Festas & Estações

15 ideias para decorar a casa na Páscoa

Média: 3.8 (27 votos)
Decorações Páscoa

Se a sua casa já deu as boas-vindas à Primavera, então estará já meia decorada para celebrar a Páscoa – uma tradição familiar que junta todos em torno da mesma mesa. Para receber amigos e família com estilo, inspire-se nestas ideias e faça da Páscoa algo muito especial na sua casa.

  1. Os ovos são um símbolo de renascimento, daí a sua ligação íntima à celebração da Páscoa. A decoração mais clássica para a quadra pascal passa pela pintura de ovos – desenhos personalizados, com stencil, carimbos – mas não só. Também podem ser decorados com sobras de tecido, papel de parede ou lã. A utilização de ovos como elementos decorativos requer que estes sejam cozidos em lume brando durante cerca de 10 minutos (para evitar que rachem, se não, pode estragar a decoração!) ou então através do método do sopro: sobre um recipiente e com recurso a uma agulha, fure o ovo em ambas as extremidades; insira a agulha dentro do ovo para perfurar a gema e facilitar a sua extracção. Depois, com uma pequena palhinha, sopre cuidadosamente para dentro do ovo, para que o recheio saia pela outra ponta – aproveitando-o para fazer os doces pascais! Antes de começar a pintar os ovos, enxagúe-os cuidadosamente com água e deixe-os secar ao ar livre (1 ou 2 dias); coloque-os no microondas (15-30 segundos) ou no forno a 160º (5-10 minutos). Depois, é só dar largas à imaginação e criar os seus próprios ovos de ouro!
  2. Na divisão onde irá servir o almoço ou jantar de Páscoa pendure, do candeeiro de tecto, pequenos ovos de plástico, chocolate ou pintados por si, utilizando fitas de cores diferentes – se optar por 2 ou 3 tons pasteis (azul, rosa, amarelo ou verde claro) criará, simultaneamente, um ambiente de Primavera.
  3. Aproveite uma simples coroa de ráfia (já comprada ou confeccionada por si) e cole nela pequenos elementos decorativos ligados à Páscoa, que pode facilmente encontrar numa loja de decoração – ovos, pássaros, pintainhos ou coelhos – e, se quiser, adicione algumas flores artificiais para um visual primaveril. Pendure na porta de entrada para dar as boas-vindas a todos os seus convidados!
  4. Encha uma jarra ou pequenos potinhos de vidro com amêndoas coloridas ou pequenos ovos de chocolate de muitas cores e disponha no hall de entrada, na sala e na cozinha.
  5. Depois de tingir ou pintar uma dúzia de ovos, passe um cordão bonito por todos, criando uma coroa ou uma grinalda para suspender em qualquer local da casa. Se quiser, pode adicionar outros elementos condizentes com os ovos – laços, passarinhos em origami, flores, folhas…
  6. Aproveite as cascas de ovo quase inteiras (é necessário pelo menos ¾ da mesma, com uma abertura no topo) e tinge-as com spray ou corantes alimentares em tons condizentes com a decoração ou então nos tons pastéis típicos da Primavera. Deixe-as secar e depois exibe-as numa base para ovo ou castiçal; coloque no centro de cada casca uma vela flutuante ou tealight (que pode ter de ser ligeiramente recortada se não couber) e acenda. Velas de Páscoa muito originais, para um centro de mesa, uma consola de entrada ou para enfeitar uma casa de banho.
  7. Em alternativa, ou para complementar a ideia n.º 6, substitua as velas por flores em bouquets miniatura.
  8. Se fizer um buffet, procure uma imagem de um coelho ou outro motivo de Páscoa, imprima vários exemplares e recorte. Cole em pauzinhos de madeira ou palitos e espete em cada prato, aproveitando o papel para identificar cada delícia. Pode utilizar o mesmo processo para criar divertidos marcadores de mesa.   
  9. Para marcadores verdadeiramente pascais, pinte um ovo com as iniciais ou o nome de cada convidado e disponha-a numa base para ovo ou então numa pequena coroa de ráfia ou de ramos construída para o efeito.
  10. Outra ideia de marcador passa pela utilização de coelhos de Páscoa de chocolate, sem o seu papel de embrulho e envergando uma etiqueta com o nome de cada convidado.
  11. Utilizando velas brancas de vários tamanhos, aplique-lhes pés de relva, flores ou motivos pascais, pintando-os com recurso a stencils ou aplicando autocolantes – bonitas para enfeitar uma lareira, mesa de apoio ou casa de banho – a escolha é sua.
  12. Tire dos armários todos os cestos que tem guardados – em plástico, verga ou estanho – e enfeite-os com ráfia colorida, ovos pintados e, claro, coelhinhos de chocolate. Retire estes últimos do papel de alumínio onde normalmente vêm embrulhados e exponha-os “ao natural” – são mais bonitos assim! Disperse os cestos pela casa.
  13. Se não tiver cestos ou quiser variar, aproveite tigelas simples para construir bonitos “ninhos de Primavera”: cubra a tigela com fita-cola dupla e vá enrolando lã numa cor apelativa em torno da tigela até a cobrir por completo; encha com guloseimas de Páscoa.
  14. Aproveite molduras já existentes, preferencialmente as mais fundas, para fazer um quadro de Páscoa. Remova as fotografias, forre o fundo com uma folha de papel colorido e cole metades de ovos previamente pintados. Dispunha numa mesa ou pendure.
  15. Encha pequenos cestos com musgo ou ráfia e guloseimas da Páscoa; ate um grande laço condizente à volta, colocando na cadeira de cada convidado, como lembrança. Em alternativa, adquira pequenos sacos de oferta com motivos pascais ou primaveris; encha-os com ráfia colorida, coelhos de chocolate e amêndoas!

Como decorar ovos para a Páscoa – vídeo demonstrativo

Média: 3.8 (27 votos)