Festas & Estações

10 ideias para decorar uma mesa para a Páscoa

Média: 4.1 (22 votos)

As datas mais festivas de qualquer calendário acabam sempre por reunir, em torno de uma boa mesa, os familiares e os amigos. A Páscoa não é exceção e, porque os olhos também comem, exige-se que essa mesa esteja bem decorada: inspire-se e esmere-se!

1. Centro de mesa apelativo

Numa mesa bem-posta e onde vai haver festa, não pode faltar um centro de mesa bem apelativo – a Páscoa também o exige e existem muitas ideias inspiradoras para criar um centro de mesa pascal que todos vão admirar!

2. Toalha de mesa

A toalha é um elemento crucial para a decoração de qualquer mesa e um que permite bastante criatividade: se tem uma toalha branca mais velha e até com algumas nódoas que queira esconder, perfeito! Se não, compre uma toalha branca lisa e econômica, bem como tintas para têxteis. A seguir, pesquise imagens de Páscoa que gostaria de incorporar na toalha, imprima e recorte cuidadosamente, deixando uma boa margem à volta da imagem. Coloque a imagem no local da toalha pretendida e pinte o seu interior cuidadosamente – repita com a quantidade/variedade de cores/imagens que desejar. Deixe secar bem antes de utilizar a sua nova toalha de Páscoa. Se não quiser “arriscar” em algo tão grande, pinte antes um pequeno runner para o centro da mesa ou os guardanapos.

3. Ovos de Páscoa

Uma decoração de Páscoa exige ovos de Páscoa e a mesa decorada para comemorar essa data não é exceção. Desde encher taças de vidro com ovos de chocolate (com ou sem o seu papel de embrulho) a expor ovos decorados num cesto ou travessa de vários andares, não faltam ideias… e formas criativas e elegantes de decorar ovos de Páscoa.

4. Marcador de lugares

Crie marcadores de lugares personalizados para todos os convidados, com recurso a ovos cozidos e autocolantes em forma de letras – veja o tutorial aqui!

5. Cordel de Páscoa

Recorte várias silhuetas de um coelho de Páscoa ou de ovos de Páscoa para fazer um cordel que pode ser suspenso nas costas das cadeiras de cada convidado. Escolha uma cor diferente para cada cadeira ou então crie grinaldas monocromáticas onde apenas varia o tom da cor escolhida.

6. Coloridas amêndoas

As coloridas amêndoas de Páscoa são outro elemento festivo desta quadra que podem ser facilmente convertidas em elemento decorativo: espalhadas pela mesa; a encher pequenos frascos de vidro; a flutuar numa jarra transparente, com ou sem flores; coladas em torno de um rolo de papel higiênico (dividido em 2 ou 3) para criar argolas de guardanapo originais…

7. Decorar com velas ou flores

Adquira velas em forma de ovos de Páscoa ou então molde as suas próprias a partir de velas que já possa ter e coloque uma em cada lugar, disposta sobre uma base ou copinho para ovo cozido. Na hora da refeição, acenda cada vela para um efeito mais acolhedor! Outra ideia original para decorar uma mesa de Páscoa com velas, passa por aproveitar as cascas de ovos, pintá-las e expor no seu centro uma pequena tealight (para depois apoiá-los numa base ou copinho para ovo cozido). Pode, também, substituir as velas por pequenas flores para um efeito igualmente bonito.

8. Chocolates de Páscoa

Aproveite os chocolates de Páscoa – nos seus mais variados formatos (coelhos, ovos, flores, borboletas…) – para criar pequenos cenários pascais sobre a mesa. Para um efeito mais natural e apelativo, retire os chocolates do seu papel.

9. Detalhe nas cadeiras

Pendure em cada cadeira, um ovo de Páscoa decorado e envolta um bonito laço que também serve para suspendê-lo. Se optar por ovos de plástico que podem ser abertos, encha-os de guloseimas ou outras pequenas surpresas para cada convidado poder levar para casa.

10. Guardanapos em forma de coelho

Uma decoração de Páscoa pode tornar-se muito criativa à mesa se dobrar os guardanapos em forma de coelho de Páscoa… os seus convidados vão adorar e a mesa vai ganhar outra vida! Veja como fazê-lo aqui.

 Créditos Imagens: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11

Decorou ou redecorou um espaço?

Média: 4.1 (22 votos)