Inspiração & Ideias

20 ideias para a decoração de exteriores

Média: 4.5 (21 votos)

Depois de apresentadas as nossas top 10 peças para a decoração de espaços exteriores, reunimos mais algumas ideias para criar ambientes ao ar livre com estilo, conforto e com o recurso a peças pouco dispendiosas ou já existentes na sua casa. Mãos à obra, para um Verão bem decorado, junto à Mãe Natureza…

  1. Se tiver um típico conjunto de mobiliário de pátio em plástico branco, nada como adquirir uma lata de tinta apropriada para esse tipo de material e injectar um pouco de cor em cadeiras e mesas, que passarão a novas num instante.
  2. As suas cadeiras de pátio em madeira já estão gastas pelo tempo e uso? Pinte-as numa cor vibrante e dê-lhes uma nova vida – para um look ainda mais cool, pinte uma de cada cor.
  3. As mesas de madeira também podem ser transformadas com uma demão de tinta ou então pintadas com alguns desenhos pormenorizados nos cantos e/ou pernas. Se não tem muito jeito para pinturas detalhadas, aplique um stencil ou autocolante e surpreenda-se com uma mesa muito original.
  4. Um simples abat-jour ou candeeiro de papel exterior pode ser dinamizado com a aplicação de fitas de cetim, missangas ou penas – utilize uma cola apropriada e deixe tudo fluir com a ajuda de uma brisa de Verão.
  5. Pinte um tabuleiro em madeira numa cor condizente com a decoração exterior e afixe-o a uma antiga floreira vertical (pintada nos mesmos tons). O resultado? Uma mesa/bar de apoio com muita pinta…
  6. Compre, faça ou utilize pulseiras de bijutaria que já tenha (com missangas, pérolas ou peças em madeira) para colocar em torno de velas simples, vestindo-as num estilo muito marroquino…
  7. Um tapete colorido transforma, imediatamente, um espaço exterior num ambiente familiar e aconchegante. Utilize um que possa ir à máquina de lavar para uma maior praticabilidade.
  8. Encha um ou mais cestos em verga com livros, revistas e mantas para ter sempre à mão e para completar o espaço exterior.
  9. Utilize um biombo para criar um ambiente mais íntimo ou para separar duas zonas exteriores distintas como a de refeições e o recanto de brincar dos miúdos; ou a zona de churrasco e a de lounge, por exemplo.
  10. Painéis de tecido, umas bonitas cortinas ou estores em bambu suspensos em torno de um pátio ou nicho exterior criam não só um espaço mais privado e com sombra, mas emprestam um toque de elegância ao ambiente.
  11. Uma disposição de árvores, plantas e flores são uma das formas mais simples de “vestir” um espaço exterior, integrando-o num jardim já existente. Utilize vasos coloridos para um impacto ainda mais exclusivo.
  12. Almofadas com diversas tonalidades e padrões dão vida e conforto a um ambiente exterior e, para além de adornarem cadeiras e sofás, os modelos maiores podem ser colocados no chão, criando um espaço ainda mais descontraído.
  13. Utilize tinta em spray para reformar cadeiras em verga, pintando-lhes de branco, amarelo ou azul. Pode ainda aplicar um stencil florido ou de outro modelo qualquer para um toque distinto.
  14. Instale uma cadeira baloiço para ter um elemento decorativo chave e diferenciador no seu ambiente ao ar livre… vai passar tardes inteiras a sonhar descontraidamente.
  15. Um simples arranjo floral colocado na mesa do pátio é tudo o que precisa para rejuvenescer instantaneamente o espaço.
  16. Reúna peças de jardim invulgares, como chapéus de palha, utensílios vintage, uma antiga gaiola de pássaros, um regador ou carrinho de mão e utilize-as como elementos decorativos.
  17. Não se restrinja às habituais cadeiras e mesas de exterior – tem um sofá ou poltronas antigas arrumadas na garagem? Traga-as para o sol e dê-lhes uma nova vida com mantas, capas ou almofadas floridas. Os poufs são outra excelente alternativa para a decoração de exteriores.
  18. Aposte na iluminação exterior com velas enormes, lanternas, lamparinas, candelabros ou mesmo candeeiros de pé e/ou de mesa. Se quiser um look ainda mais ousado, porque não um lustre fabuloso?
  19. Uma cama de rede convidativa combina na perfeição com qualquer espaço de lazer exterior… talvez até não seja má ideia suspender duas!
  20. Inspire-se num só tema – náutico, boémio, beach party, marroquino – e crie o seu espaço exterior em torno do mesmo, para uma decoração muito especial.
Média: 4.5 (21 votos)