Inspiração & Ideias

15 ideias para decorar um quarto de pequena dimensão

Média: 3.4 (7 votos)

Um quarto de pequena dimensão não é sinônimo de bagunça. Há sempre um jeitinho de aproveitar o espaço, por mais pequeno que seja, para decorar. Como? Veja 15 ideias práticas e funcionais para decorar. Inspire-se e decore cada pequeno espaço como se fosse grande.

1. Atenção ao tamanho da cama

A cama é o ponto principal de um quarto, por isso, estude o tamanho do modelo que irá escolher. Lembre-se que se a cama for de grande dimensão, a comodidade e o conforto do quarto pode ser prejudicado.

2. Cama suspensa

Que tal dormir nas alturas? Ter a cama suspensa é uma ideia original para quem deseja ter mais espaço no quarto. Outra opção é fazer em baixo dela um armário ou então um espaço de estudos.

3. Uma cama baú

Se couber nas medidas do quarto de pequena dimensão, opte por uma cama baú. Este modelo é ideal para quem precisa de mais espaço, pois, em baixo do colchão há um baú onde é possível guardar roupas de cama e demais itens.

4. Guarde os itens em baús

O baú é um objeto que, além de ser uma linda peça decorativa, facilita a organização de um espaço. Use-o para guardar itens como roupas de cama e demais acessórios de grande dimensão que não deseja expor junto à decoração do quarto.

5. Aproveite os espaços na vertical

Prateleiras, estantes, armários embutidos, mesinhas de cabeceira… utilize-as para organizar e decorar. Tenha atenção de que as mobílias de linhas em curvas tendem a ocupar mais espaço, por isso, prefira as de linhas em reta, na vertical.

6. Ilumine o quarto

Luz, muita luz para o quarto… afinal, é a luz natural que faz com que o espaço pareça maior. Tire vantagem da iluminação externa, como também do uso de candeeiros ou luminárias que, além de luz, são lindos objetos decorativos.

7. A escolha das cores

São as cores claras que criam a ilusão de um espaço maior, por isso, evite ter como cor principal os tons escuros como, por exemplo, o marrom, o vermelho e o preto para decorar um quarto de pequena dimensão. Entretanto, se é um apaixonado pela cor vermelha, então invista em objetos decorativos desta cor.

8. Aposte nos espelhos

Que outro objeto poderia utilizar para aumentar a dimensão de um quarto de pequena dimensão? Espelhos, claro! Existem diversas formas de utilizá-los a favor na decoração, quer seja no teto, nas portas do armário, na parede…

 9. Use as paredes para criar uma dimensão maior

Terminou a organização do quarto, mas ainda restam algumas peças decorativas? Pendure-as nas paredes, quer seja a televisão, quadros, prateleiras…

10. Listras verticais

Para dar ao quarto de pequena dimensão a ilusão de um espaço maior, opte por incluir papel de parede ou pinte as paredes em listras verticais do teto até ao chão. 

11. Evite iluminação no chão

 Se deseja ter um candeeiro no quarto, evite tê-lo em pé. Coloque-o em cima da mesa de cabeceira ou então fixe-o na parede próxima à cama.    

12. Araras e prateleiras como guarda-roupa

Quer incluir um guarda-roupa no quarto de pequena dimensão, mas não há espaço? Use araras ou prateleiras para organizar as roupas e os calçados. Ambas são soluções criativas, além da vantagem de sempre ter visível o que pode ou deseja vestir, sem o receio de se atrasar por não encontrar aquela peça que tanto quer usar.

13. Nichos

Decorar com os nichos é uma ótima alternativa para poupar espaço no quarto de pequena dimensão e também para substituir a mesa de cabeceira. Use-os para expor livros e revistas ou peças decorativas.

14. Caixas organizadoras

As caixas organizadoras são soluções práticas e bonitas para armazenar objetos, documentos, roupas, etc. Outra possibilidade é usar pallet para criar as caixas organizadoras e fixá-las nas paredes ou então usá-las em forma de estante.

15. Móveis multifuncionais

Considere a possibilidade de ter no quarto de pequena dimensão móveis multifuncionais como, por exemplo, uma gaveta que sirva como mesa de estudos ou então um sofá cama.

 

Crédito Imagem: 1

Decorou ou redecorou um espaço?

Média: 3.4 (7 votos)