Festas & Estações

10 ideias para coroas de Natal

Média: 4 (38 votos)
Coroas de Natal

Por esta altura do ano, as coroas de Natal adornam casas por toda a parte. Tradicionalmente em forma de círculo – que significa eternidade – o costume de as pendurar nas portas de entradas está relacionado com a crença de que este símbolo trará sorte e alegria no novo ano. Nesta quadra, em vez de optar por uma coroa adquirida numa loja, confeccione o seu próprio símbolo de sorte natalina.

1. Coroa base

Para quem pensa que não terá muito jeito para criar uma coroa de Natal do zero, pode sempre adquirir uma coroa artificial básica – apenas a estrutura circular composta por folhas de pinheiro, envolta em ráfia ou outro material simples – e decorá-la ao seu gosto. Em contrapartida, pode utilizar uma forma circular em madeira ou então moldar um cabide em metal para obter o formato oval ou circular desejado, aproveitando o gancho para, com um fio de sediela preso a algumas tachas no topo da porta, exibir a sua coroa. Depois, inspire-se nestas dicas para a decorar com recurso estratégico a fita adesiva transparente e/ou uma pistola de cola: pendure pequenos ornamentos (bolas, estrelas, sinos, cristais), presentes miniaturas, pinte-a com um spray dourado ou branco, laços com fita natalina, iluminação artificial, velas, figuras de Natal…

2. Coroa romana

Colocar uma coroa de Advento na porta de casa é uma tradição com raízes desde a civilização romana. Enfeitada com ramos de pinheiro, pinhas e bagos vermelhos, e também com as velas que simbolizam o sol. O modelo mais tradicional das coroas natalinas é sempre um favorito e um sucesso decorativo garantido.

3. Coroa natural

Utilize três ou quatro camadas de ramos secos para formar a coroa e adicione alguns elementos naturalmente encantadores: castanhas, nozes, avelãs, bolotas e folhas de carvalho secas. Para assegurar o tom festivo, nada como incluir também algumas bagas vermelhas.

4. Coroa minimalista

O simples pode ser sempre sensacional e esta coroa de Natal – criada apenas com recurso a pinhas dos mais variados tamanhos que são coladas à base escolhida – é prova disso!

5. Coroa de neve

Com recurso a lã branca ou bolas de algodão, confeccione pompons de vários tamanhos e cole-os na base da coroa (de preferência de madeira ou de cartão resistente). Complete o visual com algumas folhas pequenas, pintadas de prata, e pendure com um laço de cetim largo, nos mesmos tons.

6. Coroa floral

Desafie as tradições ao incorporar flores na coroa de Natal, podendo ser verdadeiras ou artificiais, só terá de considerar se vai querer ou não que a coroa resista de ano para ano. Experimente juntar, a uma base com ramos secos ou de pinheiro, cravos vermelhos, lírios, camélias, hortênsias, rosas brancas ou vermelhas. Termine com algumas pinhas intercaladas, no seu estado natural, cobertas com brilhantes ou pintadas numa cor condizente com as flores.

7. Coroa de ofertas

Recolha pequenas caixas de vários formatos, de preferência leves (como as de bijuteria ou joalheria) e embrulhe-as em papel festivo, terminando com laços e fitas de cores que combinem. Depois, fixe os presentes numa base circular de madeira e finalize com um grande laço festivo fixado no topo.

8. Coroa doce

Adicione, a uma coroa base da sua escolha, paus de canela, nozes, candy canes, chocolates e outros bombons natalinos. Para juntar o divertido ao delicioso, acrescente pequenas figuras de Natal – bonecos de neve, Papai Noel, Mamãe Noel, renas, anjos – em madeira ou plástico.

9. Coroa festiva

Recorra a bolas de Natal de vários tamanhos ou todas iguais (a escolha é sua), em duas ou três cores e utilize a pistola de cola quente para as fixar a um círculo em madeira. Se quiser outra alternativa, faça o mesmo com grinaldas brilhantes de diferentes tipos. Para um toque extra especial, junte ramos de pinheiro por baixo, ficando estes ao longo da borda da coroa ou então fixe este arranjo a uma base artificial de pinheiro ou de outra verdura. Mais festivo do que uma coroa com bolas de Natal é impossível!

10. Coroa de feltro

Se os trabalhos manuais são uma paixão, experimente criar uma coroa de feltro, recortando a base em feltro verde e enchendo-a com algodão ou espuma para lhe conferir um formato mais real. Depois, recorte ornamentos a partir de feltro de outras cores, intercalando com pequenas bolas, brilhantes e cristais. Um projeto que pode até ser feito com as crianças, para guardar e exibir todos os anos!

 

Créditos Imagens: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10
Média: 4 (38 votos)