Inspiração & Ideias

9 dicas para decorar com o estilo marroquino

O estilo marroquino vem invadindo os lares, quer seja através das cores vibrantes, das mobílias detalhistas, dos elementos decorativos exóticos… decorar um ambiente por completo ou apenas com pontos de interesse marroquino trazem a sensação de aconchego e tranquilidade. Vamos viajar para Marrocos sem sair de casa? Inspire-se nas nossas dicas e boa viagem!

1. Tapetes

Tapetes

Não se tem uma decoração marroquina sem um impactante tapete estendido no chão da sala de estar, do quarto, da varanda, do hall de entrada… Existe uma variedade incrível de tapetes marroquinos com estampas, cores, tamanhos e formatos diferentes. Escolha o modelo que melhor combine com o ambiente que pretende criar e tenha uma decoração verdadeiramente marroquina.

2. Almofadas e mantas

Almofadas e mantas

O uso de almofadas e mantas na decoração marroquina são indispensáveis para deixar o ambiente acolhedor, bonito e étnico. Considere utilizar as almofadas para sentar-se ao chão, já que essa é uma tradição do Marrocos e, com um bom tapete por baixo, pode ser incrivelmente confortável! 

3. Cores vibrantes

Cores vibrantes

Use e abuse das cores vibrantes e intensas da decoração marroquina! Os tons de laranja, vermelho, rosa e marrom são exuberantes e darão a certeza de estar num ambiente harmônico e repleto de personalidade.

4. Lanternas charmosas

Lanternas charmosas

Crie um ambiente único e luxuoso com a exposição de lanternas. Um charme à parte na decoração marroquina, as lanternas são a mais pura elegância em luz, além de fortalecer o estilo marroquino na decoração da sala de estar, no quarto, na varanda… Se tiver um jardim, não deixe de ter pendurado nas árvores ou espalhadas pela relva várias lanternas. A iluminação é fundamental para uma decoração marroquina!

5. Mobília marroquina

Mobília marroquina

Feita de madeira, a mobília marroquina apresenta um design exótico e extremamente rico em detalhes. É possível encontrar mobílias deste estilo em lojas especializadas ou até mesmo encomendá-las a um marceneiro. Além de uma decoração inspirada em Marrocos, o uso de mobília étnica traz outra personalidade aos ambientes.

6. Papel de parede

Papel de parede

A decoração marroquina é intensa e elegante, e parte dessas características ficam nas paredes. Escolha um papel de parede com uma estampa étnica que vai ao encontro da decoração pretendida. Uma sala de estar deve ter cores mais leves ou estampas mais suaves, já uma sala de jantar pode ter paredes mais chamativas.

7. Monocrômica

Monocrômica

A monocrômica também está presente na decoração marroquina. Para criá-la basta escolher uma paleta de cores de tonalidades bem próximas e trabalhá-las em todo o ambiente, desde os móveis até as paredes, objetos decorativos, tecidos… Para dar um efeito ainda mais interessante à monocrômica, use lâmpadas coloridas na mesma paleta escolhida para o restante da decoração e admire o ambiente passar de comum a encantador.

8. Cortinas

Cortinas

Na decoração marroquina, o uso das cortinas não se resume apenas em cobrir as janelas para bloquear total ou parcialmente a luz solar. Em Marrocos, as cortinas ficam entre os ambientes, dividindo-os e dando-lhes mais charme e privacidade. Quanto ao têxtil das cortinas, o estilo exige que seja o mais transparente possível, a fim de dar continuidade ao espaço fazendo dele maior.

9. 100% ou 50%?

A decoração marroquina é muito detalhista, basta observar as icônicas tapeçarias bordadas com intermináveis fios dourados. Ao decorar procure por elementos decorativos com charme e exuberância, quer seja para um espaço 100% ou apenas 50% decorado com influência marroquina. Às vezes basta uma lanterna ou algumas almofadas para sentir-se em Marrocos, mas se pretende uma sala decorada por completo, então prepare-se para uma viagem sem volta.

Créditos Imagens: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10

Decorou ou redecorou um espaço?