Inspiração & Ideias

15 ideias para decorar com livros

Média: 4.1 (16 votos)

Pessoais, transmissíveis ou não, objectos de cultura e de desejo, é difícil encontrar uma casa que não tenha livros. Os seus locais de repouso por excelência são as estantes e as mesas-de-cabeceira, mas como também assumem um papel decorativo, os livros podem ser exibidos com classe e criatividade.

  1. Prefere as tradicionais estantes mas gostava de um look diferente? Em vez de colocar os livros na vertical, exibe-os todos horizontalmente, formando pequenos grupos.
  2. Alterne entre a disposição de livros verticais e horizontais, utilizando ainda pequenos objectos decorativos para dar vida às prateleiras ou estantes. Um pequeno quadro ou escultura pode servir para apoiar os livros ou então disponha objectos decorativos sobre os livros empilhados horizontalmente. No entanto, procure não encher demasiado a estante… caso contrário retirará a atenção dos livros!
  3. Disponha os livros por tamanho, de preferência horizontalmente. Coloque os exemplares maiores no fundo da estante e vá subindo, até terminar com os livros mais pequenos e finos no topo – o efeito pirâmide resulta muito bem.
  4. Uma das formas mais trendy de expor livros numa prateleira ou estante é por cor, ou seja, haverá o grupo dos livros amarelos, dos livros azuis, verdes, pretos e por aí fora… O efeito final é simplesmente espectacular.
  5. Pegue nas suas estantes e deite-as na horizontal; se tiver mais do que uma empilhe-as; agora organize os livros. Uma transformação total que não só poupará espaço (principalmente se tinha mais do que uma estante alinhada lado a lado), como dará uma nova vida a uma velha colecção de livros.
  6. Já foi aqui apresentado um projecto em que umas simples escadas de madeira foram aproveitadas para funcionar, em simultâneo, como estante. É uma ideia ambiciosa, mas o resultado final não podia ser mais criativo.
  7. Talvez o ingrediente que falte na decoração da cozinha seja libertar os deliciosos livros de receitas dos armários e gavetas para os dispor sobre a bancada de trabalho, a própria mesa de refeições ou empilhados sobre um banco de madeira de apoio.
  8. Crie dois montes de livros iguais – de preferência com exemplares grandes e volumosos – e apoie um vidro ou tábua de madeira sobre os mesmos… uma mesa instantânea.
  9. A casa de banho também é um espaço perfeito para decorar com livros, dispondo-os num bonito cesto de verga, numa caixa forrada com tecido ou num banco baixinho. Aproveite para colocar livros dominados por imagens e que são agradáveis de folhear… mas não nos responsabilizamos pelo tempo de ocupação do WC!
  10. Disponha livros debaixo de móveis com pernas altas, sempre com as lombadas voltadas para fora, de maneira a facilitar a procura e também porque visualmente fica mais bonito, principalmente se forem exibidos por cores.
  11. Esqueça os móveis por completo e utilize os livros mais grossos e resistentes que tem para servir de banco ou crie uma simples escultura vertiginosa de livros.
  12. Já foi vista uma exibição em estante onde todos os livros tinham as páginas voltadas para fora, em vez de as lombadas. Embora extremamente original, é uma decoração que, para além de ocupar mais espaço, torna-se bastante restritiva, uma vez que a paleta de cores passa a ser praticamente inexistente. Nada como experimentar para ver!
  13. Instale prateleiras junto ao tecto, ou seja, sobre portas e janelas, para um efeito muito interessante, principalmente se percorrer todo o espaço. Esta é ainda uma excelente dica para poupar espaço ou para colmatar a falta dele numa biblioteca ou escritório já sobrelotado. É a desculpa perfeita para poder finalmente encostar lá uma escada em madeira como se vê nos filmes!
  14. Se tem uma lareira inutilizada, porque não enchê-la com uma selecção dos seus livros preferidos? Será o foco central do ambiente e um excelente tema de conversa, que pode ser alimentada à medida que vai substituindo esses livros por outros, conforme a época do ano, por exemplo.
  15. Não é comum ver livros dispostos na mesa do hall de entrada de uma casa, mas é um local tão bom como qualquer outro, mais até por ser inesperado. A selecção de livros que escolher pode dizer muito sobre si aos seus convidados e será o mote perfeito para estes lhe pedirem alguns emprestados. Desde que devolvam…
Média: 4.1 (16 votos)