Decorar com cor

Como combinar o preto com outras cores

Média: 3.9 (11 votos)

Decorar com preto não é para todos, mas felizmente esta é uma cor neutra, que facilmente combina com outras cores para se conseguir, quer um efeito mais dramático, quer um efeito mais suave… mas sempre com a elegante e moderna presença do preto.

Com branco

Um clássico da decoração, quando juntos, o preto e o branco nunca falham e raramente cansam. Se um ambiente decorado com estas cores realmente começar a ficar monótono, só precisa de adicionar alguns apontamentos numa cor mais vivaça para transformar imediatamente a decoração.

Com bege

Para fugir um pouco à tradicional combinação preto-branco, porque não experimentar combinar o preto e o bege? O resultado é uma palete de cores não tão fresca, mas extremamente suave e bem-comportada – perfeita para conseguir um ambiente chique e intemporal.

Com turquesa

Injete um pouco de vivacidade na decoração em tons de preto com um azul elétrico ou turquesa – o resultado é uma lufada de ar fresco e um ambiente tipo hotel, que parece chamar o Verão e as férias…

Com verde

Das combinações de cor mais improváveis nasce uma que acaba por resultar muito bem: preto e verde unem-se para pintar um espaço de elegância e sobriedade (ideal para uma decoração mais masculina, por exemplo) ou para um espaço mais jovem ou até infantil, quando a escolha recai sobre um tom de verde mais vivo.

Com amarelo

Se quer equilibrar o escuro e o dramatismo do preto com uma cor mais clara e menos dramática, opte pelo amarelo e crie um ambiente de luz e bem-estar, onde o preto serve para evitar que o amarelo seja de mais na decoração.

Com cor-de-rosa

Combinado com um rosa profundo ou um rosa velho, o uso do preto ganha pontos e pode ser aplicado na decoração de espaços mais íntimos como uma casa de banho ou quarto de vestir. Para um espaço mais jovem e dinâmico, ou até ultra-feminino, misture rosa choque ou fúchsia com o preto.

Com púrpura

Pouco usual, mas apaixonante, combinar preto e púrpura é criar uma decoração inesperada, mas que passamos a gostar cada vez mais, quantas mais vezes olhamos para ela. Não há nada como experimentar…

Com prateado

O epítome do estilo contemporâneo, ninguém pode negar que o preto e o prateado são uma fusão de cores com um toque futurista… e talvez por isso mesmo, extremamente aliciante. A frescura do prateado dá vida a um preto que pode facilmente criar uma decoração demasiada escura.

Com vermelho

Embora esta dupla seja outra referência da decoração, principalmente do estilo clássico, é preciso “conta, peso e medida” quando se junta o vermelho e o preto – isto para evitar ambientes muito pesados, antiquados e obsoletos. Fora isso, o resultado pode ser realmente fantástico e aplicado a outros estilos decorativos que não o tradicional.

Com cinza

Para uma decoração mais sóbria e claramente contemporânea, o cinza é a cor ideal para combinar com o preto. Sem ser demasiado simples, nem enfadonho, o resultado é uma decoração cool e minimalista q.b.

Com cor-de-laranja

Quando se pensa em combinar preto e laranja, é a decoração de Halloween que pode vir à mente, porém, em doses certas e com tonalidades ajustadas, esta palete consegue tornar qualquer espaço visualmente interessante.

Com castanho

Combinação improvável, o preto e o castanho acabam por se complementar e, ao potenciarem o melhor que cada uma dessas cores tem para oferecer, acabam por brilhar em conjunto, criando uma decoração descomplicada e de extremo bom gosto.

 

Créditos imagens: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11,12
Média: 3.9 (11 votos)