10 ideias criativas para decorar escadas

Média: 3.3 (6 votos)

Zona de transição, subimos e descemos as escadas da nossa casa sem se quer alguma vez pensar que estas também podem ser decoradas. Quer queira decorar as escadas em si ou simplesmente destacar a parede que as acompanha – e assim conferir mais estilo às suas escadas – estas são 10 ideias que vai certamente gostar!

1. Papel de parede

Se gosta de papel de parede, mas ainda não se aventurou na sua aplicação, a
parede que acompanha as escadas pode ser o cenário perfeito para receber um papel de parede divertido e original, dando um destaque inesperado a um espaço muitas vezes esquecido. Para quem procura uma decoração mais ousada, pode sempre aplicar o papel de parede no painel frontal de cada degrau…vai ser difícil olhar para cima enquanto sobe as escadas!

2. Com objetos de decoração

Objetos de decoração como velas ou lanternas são outra boa alternativa para dar vida a umas escadas simples e monótonas – basta pousar uma vela ou uma lanterna em degraus alternáveis para criar uma escadaria com muito estilo. Se existir um patamar a meio das escadas, aproveite e decore-o com uma poltrona, uma escultura ou outro objeto decorativo com impacto. 

3. Com espelhos

Um espelho grande ou um conjunto de vários espelhos pequenos é outra sugestão para iluminar e decorar a parede de acompanhamento das escadas – especialmente indicado se essa divisão é apertada e/ou escura.

4. Pintar as próprias escadas

A forma mais literal de decorar umas escadas – de forma vistosa e original – é pintar as próprias escadas! Pode ser apenas os degraus ou parte dos mesmos, pode ser apenas o corrimão ou então o conjunto todo… com esta decoração, as escadas vão tornar-se instantemente num dos pontos-chave da decoração da casa!

5. Autocolantes criativos

Um autocolante ou stencil de grandes dimensões ou vários stencils pequenos são uma forma simples, rápida e low-cost de transformar uma escada normal numa escada fora do normal – quer aplique na parede, quer aplique na parte da frente dos degraus!

6. Galeria de fotografias 

Sempre quis agrupar e exibir as fotos de família numa única parede lá de casa? E se essa parede fosse a das escadas? Não haverá melhor sítio e o efeito final é muito amoroso…

7. Tinta de ardósia ou magnética

Se tem crianças ou artistas em casa, pintar a parede das escadas com uma boa camada de tinta magnética ou de ardósia é uma forma de poder renovar a decoração desse espaço sempre que lhe apetecer…

8. Exibir uma coleção

A parede das escadas também pode ser um bom espaço para exibir uma coleção – seja ela de pratos, bonés, sinalética, capas de discos ou qualquer outro objeto que possa ser facilmente pendurado. Se forem objetos impossíveis de pendurar, pode afixar umas prateleiras e assim exibi-los. Finalmente, um local de destaque para a sua querida coleção!

9. Com arte contemporânea

Crie a sua própria galeria de arte contemporânea dentro de casa, usando para isso a tela branca que é a parede de um vão de escadas – pura inspiração sempre que subir e descer as escadas.  

10. Com têxteis

Um tapete ou uma manta com cores engraçadas ou um padrão original pode ser exatamente aquilo que as escadas pedem – basta pendurar na parede e terá uma transformação instantânea daquele espaço. Outro tipo de têxtil que pode enquadrar na decoração das escadas – principalmente se estas forem largas e compridas – são pequenas almofadas, que podem ser casualmente pousadas, escada sim, escada não.

 

Créditos imagens: 1,2,3,4,6,7,8,9

 

Média: 3.3 (6 votos)