Decorar com cor

Como combinar o azul com outras cores

Média: 4.3 (79 votos)

Cor fresca e tranquila, o azul transmite confiabilidade e seriedade. Na decoração, as mais diferentes tonalidades de azul podem criar ambientes vibrantes e inspiradores, calmos e convidativos. Embora possa parecer um tom difícil de combinar com outras cores, a verdade é que não é.

Com branco

Quarto com cores azul e branco

Uma combinação clássica que não falha, o azul e o branco proporcionam um ambiente sereno e relaxado. Podendo ser adaptado a qualquer estilo decorativo, as mesmas duas cores podem expressar-se de várias formas – desde uma decoração clássica e tradicional, a um visual jovem e contemporâneo.

Com cor-de-rosa

Sala decorada com cor-de-rosa

A junção do azul e do rosa em tonalidades fortes resultam numa decoração, no mínimo, elétrica! Moderno e inesperado, estas duas cores conseguem avivar qualquer ambiente, mas também torná-lo mais suave, bastando para isso escolher um azul e um cor-de-rosa pastel.

Com cinza

Sala decorada com azule e tons de cinza

Chique e sofisticado, o azul e o cinza complementam-se nesta combinação de cores fresca, mas apelativa. Em conjunto, estes dois tons formam uma paleta de cores neutra, onde é possível acrescentar outros apontamentos em tonalidades mais fortes se assim o desejar.

Com amarelo

Decoração com amarelo

Quer acrescentar uma lufada de ar fresco a qualquer decoração? Junte o azul e o amarelo para criar um ambiente airoso e jovial. Escolha tons fortes para um impacto maior e mais contemporâneo, ou tons menos intensos para um look harmonioso e convidativo.

Com lilás

Sala decorada com lilás

Cool e irreverente, a combinação do azul e do lilás é bastante inesperada e talvez por isso resulte tão bem. Verdadeiramente inspiradoras, em conjunto estas duas cores são simultaneamente chamativas e sonhadoras – o ideal para criar um ambiente único e apetecível. 

Com castanho

Quarto com azul

Embora possa parecer, à primeira vista, uma dupla improvável, a junção do azul e do castanho, principalmente em tons mais escuros, proporciona um ambiente dramático. Se pretender um toque clássico ou uma decoração de inspiração masculina, esta dupla de cores é a ideal. Para um look mais moderno, opte por tonalidades de castanho e azul mais claras.

Com vermelho

cadeiras vermelhas

A versatilidade decorativa entre o azul e o vermelho é grande: pode proporcionar um ambiente mais eclético, 100% urbano ou de inspiração náutica quando se acrescenta o branco. Aqui domina o gosto pessoal de cada um, uma vez que ambas as cores são, em termos decorativos, fortes e dominantes.

Com laranja

Quarto com tons de laranja

Qual o resultado quando se combina o frio do azul com o calor do laranja? Energia positiva! Dinâmica e impressionante, combinar estas duas cores requer algum bom senso e uso de uma terceira cor – de preferência neutra – para equilibrar o espaço. Se gostar, mas achar muito intenso, utilize estas duas cores numa divisão ou recanto mais pequeno.

Com verde

Decoração com verde

Simultaneamente aconchegante e revitalizador, o azul e o verde são cores da Mãe Natureza que, dentro de portas, resultam igualmente bem, criando ambientes onde apetece estar. Dependendo do visual que se pretende criar, é possível brincar com as inúmeras tonalidades do azul e do verde para conseguir um espaço jovem, contemporâneo, sofisticado ou eclético.

Crédito imagens: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9
Média: 4.3 (79 votos)