dos adultos, porque torna-se simultaneamente aconchegante; e para o escritório, porque está associada à energia positiva e à prosperidade. No entanto, e dada a força da cor, restringe-se a uma ou duas peças de mobiliário, no máximo. Caso contrário, pode tornar-se cansativo.  

Sofás & Poltronas

Não há forma mais simples de introduzir uma pequena explosão laranja numa decoração de interiores do que através de uma poltrona ou pequeno sofá estofado neste tom. Pode facilmente traduzir-se num factor wow, se se tratar de uma decoração exclusivamente branca e preta; ou ser o elemento quente numa divisão marcada por uma paleta de cores mais neutra. Podendo ser um laranja liso ou padronizado, não compromete e pode ser facilmente substituído ou tapado com uma capa removível.

Cadeiras

Quem é que se lembra de adquirir cadeiras cor-de-laranja? Quase ninguém… mas esta é uma opção tão válida quanto as outras no que toca a adicionar um apontamento alaranjado à casa. Numa cozinha podem trazer um ar jovem; na sala de jantar podem criar um ambiente acolhedor ou muito chique; no escritório podem ser a peça diferenciadora.

Cortinas

Se o mobiliário cor-de-laranja é demasiado arriscado para si, porque não experimentar pendurar umas cortinas nesse tom? Completamente lisas ou conjugando o laranja com outras cores presentes na decoração do espaço em questão, não precisará de muito mais. As cortinas podem ter um impacto muito forte num ambiente – principalmente se forem laranjas! – e têm ainda a vantagem de poderem ser trocadas sempre que quiser redecorar. 

Estores

Quem diz cortinas, também diz estores – mais pequenos e discretos, tornam a introdução da cor-de-laranja num determinado espaço menos arriscado. Corridos para cima ou para baixo, são uma surpresa inesperada não só para decorar janelas, como para “alaranjar” de forma simples qualquer ambiente.

Almofadas

Se há elemento decorativo versátil, são as almofadas. Para além de terem o dom de renovar o visual de um ambiente de um momento para o outro, são económicas e podem ser facilmente substituídas, bastando para isso trocar as suas capas. Se tem receio de utilizar o laranja em casa ou prefere estar rodeado por esta cor apenas durante curtos períodos de tempo, aposte em almofadas alaranjadas.

Cozinha

Diz-se que as tonalidades laranjas estimulam o apetite, sendo por isso uma cor perfeita para aplicar na cozinha – nos armários por completo para quem não tem medo da cor; ou então apenas nos puxadores, rebordos dos armários, ou no protector anti-salpicos para os mais conservadores. Quem diz cozinha, também diz o WC – como as casas de banho têm, por norma, pouca luz natural, uma decoração laranja ajudará a iluminar o espaço.

Paredes

Esta cor optimista também merece estar nas paredes e se tiver a confiança para o fazer, porque não pintar uma parede laranja? Uma divisão inteira nesta cor será provavelmente excessivo, mas uma só parede transmite alegria e optimismo. Tenha apenas cuidado na escolha do espaço a pintar – se escolher a sala pode facilmente cansar-se da cor; se for no hall de entrada pode fazer-lhe sorrir cada vez que chegar a casa. O papel de parede é outra excelente opção, que tem ainda a vantagem de acrescentar padrões diversificados à cor.

Obras de arte

Uma ideia interessante para usar o laranja em casa, e de forma bem artística, passa por escolher obras de arte dominadas por ou simplesmente “salpicadas” por este tom. Um quadro, ilustração ou litografia marcada por esta tonalidade é uma maneira simples e criativa de experimentar a cor-de-laranja com bom gosto.

Têxteis

Não há nada mais aconchegante do que uma manta cor-de-laranja aos pés de uma cama ou nas costas de um sofá; uma colcha ou edredão laranja vibrante a alegrar um quarto; ou um tapete em tons alaranjados, que é uma forma divertida e inesperada de “vestir” o chão. Quer uma ideia mais simples do que estas para finalmente apostar na cor-de-laranja?

Detalhes

Dada a vivacidade da cor, não precisa de muito laranja para fazer um grande impacto numa decoração de interiores, basta pensar em pequenos detalhes – molduras, espelhos, abat-jours, jarras, castiçais, velas, flores – para introduzir, com sucesso, esta tonalidade num espaço.

Média: 4.2 (51 votos)