Festas & Estações

Como decorar a casa para a passagem de ano

Média: 4 (28 votos)
Garrafas de champagne

Ainda cheira a Natal, mas agora a festa é outra, por isso, há que pensar na decoração da casa para a passagem de ano. Pode perfeitamente manter os enfeites natalícios, acrescentando apenas alguns detalhes para receber, com estilo e glamour, o novo ano.

Tema festivo. Embora a passagem de ano seja, em si, o principal motivo da festa, isso não quer dizer que a última noite do ano não possa ser celebrada – e decorada! – com base num tema. Entre um cocktail party dos anos 40, uma celebração à brasileira com tudo branco ou uma festa disco da década 70, a verdade é que para além de tornar toda a passagem de ano ainda mais divertida, facilita na hora da decoração porque terá um fio condutor. Se houver dress code, não se esqueça de comunicar isso aos convidados – eles vão adorar!

A cor da festa. Se prefere dar cor à festa, nada como uma paleta viva e alegre ou cintilante e sofisticada. Os metálicos e brilhantes são perfeitos para uma decoração de passagem de ano e podem ser combinados com muitas outras cores para criar ambientes verdadeiramente deslumbrantes – branco e prateado, vermelho escuro e dourado, verde e prateado, tons cobre com azul turquesa, são apenas algumas sugestões.

Mesa mágica. A decoração da mesa é fundamental, quer vá servir um buffet casual ou um jantar formal sentado. A passagem de ano é uma noite especial e mágica, por isso, utilize o melhor serviço de loiça, copos e talheres, sem esquecer as toalhas de linho, os guardanapos de pano e os marcadores de lugar – com rolhas de champanhe, um saquinho de confetti ou de biscoitos da fortuna para abrir e ler à meia-noite, uma mini-garrafa de champanhe… Se quiser uma festa mais descontraída, existem muitos conjuntos de pratos, copos e talheres descartáveis mas extremamente festivos que pode misturar com peças suas. Se servir um buffet, espete pequenas bandeiras em rolhas de champanhe para descrever cada prato. As flores também são bem-vindas, bastando uma jarra solitária com uma flor vistosa, multiplicada 4 ou 5 vezes pela mesa, dependendo do seu tamanho, claro está. O brinde ao novo ano é o momento alto da noite, por isso, os flutes de champanhe não podem faltar – procure formas originais de os personalizar – com uma etiqueta e nome, um acessório chique, um enfeite natalício – para que os convidados não percam de vista os seus!

Bonitos balões. Se há algum apontamento decorativo sinónimo de festa são, sem dúvida, os balões. Encha a casa com balões – de preferência escolhidos dentro de uma paleta de cores festiva – agrupando e exibindo-os em locais estratégicos do espaço, onde não interferem com os convidados ou zonas de passagem. Já imaginou uma decoração de passagem de ano só com balões brancos ou então com uma mistura de balões prateados e roxos, por exemplo?

Ambiente chique. Se prefere um ambiente um pouco mais glamoroso, opte por decorar o ambiente com luzes brancas, muitas velas acesas, taças em vidro repletas de ornamentos em cores condizentes, como bolas espelhadas ou de disco, estrelas ou corações cintilantes. Potencie o brilho desta decoração ao colocar pequenos espelhos sobre as mesas, que podem servir de descansos para velas ou arranjos florais.

Lareira luminosa. A superfície da lareira é, simultaneamente, um excelente espaço de apoio e de decoração: utilize-a para dispor flutes de champanhe adornados com fitas ou outro aplique festivo, taças com chocolates, morangos, uvas passas e outras guloseimas, champanhe em baldes de gelo, dando-lhe luminosidade com muitas velas ou então com luzes brancas penduradas de uma ponta à outra. Se a lareira estiver a arder, ainda mais bonito fica o ambiente!

Dress code para as garrafas. Sejam aquelas cujas rolhas vão arrebentar à meia-noite ou então as garrafas de champanhe miniatura que vai oferecer como lembrança, vista-as com um papel ou tecido vistoso, afixado com um bonito laço em cetim ou adornado com botões dourados ou prateados.

Decoração divertida. Porque a noite de passagem de ano é, sobretudo, dedicada à celebração e diversão, não se esqueça de encher várias taças de tamanhos distintos com apitos, cornetas, línguas de sogra, confetti, plumas, penas, chapéus, tiaras... tudo o que quiser para dizer adeus, com pompa e circunstância, ao velho ano. Feliz Ano Novo!

Média: 4 (28 votos)