Inspiração & Ideias

6 formas de decorar com escadas

As escadas, escadotes ou escadas de mão como são popularmente conhecidas têm saído das garagens e arrecadações para entrar em casa e cumprir, simultaneamente, duas funções: o de elemento decorativo e peça utilitária. Uma tendência a seguir…

1. Andar imaginário

Uma escada estrategicamente encostada a uma parede e pintada nos mesmos tons que esta, dará a ilusão de existir um andar superior, mesmo que não tenha. Uma ilusão ótica e de decoração que vai emprestar graça e criatividade a qualquer divisão da casa. Para um pouco de charme extra, decore alguns dos seus degraus com velas ou almofadas.

2. Escadote em vez de escada

Substitua uma escada tradicional por um escadote de mão, reutilizando e reaproveitando-o para conseguir uma decoração original. Neste caso, o contraste entre os materiais – da escada e do corrimão – torna toda a peça ainda mais interessante.

3. Apoio ao WC

Se não vai servir para subir, então uma escada decorativa pode e deve servir para pousar! No banheiro/WC não só surge como uma peça de decoração inesperada, como serve para pendurar e organizar toalhas. Se preferir, pode colocar uma escada no boudoir, utilizando-a para pendurar roupa, cachecóis, echarpes, bijutaria ou até mesmo para exibir a coleção de sapatos. Se optar por encostar o escadote de mão numa parede da sala, aproveite-o para pendurar as mantas que andam sempre espalhadas e/ou para suspender as revistas que está atualmente a ler.

4. Para estudar e brincar

Se não tem muito espaço, mas gostaria, mesmo assim, de incorporar um escadote de mão na decoração, pode sempre fixá-lo à parede. Neste exemplo, a escada foi colocada no espaço de brincadeira/estudo das crianças e tanto serve para emoldurar as suas pequenas obras de arte, como recolher alguns brinquedos. Engraçado, sem dúvida…

5. No escritório

Não era raro encontrar, nas casas de outros tempos, uma divisão inteiramente dedicado aos livros. Hoje, os escritórios em casa são as novas bibliotecas, e um espaço perfeito para incorporar uma escada, principalmente se quer aproveitar todo o espaço disponível e colocar prateleiras até ao teto. Este exemplo destaca-se ainda pela ideia de pintar a escada numa cor viva, dando-lhe um protagonismo ainda maior e conseguindo, assim, uma decoração ainda mais apelativa.

6. Suspenso na cozinha

Se é possível encostar ou afixar uma escada de mão a uma parede, então também é possível suspendê-la do teto! Na cozinha funciona especialmente bem, não apenas porque adiciona interesse decorativo a uma divisão que é, por defeito, difícil de decorar, mas também porque funciona como um espaço de arrumação extra, de onde é possível pendurar panelas, tachos, cebolas, alhos…tudo com charme!

 

Créditos Imagens: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7

Decorou ou redecorou um espaço?