Inspiração & Ideias

15 projetos para usar papel de parede

Média: 4.4 (63 votos)

Sobrou-lhe um ou meio rolo de papel de parede incrível ou então adquiriu um exemplar único de um padrão irresistível mas agora não sabe o que fazer com esses escassos metros? Precisa apenas de uma fita métrica, uma tesoura e algum tempo para, com estes projetos inspiradores, refrescar a decoração da casa apenas com o uso de a papel de parede… e muito estilo.

1. Cabeceira de cama

Alguns metros de um bonito papel de parede são o suficiente para criar uma cabeceira de cama “fictícia” ou então para adornar toda a parede onde a cama está encostada. Outra alternativa é forrar a própria cabeceira de cama existente, para um look completamente novo.

2. No banheiro

Desde que seja resistente à água e ao vapor típico do WC, algumas tiras de papel de parede aplicadas em torno do espelho, diretamente na lateral da banheira ou num armário envelhecido, serão uma lufada de design fresco em qualquer banheiro estiloso.

3. Papel nas paredes

É verdade que se trata de papel de parede e assim se chama provavelmente porque é aplicado nas paredes, no entanto, não deixe que o seu nome seja uma limitação – que tal aplicar um papel lindíssimo no teto, nos recantos com ângulos (debaixo de escadas, por exemplo), entre outros espaços escondidos?

4. Painel anti-salpicos

Protegido com uma placa de acrílico (ou de plexiglas como também é conhecida), pode criar um painel anti-salpicos muito lindo para colocar por de trás do lavatório do banheiro ou do lava louças da sua charmosa cozinha.

5. Abajur como novo

Os seus velhos abajures já não lhe atraem tanto e está ansioso por os trocar? Não troque, mas sim aproveite para os cobrir com papel de parede, para uma mudança de visual imediata e original.

6. Molduras, por dentro e por fora

No caso das molduras, o papel de parede é multifuncional – pode servir de objeto de exposição ao ser recortado nos mais diversos formatos e exibido debaixo do vidro, ou então para cobrir a própria estrutura da moldura, tornando o simples em sensacional, o velho em vibrante. Esta ideia é excelente para quem tem apenas alguns retalhos para aproveitar.

7. Telas decorativas

Para conseguir criatividade instantânea, basta forrar uma tela em branco com papel de parede que combine com o local de exibição e, seja grande ou pequena o seu efeito visual será uma verdadeira obra de arte. Outra alternativa, mas não menos interessante, pode ser instalar um pequeno varão ou gancho numa parede, fazer um ou mais furos no topo do papel de parede, entrelaçar um fio e pendurar (ou fixá-lo com fita adesiva de dupla face), deixando o rolo cair livremente até ao chão.

8. Cômodas com carácter

O papel de parede é uma forma rápida e econômica de rejuvenescer cômodas antigas ou fora de moda e, mesmo que não tenha o suficiente para cobrir essa peça de mobília na totalidade, opte por colocar o papel apenas nas gavetas ou nas laterais. E quem diz cômodas, diz módulos de gavetas de escritório ou de cozinha, para remodelar móveis num ápice e sem gastar muito.

9. Gavetas de papel

Embora exista papel específico para forrar gavetas, estas opções dificilmente chegam ao estilo e design de um papel de parede bonito e original, além do toque de elegância e de pura suavidade que dá, literalmente, às mãos.

10. Mesas mágicas

Transforme o tampo de uma mesa simples, retrógrada ou estragada com algumas folhas de papel de parede, de preferência lavável se for para uso diário ou a imitar tecido se for puramente decorativo. Nunca tinha pensado nesta ideia? O efeito é incrível…

11. Prateleiras abertas à criatividade

Outro projeto igualmente prático, visualmente agradável e que envolve papel de parede, promete fazer um update muito fashion a qualquer estante aberta. A ideia é forrar o fundo da prateleira, criando um painel surpreendente e atrativo; se a estante não tiver costas, pode forrar uma placa de MDF e fixá-la à mesma ou então aplicá-lo diretamente na parede onde está encostada, para obter o mesmo efeito.

12. Armário com atitude

Um vulgar armário embutido pode ganhar uma nova vida, se aplicar um papel de parede que combine com a decoração do quarto no seu fundo. Um roupeiro antigo ou pouco inspirador pode voltar a seduzir com alguns metros quadrados de papel de parede aplicado diretamente nas suas portas (exterior ou interior), laterais e/ou fundo.

13. Biombo bonito

Um biombo simples ou aquele que já viu melhores dias terá muito a ganhar ser for revestido com um papel de parede apelativo – nem precisa de ser na sua totalidade, basta centrar alguns retângulos, quadrados, círculos ou ovais em cada uma das suas laterais, dos dois lados ou apenas num.

14. Pequenos objetos

Outra forma engraçada de aproveitar pequenos retalhos de papel de parede é utilizá-los para cobrir velhas latas, caixas ou recipientes em vidro – depois é expô-los com todo o orgulho, aproveitando-os para recolher e organizar pequenos objetos no escritório, na cozinha ou até no quarto, para as bijuterias, por exemplo.

15. Porta de papel

Surpreenda quem entra ao forrar uma porta (o exterior ou o interior, ambos pode ser excessivo) com um papel de parede sútil ou excêntrico. Regra geral, este projeto é mais apelativo se o papel for aplicado no lado interior da porta, podendo assim combinar com a restante decoração. Se for do lado exterior, pode destoar com as outras portas do corredor. É ainda uma forma original de introduzir um padrão num qualquer espaço.

 

Crédito Imagem: 1

Decorou ou redecorou um espaço?

Média: 4.4 (63 votos)