Inspiração & Ideias

11 dicas para uma decoração oriental

Média: 5 (3 votos)

A decoração oriental busca uma fusão de vários estilos, desde o japonês, chinês até o asiático e indiano… A procura de ideias para uma decoração oriental? Veja 11 dicas para trazer o oriente para dentro de casa!

1. Objetos orientais

O uso de objetos orientais como, por exemplo, pequenas estátuas de Buda ou jade, pinturas de rolagem asiática, chapéus orientais, um ou dois divisores de quarto shoji, além de almofadas em tons de cobre e alguns adereços asiáticos… são capazes de inserir, de forma simples, uma decoração oriental pelas divisões da casa. Experimente!

2. Cores da natureza

A maioria das decorações orientais é inspirada em cores da natureza, e muitas vezes, tenta imitar e reinterpretar tons naturais para harmonizar um espaço. Opte por decorar um quarto ou uma sala de estar em estilo oriental com cores neutras, creme suave, azul claro e até mesmo um tom cinzento para tornar o espaço elegante e muito, mas muito harmonioso.

3. Cores vibrantes

A decoração oriental também possui uma paleta de cores vibrantes como o vermelho, rosa e roxo. Se o desejo é tornar a decoração mais luxuosa, as sutis misturas de tons pretos e dourados são perfeitas para tornar uma sala de estar mais requintada.

4. Harmonia e equilíbrio

Além da harmonia entre as cores, é necessário um equilíbrio entre as diferentes texturas e os elementos que compõem um ambiente. Ao decorar com o estilo oriental, pense em divisórias de vidro, decoração com pedras naturais, piso de madeira, cortinas de bambu, cores que se complementam e algumas texturas orgânicas… são algumas ideias para uma decoração oriental harmoniosa e equilibrada.

5. Som de água

A utilização do som da água nos ambientes orientais é ideal para criar uma atmosfera de equilíbrio, simplicidade e contato com a natureza. Reserve um espaço num recanto da casa para expor uma fonte de água na sala de estar, no quarto ou então no hall e entrada para dar as boas-vindas aos convidados. Para potencializar uma atmosfera oriental, incremente a decoração com a exposição de velas, incenso, bonsai...

6. Fusão de estilo

A fusão de vários estilos é uma peculiaridade da decoração oriental. O estilo japonês é naturalmente simples, minimalista e o que mais se aproxima da natureza. Uma decoração tradicional japonesa é muito mais expansiva, recebendo destaque com o uso das cores vermelhos régio, ouro pródigo, jade e tons de roxo em pelúcia. Já o estilo indiano é colorido, ousado e celebra a vida, apresentando motivos tradicionais e ícones culturais. O estilo asiático caracteriza-se pelo uso de peças de arte e tecidos indianos. Na dúvida… experimente uma fusão destes estilos para criar um verdadeiro ambiente oriental!

7. Iluminação

A iluminação oriental acrescenta elegância em qualquer ambiente. Experimente iluminar o quarto com um cordel de lanternas japonesas ou então expor velas aromáticas no banheiro e um candeeiro marroquino na sala de estar. Se pretende uma decoração oriental mais dramática e autêntica, experimente o uso de uma lanterna chinesa ou asiática. A iluminação oriental adiciona um toque étnico e uma decoração moderna com uma fusão cultural lindíssima.

8. Design sustentável e orgânico

A decoração oriental também possui um estilo sustentável e orgânico! Pedras polidas, cortinas de bambu, tatames intrinsecamente ligados, além de vasos de plantas e arbustos que trazem uma vibração realmente oriental.

9. Aromas orientais

Os aromas orientais são sinônimos de sedução. Perfume a casa e fortaleça as boas vibrações do estilo oriental. Espalhe velas aromáticas, incensos de sândalo e flores pela casa. 

10. Decoração minimalista

Nada de exageros, somente o essencial! O estilo oriental japonês apresenta linhas retas e bem definidas, perfeitas para os apaixonados por uma decoração minimalista que busca equilíbrio e valoriza um espaço com muita sofisticação. Entretanto, se desejar alguns pontos de interesse para quebrar a sobriedade, opte por inserir alguns elementos decorativos como pássaros, leques, almofadas, bambu, entre outros elementos tradicionais japoneses.

11. Místico e rústico

Têxtil de cores vibrantes e objetos em madeira trabalhada compõem um estilo oriental mais místico e rústico, uma decoração que é característica dos países do sudeste asiático como a Tailândia e a Indonésia. Para ter este estilo destacado nos ambientes da casa, basta expor alguns elementos decorativos de bambu, madeira, fibras naturais e complementá-los com têxtil em cores vibrantes ou quentes.

 

Créditos Imagens: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12

Decorou ou redecorou um espaço?

Média: 5 (3 votos)