Inspiração & Ideias

20 ideias para decorar com conchas

Média: 3.7 (37 votos)
Jarra decorada com conchas

O Verão inunda cada dia desde manhã cedo com o sol a brilhar, até ao final das longas noites refrescadas por uma brisa tão própria desta altura do ano... A praia é um destino de eleição e carregamos para casa mãos cheias de conchas para prolongar a sensação e o calor. O que fazer com tanta concha? Decorar, claro.

  1. Aproveite as conchas grandes e largas para servir de saboneteira na casa de banho.
  2. Utilize uma ou mais conchas como suporte de velas.
  3. Recorra a um vaso de vidro, enchendo-o alternadamente com areia e conchas, apenas com conchas ou coloque-as a flutuar em água e disponha em qualquer mesa da sala, entrada ou cozinha. Para um look ainda mais dramático, exiba um conjunto de 3 ou 4 vasos transparentes, recheados de conchas.
  4. No escritório, as conchas podem ser aproveitadas para organizar pequenos objectos como clips e outras utilidades; ou em versões maiores, como suporte de livros nas prateleiras.
  5. Dê uma nova vida a um velho passepartout ou espelho, ao colar conchas diversas sobre toda a moldura, cobrindo-a por completo.
  6. Se tiver conchas muito grandes, pode utilizá-las como vaso onde coloca pequenas plantas. Se tiver apenas exemplares pequenos, cole-os nos próprios vasos para trazer o mar até ao seu jardim ou terraço.
  7. No jardim, as conchas podem ser utilizadas para cobrir espaços de terra ou de relva, para criar um ambiente quase à beira-mar.
  8. Com recurso a um pouco de corda, pequenos galhos ou paus e uma mão cheia de conchas, crie um espanta-espíritos de inspiração náutica e pendure-o na varanda.
  9. Sirva-se da sua colecção de conchas para construir uma coroa marítima que, pendurada numa porta ou parede, emprestará um toque de praia a qualquer espaço.
  10. Cole pequenas conchas em paus/palitos próprios para culinária e utilize-os para servir petiscos num próximo jantar, cuja decoração de mesa pode ser de inspiração beach-chic. Utilize-as ainda como marcadores de lugar ou para criar um centro de mesa marítimo.
  11. Utilize os diversos formatos das conchas e um pouco de tinta própria para têxteis e crie a sua própria colecção de praia, estampando t-shirts, lençóis e fronhas brancas, almofadas ou panos de cozinha.
  12. Aproveite as conchas de grandes dimensões, utilizando-as como uma jarra e faça um bonito arranjo floral.
  13. Disponha as conchas de maior porte nas escadas de casa, uma na esquina de cada degrau ou então degrau sim, degrau não.
  14. Cole conchas lisas numa cortina simples, na bainha ou na vertical, de cima a baixo.
  15. Revista, por completo ou parcialmente, um velho banco ou pequena mesa exclusivamente com conchas, utilizando uma cola específica para madeira ou plástico, conforme o caso.
  16. Faça bom proveito das inúmeras aberturas das conchas para, com um pouco de corda, suspender os seus tesouros marítimos de puxadores de portas ou armários, das paredes ou até dos varões das cortinas.
  17. Coloque alguns galhos de árvore num vaso e, com recurso a fitas de cetim, pendure conchas nos ramos e surpreenda-se com um arranjo natural e muito original.
  18. Dê um lugar de destaque às suas conchas mais bonitas, dispondo-as com recurso a suportes de pratos numa mesa ou sobre a lareira.
  19. Cole várias conchas em folhas de cartolina e exibe-as numa ou mais molduras que podem ser penduradas em conjunto, para criar uma obra de arte que respira Verão.
  20. Se é um verdadeiro coleccionador, exponha a sua colecção de conchas com organização e criatividade: agrupe-as em diversos recipientes de vidro (de preferência com tampa) e adicione uma etiqueta pendurada com uma fita de cetim onde descreve a data e o local onde as conchas foram apanhadas.

Dica extra: para poder utilizar as conchas das mais diversas formas possíveis, antes de passar para o processo criativo, coloque-as no cesto de talheres da máquina de lavar loiça para conseguir uma limpeza rápida e eficiente.

Média: 3.7 (37 votos)