Decorar com cor

Como combinar o amarelo com outras cores

Média: 3.9 (74 votos)

Sinônimo de vida, alegria e otimismo, o amarelo é uma cor forte e marcante, mas devido a essa mesma vivacidade nem sempre ganha lugar na decoração de um espaço. Esse é um preconceito que pretendemos desmistificar aqui, uma vez que em tons mais ou menos intensos o amarelo pode ser combinado com outras cores, de forma graciosa e interessante.

Com preto e branco

A elegância de uma decoração em preto e branco é imbatível e torna-se ainda mais vistosa se acrescentar um apontamento em amarelo que tanto pode ser uma poltrona, como algumas almofadas ou uma peça de arte.

Com branco, preto e cinzento

O trio branco, preto e cinzento ganha em estilo e interesse visual, quando se adiciona uma pitada de amarelo a esta paleta contemporânea. O efeito dramático pretendido em nada se perde e o efeito final torna-se ainda mais moderno.

Com castanho

Num tom mais suave, o amarelo torna-se um neutro aconchegante que, quando combinado com o castanho, cria um ambiente muito agradável. Mesmo que se optasse por um amarelo mais intenso, a junção do castanho produziria sempre uma decoração extremamente apelativa. A esta paleta de cores podia-se adicionar ainda o laranja e/ou o bege.

Com verde

Em tons mais escuros e intensos, o amarelo e o verde tornam-se uma dupla irresistível que, embora muito nobre, confere uma certa energia e verdadeira lufada de ar fresco a qualquer espaço.

Com laranja

Combinar amarelo com cor de laranja é trazer a Mãe Natureza para dentro de casa e transformar um espaço simples num ambiente cheio de energia positiva, estimulando não só a boa disposição, mas a atividade mental e a criatividade também.

Com encarnado

Enquanto cores primárias que são, a mistura de vermelho e amarelo nem sempre parece visualmente apelativo, mas se forem tonalidades mais escuras e dramáticas, caso do encarnado e do amarelo mostarda, o resultado pode revelar-se extremamente interessante.

Com azul

Embora sendo aparentemente cores opostas, quando misturadas na decoração o amarelo e o azul conseguem uma harmonia perfeita – talvez por uma ser fria e a outra quente. Se adicionar uma terceira cor, caso do branco, cria-se um ambiente mais fresco; se for um rosa ou lilás, o ambiente torna-se mais aconchegante.

Com rosa

Glamour e romantismo é aquilo que se consegue quando se mistura o amarelo com o cor-de-rosa. Para quem nunca imaginou que esta junção fosse possível, aqui fica a prova clara de que, por vezes, as cores mais improváveis transformam-se numa decoração única.

Com roxo

Talvez por serem tonalidades opostas na roda das cores é que esta combinação resulta tão bem. Juntar o amarelo e o roxo cria um ambiente fresco, feminino e romântico; mas simultaneamente forte e dramático. Há para todos os gostos e a verdade é que os opostos atraem-se…

Com bege

Quando utilizado numa tonalidade muito suave, o amarelo torna-se uma cor pastel que combina lindamente com o bege ou até outros tons pasteis; no entanto, uma versão mais forte também pode ser utilizada como apontamento para animar uma decoração completamente dominada pelo bege ou até por uma madeira clara, como neste caso.

Com branco

A sua alusão ao sol leva o amarelo a ser considerada a cor da luz e, quando combinada com o branco, a luminosidade obtida é extraordinária e perfeita para iluminar a divisão mais escura ou aumentar visualmente um espaço pequeno. Acrescentam-se alguns apontamentos dourados e o ambiente passa de chique a chiquérimo…

Com cinzento

Uma das grandes tendências em cores dos últimos anos tem sido, sem dúvida, o cinzento que tem no amarelo um fiel aliado. Juntas são sinônimo de elegância e contemporaneidade, podendo igualmente ser aplicadas num estilo de decoração mais clássico ou mais trendy

 

Créditos Imagens: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13
Média: 3.9 (74 votos)