Inspiração & Ideias

7 formas de aproveitar o sótão

Média: 4 (26 votos)
sotão decorado

Armazém esquecido por excelência, o sótão é muitas vezes deixado ao abandono, servindo apenas para guardar caixas e outros pertences que já não se usa ou se quer. Grande ou pequena, há que lembrar que essa é uma divisão extra da casa que, com algumas obras de remodelação ou uma simples limpeza, organização e decoração, pode tornar-se num espaço multifuncional, no espaço que faltava na sua casa.

1. Escritório

Nem todos temos uma divisão vaga para transformar em escritório, mas que este tipo de espaço faz falta faz! E por vários motivos: necessita-se, cada vez mais de um local sereno para trabalhar ou tratar de papéis e, por falar em papéis, este escritório será o sítio perfeito para manter todos os documentos pessoais e profissionais devidamente organizados. Para quem trabalha ou gostaria de trabalhar em casa, esta pode muito bem ser uma opção a considerar.

2. Quarto de hóspedes

Pode aproveitar o sótão para criar o quarto de hóspedes com que sempre sonhou, luxuoso como nos melhores hotéis de cinco estrelas ou então aproveitando precisamente a mobília antiga e peças decorativas que tem guardadas no sótão (ou na garagem) para produzir um quarto de hóspedes original e aconchegante, decorando sem gastar muito dinheiro e “esvaziando” o sótão em simultâneo. Aproveite para desvendar ou colocar uma janela, abrindo mais o espaço e colocando quem tiver o privilégio de aí descansar, ainda mais perto do céu...

3. Sala de família

Tem uma família extensa que gosta de estar junta, mas não tem um espaço muito apropriado para tal? O sótão pode facilmente ser transformado numa sala de família com sofás confortáveis, poufs ou almofadas no chão, uma televisão gigante ou projector para sessões de cinema ou torneios de Playstation, uma mesa ampla para todo o tipo de jogos e lanches divertidos, e se o espaço permitir, porque não uma mesa de snooker? E quem diz família, diz amigos… o objectivo é a descontracção e diversão!

4. Sala infantil

Já não há espaço nos quartos das crianças para toda a sua roupa, brinquedos e livros escolares? Transporte tudo para o sótão, crie um espaço infantil adequado ao estudo e à brincadeira, deixando o quarto exclusivamente para dormir e vestir. Decorado com cores vibrantes, têxteis confortáveis, superfícies laváveis, baús para brinquedos e livros, mesas para estudar e jogar, os miúdos não vão querer outra coisa…

5. Sala de arte

Por vezes, não nos dedicamos tanto aos nossos passatempos preferidos porque não temos um espaço sossegado para escrever ou desenhar; para espalhar todas as telas e tintas; para instalar uma roda de barro ou um quarto escuro para revelar fotografias. O sótão pode ser tudo isso e muito mais. Transforme-o para acolher a sua paixão e dedique-se em pleno. Este pode ser ainda o espaço perfeito para exibir uma colecção de vidro, de carros antigos ou de relógios, conferindo-lhe assim um pouco de inspiração extra.

6. Walk-in closet

Mesmo que tenha um sótão minúsculo, existem muitas formas de decorar um espaço pequeno e uma delas é a criação de um walk-in closet, um espaço sonhado por muitos e que pode facilmente concretizar, aproveitando o ponto mais alto da casa. Simples prateleiras abertas são o suficiente para expor o calçado e camisolas, e os roupeiros tanto podem ser fechados como abertos. Junte um tapete macio, uma poltrona confortável, um espelho de corpo inteiro e vai ser difícil sair de lá… Pense no quão divertido vai ser ter um quarto de vestir e no espaço que vai libertar no resto da casa!

7. Spa

Uma spa caseiro pode ser a última coisa em que pensará ao reflectir sobre uma possível remodelação do sótão, no entanto, é uma opção tão plausível como qualquer outra. Completamente topo de gama ou simples e de bom gosto, a verdade é que dá sempre jeito ter outra casa de banho em casa e se esta puder servir ainda de spa, onde poderá desfrutar dos mais relaxantes rituais privados, tanto melhor. Junte-lhe uma clarabóia e este pode muito bem ser o seu pedaço de céu na terra…

Média: 4 (26 votos)