Festas & Estações

10 ideias para centros de mesa de Outono

Média: 4.2 (21 votos)
Folhas secas para decoração

Com a chegada do Outono, voltamos as atenções para dentro de casa, onde também voltamos a passar mais tempo. Para além de uma decoração condizente, esta bonita estação do ano é também a altura em que convivemos mais em torno de uma boa refeição e de uma lareira convidativa, por isso, não descure a decoração da sua mesa, com estas ideias de inspiração outonal.

  1. Abóboras com arte: o que seria do Outono sem as suas abóboras laranjas a animar até os dias mais cinzentos? Um recurso natural desta época que, sendo maravilhoso na cozinha, não fica nada atrás enquanto elemento decorativo. Com uma faca apropriada para o efeito corte uma tampa no topo da abóbora e retire o recheio; depois, desenhe ou cole algum motivo abstracto sobre a mesma e recorte; retire o que caiu para dentro da abóbora ao cortar, coloque uma vela dentro da mesma, acende-a e feche com a tampa. Um centro de mesa agradável, quer seja uma abóbora iluminada ou várias abóboras miniatura.  
  2. Conjunto campestre: para uma decoração mais rústica, reúna três ou quatro vasos em barro, antigos e gastos, enchendo-os com um ou dois ramos de árvore repletos de folhas coloridas, bagos ou então uma mão cheia de espigas de trigo secas. 
  3. Disposição deliciosa: reúna várias taças em vidro, de tamanhos distintos e, de preferência, com pé. Depois, basta encher cada uma com pequenas abóboras, maçãs vermelhas e verdes, castanhas, bagos, nozes e outras delícias da época. Disponha no centro da mesa e abra logo o apetite aos seus convidados!
  4. Verga & Velas: os cestos de verga combinam na perfeição com os dias de Outono, por isso, utilize um cesto ou prato de verga num tamanho adequado à mesa, para exibir velas cor de laranja ou castanhas, pequenas abóboras, pinhas, folhas e até algumas flores para conseguir aquele toque de arranjo floral. Se não tiver nenhum recipiente em verga, opte por um em branco, para fazer sobressair as cores da estação.
  5. Coroa outonal: as coroas não estão exclusivamente reservadas às portas, podendo perfeitamente assumir o lugar de destaque enquanto centro de mesa. Cole musgo sobre um pedaço de madeira ou de esponja redondo ou oval, para depois colar sobre o mesmo, várias abóboras pequenas. O musgo pode ser substituído por folhas secas e as abóboras alternadas com pinhas ou bolotas, se preferir adicionar mais cor e textura.
  6. Trigo triunfante: escolha um recipiente que condiga com a decoração da mesa – a ideia é ser baixo – e coloque uma esponja de florista no centro. Espete a esponja com espigas de trigo secas até formar um bonito conjunto, envolvendo-o, no final, com uma fita em cetim numa cor contrastante. Utilize ráfia, castanhas ou bolotas para cobrir a esponja.
  7. Vaso laranja: a abóbora volta a ser o centro de atenções, mas desta feita em forma de vaso – em vez de utilizar a habitual jarra de vidro ou de estanho para criar um centro de mesa, utilize uma abóbora! Abre-a e retire o recheio, aproveitando o espaço para criar um arranjo floral inesperado. Para facilitar o processo, pode colocar uma esponja de florista dentro da abóbora e não elabore um arranjo muito alto, uma vez que a graça está no facto de as flores, folhas e ramos ficarem apenas ligeiramente acima da abertura da própria abóbora.
  8. Luz de Outono: Agrupe nove velas de tamanho médio-grande – todas da mesma cor (escolha um tom outonal como o vermelho, castanho ou laranja) – e forme um rectângulo, em torno do qual cola uma fita em cetim larga. Disperse folhas secas ou ramos de bagos em torno do conjunto, para esconder a base. 
  9. Dois-em-um: um centro de mesa que também funciona como marcador de lugar é uma ideia original que todos vão adorar! Adquira várias abóboras pequenas, ou seja, uma para cada convidado e, com um stencil, escreva ou recorte o nome de cada pessoa na abóbora; em alternativa, utilize um palito e alguns quadrados de papel para criar uma bandeira com cada nome, que é depois espetada na abóbora. Disponha no topo de cada prato ou junto dos copos para um efeito laranja irresistível.
  10. Chim-chim: Junte vários copos em vidro – misture copos grandes, pequenos, com e sem pé – e encha-os com água. Coloque abóboras miniaturas a flutuar em cada copo e disponha sobre o centro da mesa. Um brinde ao Outono!
Média: 4.2 (21 votos)