Decorar com cor

Como decorar com a cor cobre

Média: 5 (1 votos )

Parte da família dos metais, o cobre é a tonalidade que mais se destaca por atribuir uma atmosfera calorosa, confortável e nobre. Características essenciais para uma decoração outonal, o uso do cobre não possui segredos: basta usá-lo! Inspire-se nas nossas dicas para criar uma decoração outonal cheia de calor, conforto e nobreza.

Cobre brilhoso

Se prefere um tom mais rosado para a decoração da casa, então a versão brilhosa do cobre será perfeita para decorar a sala de estar ou das refeições, principalmente se combinar com materiais naturais como a madeira, o vidro e flores. Agrupe o cobre brilhoso com outros elementos decorativos que são capazes de trazer mais aconchego num ambiente, como bandejas, vasos, luminárias, tapetes…

Cobre opaco

Para os apaixonados pelo estilo rústico, o cobre opaco será excelente para experimentar as mais incríveis combinações. A cozinha é o espaço mais versátil para incluir o cobre opaco, quer seja através das panelas e louças expostas em prateleiras, os puxadores dos armários, luminárias… Combinações que atribuem à cozinha um ar de casa de campo incrivelmente acolhedora.

Louças em cobre

Têm peças antigas em cobre guardadas num baú? Vá resgatá-las e lhes dê vida útil junto à decoração. Exponha-as num móvel moderno para contrastar o estilo vintage da louça, com um ambiente moderno ou então numa inusitada e linda decoração da sala de jantar.

Candeeiros em cobre

O cobre é uma cor forte, associada ao fogo e por isso combina na mais pura perfeição com o calor que o outono precisa. Para criar um ambiente outonal utilize esta cor em pequenos apontamentos, como nos candeeiros da sala ou da mesa de jantar. Lembre-se de sempre equilibrar o uso do cobre com outras cores, em especial com o branco e o preto.

Um recanto inusitado

Dê atenção a um recanto inusitado da casa: o corredor de passagem, o vazio hall de entrada, a solitária varanda… Por mais que os tempos naquele espaço sejam curtos, transforme-o num recanto onde as horas de descanso e lazer podem ser potencializadas. Uma cadeira ao lado da lareira, quadros e candeeiros no hall de entrada, vasos florais na varanda… mas é claro, tudo em cobre, combinado?

Cobre, madeira e tons frios

Se a cozinha tem como base a madeira, o cobre pode perfeitamente ser usado para somar numa decoração outonal. Mas e os tons frios? Deixe o gelo derreter! O trio cobre, madeira e tons frios combinam na mais pura perfeição, pois apresentam efeitos diferentes. Lembre-se que, nesta combinação, quanto mais o cobre se destacar, mais calor o ambiente terá.

Banheiro em cobre

O cobre é uma tonalidade quente e mutável, capaz de tornar qualquer decoração mais interessante. Utilize esta cor para decorar o banheiro através das bacias ou torneiras das pias, dos toalheiros, banheira, louças e outros objetos decorativos que atribuem estilo e originalidade ao ambiente.

Pretinho básico e cobre

O pretinho básico ganha ainda mais aconchego e glamour quando combinado com o cobre. Experimente combiná-los na sala de estar, na cozinha ou no banheiro para compor um ambiente cheio de calor e charme.

Iluminação cobre

Se há cor que sabe aquecer uma casa é o cobre. Com uma tonalidade única, o cobre é capaz de trazer aconchego a qualquer espaço, ainda mais quando a decoração é composta por elementos decorativos deste tom. Ilumine a decoração outonal com a exposição de lanternas, luminárias, candeeiros ou castiçais na sala de estar, no quarto de casal, no hall de entrada ou na varanda… lembre-se que uma iluminação acolhedora é indispensável numa decoração outonal.

Cobre nos mínimos detalhes

Para ter uma decoração cobre não é necessário realizar grandes mudanças de móveis e cores, basta introduzir pequenos apontamentos desta tonalidade. Jogue por cima do sofá uma manta, cubra o chão do hall de entrada com um tapete, exponha uma bandeja ou outro elemento decorativo cobre na mesa de centro. O cobre nos mínimos detalhes apresenta uma dimensão admirável. Experimente!

Transformar com cobre

Está disposto a cobrir um ambiente de cobre? Independente do que pretende transformar, as opções são várias: cobrir apenas uma parede do quarto com papel de parede ou com uma chapa de alumínio, utilizar cortinas até o chão na sala de estar, pintar os pilares da varanda, forrar as paredes do banheiro de azulejos… O cobre é mais versátil do que parece, tanto para transformar um ambiente como em combinar com os mais diversos estilos de decoração.

Faça você mesmo

A tendência DIY – Faça você mesmo, vem tornando-se uma prática comum na decoração. Tem vontade de dar vida aos objetos gastos pelo tempo? Compre tintas de tonalidade cobre e cubra tudo aquilo que deseja: vasos, louças, luminárias, prateleiras, mesas e porque não uma bicicleta para expor no hall de entrada? Uma decoração em cobre feito por você nunca foi tão criativa quanto prática e econômica, certo?

 

Créditos Imagens, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13

Decorou ou redecorou um espaço?

Média: 5 (1 votos )