Inspiração & Ideias

25 ideias para decorar casas de madeira

Média: 3.8 (113 votos)
Casa de madeira decorada

Naturalmente belas e aconchegantes, as casas em madeira apresentam-se, no entanto, como um verdadeiro desafio na hora de decorar. É necessário conseguir uma harmonia pura e equilíbrio simples na decoração, de forma a potenciar a beleza da madeira, sem esta se tornar excessivamente pesada.

  1. Privilegie a luz natural, ou seja, vista as janelas com cortinas leves e esvoaçantes, translúcidas ou em tons muito claros.
  2. Se a ideia é criar um ambiente cottage ou rústico, opte por sofás, cadeiras e poltronas XL, de preferência que não condizem entre si, mas antes cobertas com capas floridas ou estampadas.
  3. O vidro combina muito bem com a madeira, seja em portas de acesso a outras divisões ou ao exterior; seja em espelhos de grandes dimensões que iriam deixar o espaço “respirar”; ou mesmo em pequenos apontamentos como vasos ou outros objectos decorativos.
  4. Traga a natureza para dentro de casa com arranjos florais – naturais ou artificiais – que vão dar uma nova vida ao ambiente de madeira. Experimente rosas, lilases e margaridas, mas também plantas verdes para um visual eco-chic.
  5. O mobiliário branco representa um contraste perfeito para uma casa de madeira, seja ele de linhas simples e contemporâneas, ou gasto e de aspecto rústico.
  6. O ferro é outro material que combina, na perfeição, com as casas de madeira: seja em forma de cama ou mesa, nos varões dos cortinados, pendurado como arte nas paredes ou dando vida a outras peças decorativas.
  7. Para um ambiente familiar e aconchegante, decore com têxteis em cores vibrantes e sólidas – vermelho, amarelo, verde, azul, laranja – que ajudará a aquecer ainda mais a madeira.
  8. Peças de mobília trabalhadas, com bordas, pés curvilíneos ou recortados, criam pontos de interesse especiais no seio de um mar de madeira.
  9. Os elementos em verga – cadeiras, mesas, cestos e arcas – são um must para as casas de madeira. Mas, se a verga em castanho se revela demais para este tipo de decoração, opte por pintá-la em branco, para um visual refrescante e com cheirinho a férias; ou então em preto, para um look muito contemporâneo.
  10. Quebre a “monotonia amadeirada” com a inclusão de padrões diversos (florais, riscas, quadrados), quer nas almofadas, mantas, edredões, cortinas e tapetes, quer no mobiliário em tecido, caso dos sofás, poltronas, cadeiras e sommiers
  11. A própria madeira, quer seja do chão, paredes ou tecto, pode ser pintada de branco, para um efeito cottage muito cosy ou então para demarcar ambientes distintos dentro do mesmo espaço.
  12. Para quebrar a intensidade da madeira e criar um ambiente mais fresco, aposte numa decoração que privilegia os tons pastéis e neutros.
  13. Se a ideia é mesmo transformar a casa de madeira numa cabana de montanha, acrescente portadas às janelas, deixando-as abrir para dentro para aproveitar a luz natural e pintando-as de branco para sobressaírem junto à madeira.
  14. No Verão, retire todos os tapetes e desfrute da beleza e aconchego de um chão em madeira. No Inverno, duplique o calor natural vindo debaixo com tapetes agradáveis.
  15. Só porque tem paredes revestidas a madeira, não significa que não as pode vestir com obras de arte pintadas, esculpidas ou mesmo com molduras que exibem fotografias a cor e a preto e branco. Pode ser precisamente este o apontamento de cor que faltava numa divisão revestida em madeira.
  16. Em termos de iluminação, privilegie candeeiros em tons claros e materiais naturais; mas também os lustres (cujo efeito contrastante com a madeira é simultaneamente elegante e romântico!) e, claro, as velas – de todos os tamanhos e feitios.
  17. Decore com cestos – em verga, palhinha, bambu ou arame – são uma peça essencial para conferir charme e estilo a uma casa de madeira.
  18. Uma banheira vintage branca, com direito a quatro pés adornados, será tudo o que precisa para uma casa de banho em madeira deslumbrante.
  19. Na cozinha, não transponha a madeira para os armários, optando antes por escolher ou pintar estes em tons terra (amarelo, verde) ou nos clássicos branco ou azul, que combinam na perfeição com este tipo de casa em particular.
  20. A “frieza” de peças em cristal e estanho contrastam com e harmonizam o calor da madeira, dando um toque de glamour instantâneo.
  21. Prateleiras e móveis abertos criam uma ilusão de espaço e de movimento, tão necessário aos ambientes “dominados” pela madeira, ao contrário de muitos móveis fechados e com portas. No caso de preferir portas, pondere colocar as de vidro.
  22. A pele e o couro, seja ele aplicado em sofás, cadeiras, poltronas, cabeceiras de cama ou bancos, e desde que escolhido em tons amenos, confere uma suavidade muito necessária à presença de tanta madeira.
  23. Os espelhos são outro apontamento de classe numa casa de madeira: pendurado, pousado no chão, pintado de branco, preto ou com uma moldura trabalhada, será um ponto de interesse em qualquer divisão.
  24. As ventoinhas, de tecto ou de pé (os estilos vintage em ferro preto, por exemplo) são um apontamento casual chic que equilibram e refrescam o calor emanado por qualquer tipo da madeira.
  25. A par com a lufada de ar fresco, uma casa de madeira também requer o conforto de uma boa lareira – seja ela antiga ou contemporânea, em pedra ou latão, encostada a um canto ou a ocupar o centro da sala.
Média: 3.8 (113 votos)