Inspiração & Ideias

13 ideias para decorar a lareira

Média: 4.1 (19 votos)
Lareira decorada

O Inverno é sinónimo de frio e, dentro de casa, isso significa bons momentos passados em frente à lareira. Peça central em qualquer divisão, a lareira também pode ser alvo de uma decoração cheia de personalidade – inspire-se nestas ideias e dê ainda mais vida à lareira.

  1. O espaço sobre a lareira é sempre um ponto de destaque para obras de arte – com ou sem iluminação directa – ou então para espelhos grandiosos ou peças decorativas de grande porte, incluindo relógios.
  2. Aproveite o espaço sobre a lareira para colocar um LCD de parede e crie um verdadeiro centro de entretenimento em torno de um fogo aconchegante. Os únicos cuidados a ter é certificar que essa parede não aqueça mais de 90ºC quando a lareira estiver a arder; e que seja oca, de forma a poder acomodar todos os fios eléctricos.
  3. Transforme a parede sobre a lareira numa verdadeira galeria de arte, ao pendurar molduras idênticas com fotografias a preto e branco; ou então com fotos de família a cores para um visual mais relaxado.
  4. Dê mais vida à lareira ao pintá-la com uma cor forte e ousada, ou então com a aplicação de papel de parede ou de um stencil autocolante divertido e decorativo. Se a lareira for em pedra ou em tijolo, uma nova cor – como branco ou preto – pode ser o suficiente para dar uma nova vida a uma velha lareira. Mais uma vez, a única preocupação a ter em conta é a temperatura de aquecimento que a lareira atinge uma vez acesa.
  5. Dispor objectos sobre a prateleira da lareira nem sempre é fácil e pode rapidamente encher e tornar a superfície demasiada cheia. Para conseguir uma boa simetria em termos decorativos, comece por colocar um objecto de maiores dimensões no centro, ladeado de um par de objectos de cada lado. Este par não tem de ser exactamente igual, apenas semelhante, para criar a tão desejada harmonia.
  6. Para quem prefere um look mais ousado no que toca à decoração da lareira, nada como um visual mais assimétrico – o que implica dispor, em simultâneo, objectos decorativos horizontais e verticais, sem ser em linhas rectas e brincando com as proporções, ou seja, algumas peças ou molduras devem ser maiores, enquanto outras são menores. O efeito será qualquer coisa de dramático…
  7. A prateleira que muitas vezes serve de suporte à lareira é uma superfície que pede para ser bem decorada – pode ser o local ideal para dispor todos os passepartouts, para exibir uma colecção de jarras de vidro, para colocar velas de diferentes tamanhos, para acolher livros e transformar-se numa mini-biblioteca, para receber dois candeeiros e tornar ainda mais aconchegante o recanto da lareira.
  8. Também dentro da lareira há espaço para a decoração! No Verão, quando a lareira não é utilizada ou nos casos de simplesmente não ter por hábito acender a lareira, aproveite o seu espaço interior com uma decoração criativa: encha a lareira com velas, lenha, pinhas ou, porque não, livros. Pode ainda ser o local perfeito para dispor uma colecção de carros vintage; para exibir um candeeiro em forma de bola; ou para colocar um cesto com revistas, mantas ou almofadas.
  9. Se a lareira não possuir a típica prateleira de apoio, pode sempre afixar uma ou várias para decorar ao seu gosto; em alternativa, pode suspender uma prateleira do tecto, com recurso a correntes brancas, pretas, douradas ou prateadas.
  10. Menos também é mais e para conseguir um look minimalista na lareira, basta decorá-la com uma peça grande e vistosa. Tenha cuidado com o uso de peças muito pequenas na decoração da lareira, uma vez que a tendência é para estas ficarem mais “perdidas”.
  11. A base da lareira também não deve ser descurada e, para além de albergar os utensílios típicos da mesma, pode ser avivada com um cesto em verga repleto de pinhas ou lenha; ou ainda por uma colecção de velas de várias cores e tamanhos.
  12. As flores – naturais ou artificiais – emprestam uma lufada de ar fresco a qualquer lareira e combinam na perfeição com o seu visual, quer seja elegante ou informal. Um arranjo floral no centro da lareira ou numa ponta, com um candelabro na outra, é outra opção válida para dar um toque de glamour à lareira lá de casa.
  13. A lareira é um espaço cuja decoração pode e deve ser periodicamente refrescada. Para além de permitir a actualização constante da decoração de qualquer divisão – com pouco trabalho e custos inerentes – nunca se torna monótona! Para além disso, é um recanto que pode ser decorado conforme as estações do ano: com flores na Primavera, com pedras e conchas no Verão, com folhas e abóboras no Outono e com a decoração natalícia no Inverno.
Média: 4.1 (19 votos)