Inspiração & Ideias

7 ideias para decorar um quarto de hóspedes

Média: 4.3 (68 votos)
quarto de hóspedes

Se tiver a sorte de ter uma divisão suplente na casa que pode transformar num quarto de hóspedes, pode mesmo assim ser assolado por várias dúvidas: o que fazer? Em que tons? Com que mobília? O mais luxuoso possível ou o mais económico? Reunimos algumas ideias para facilitar a tarefa e contribuir para uma estadia inesquecível de todos os seus futuros hóspedes.

  1. Simples é melhor. Em termos de mobília, pode perfeitamente optar por peças mais económicas e isto por dois simples motivos: primeiro, este é um quarto que não será utilizado todas as noites, nem todas as semanas; e segundo, porque de um momento para o outro pode necessitar de o transformar num quarto para bebé ou num escritório. Seguindo este raciocínio, pode optar, por exemplo, por duas camas de solteiro que separadas podem acomodar duas pessoas ou juntas um casal. No caso da alteração do quarto, ficará com mobília para uma criança e, mais tarde, para um adolescente. Um mobiliário simples pode sempre ser reaproveitado noutros espaços da casa. No entanto, nunca descure a qualidade do colchão – este é um requisito incontornável.
  2. Apontamentos decorativos. Embora o mobiliário possa ser mais básico, pode divertir-se com a restante decoração, dando vida ao quarto de hóspedes com cores, têxteis, arte, elementos decorativos pequenos e originais. Assim, se lhe apetecer mudar a decoração deste espaço, basta trocar os seus apontamentos decorativos por os do quarto principal, por exemplo; ou então simplesmente substituir capas de almofadas e cortinas para uma divisão renovada num abrir e fechar de olhos. 
  3. Inspire-se num tema. O quarto de hóspedes é uma tela em branco, que pode aproveitar para decorar da forma mais ousada possível. Sempre quis pintar uma parede de rosa choque? Adorava ter um espaço de inspiração oriental? Desde criança que sonha em ter uma cama com dossel? Esta é a oportunidade perfeita, por isso, aproveite. Como é uma divisão que irá frequentar poucas vezes, não corre o risco de se cansar… e os hóspedes vão certamente adorar!
  4. Limite os objectos pessoais. Não utilize este espaço para exibir objectos demasiado pessoais como fotografias – quem aqui pernoitar pode não sentir-se à vontade ou então que está a invadir o seu espaço privado. Pense no quarto de hóspedes como um quarto de hotel onde adoraria passar a noite e assim irá conseguir criar um refúgio luxuoso para os seus hóspedes, que ficarão com vontade de voltar muitas vezes. Pode, porém, servir-se desta divisão para exibir alguns livros e revistas, uma colecção sua ou artigos trazidos de viagens, para conseguir um toque criativo e surpreendente.
  5. Conforto máximo. Para assegurar que todos os hóspedes se sintam realmente à-vontade, não descure a privacidade do quarto, com cortinas apropriadas; iluminação de tecto e nas mesas-de-cabeceira. O conforto conferido por muitas almofadas a decorar a cama, lençóis suaves e uma manta agradável no fundo; tapetes macios aos seus pés e uma poltrona ou banco de janela podem fazer toda a diferença.
  6. Objectos práticos. Porque se trata de uma divisão decorada exclusivamente para receber, existem alguns artigos que não devem faltar num quarto de hóspedes: cabides vazios, almofadas e cobertores suplentes, toalhas de banho, relógio e espelho. Para um toque ainda mais especial, da próxima vez que estiver num hotel guarde as amostras de champô e sabonete, colocando-as num bonito cesto juntamente com outros artigos úteis como pasta de dentes, uma escova nova, um kit de costura ou abrilhantador de sapatos.
  7. Espaço multifuncional. Há quem adore a ideia de ter um quarto de hóspedes mas, ao mesmo tempo, ter pena de “perder” uma divisão que poderia servir para outras coisas. Se é o seu caso, faça deste quarto, um espaço multifuncional: aproveite o armário e/ou cómoda para guardar a roupa de outras estações (deixando, porém, algum espaço livre para os hóspedes); na hora de adquirir uma cama, escolha um modelo com espaço de arrumação no seu fundo; crie um pequeno escritório num recanto. Como vê, ainda fica a ganhar!
Média: 4.3 (68 votos)