Inspiração & Ideias

10 formas originais de decorar com biombos

Média: 3.8 (18 votos)
Decorar com biombos

Polivalentes, quer em termos práticos, quer em termos estéticos, a utilização de biombos na decoração tem vindo a ganhar importância na valorização e organização de qualquer espaço. Apresentados sob diversos tamanhos e materiais, os biombos decorativos têm inúmeras vantagens: desde ajudarem a criar recantos de maior privacidade sem o peso de uma parede ou como substituto de outros elementos, os biombos podem ainda ser facilmente movidos de um lugar para outro – o que permite alterar a decoração sempre que quiser. Está com vontade de introduzir um biombo na decoração lá de casa?

1. Cabeceira de cama criativa

 Cabeceira de cama criativa

Se está farto da cabeceira da sua cama ou a sua cama simplesmente não tem cabeceira e gostaria que tivesse, mas procura uma solução original… porque não usar um biombo? Começando pelos biombos de madeira e passando pelos biombos de tecido ou de ferro, existem modelos nos mais variados estilos e que, colocados na cabeceira da cama, não só transformam esse móvel, como toda a decoração do quarto. O biombo que tem não se enquadra nessa decoração? Pinte-o, forre-o com tecido ou papel de parede, vire-o ao contrário…

2. Biombo ou quadro de inspiração?

Biombo ou quadro de inspiração?

Na decoração, um biombo pode perfeitamente servir como uma quadro de inspiração… seja num quarto de vestir com os looks para a semana, seja num escritório, onde se pode fixar/pendurar elementos alusivos ao trabalho que desenvolvemos. Inspiração diária para a sua decoração…

3. Embelezar paredes com biombos

Embelezar paredes com biombos

Um biombo decorativo é perfeito para esconder paredes que possam ter fissuras ou manchas de humidade, podendo ainda ser usado para exibir fotografias ou pequenas obras de arte no caso de, por exemplo, viver numa casa alugada onde não possa furar as paredes.

4. Separação decorativa

Separação decorativa

Muitas casas carecem de uma barreira física, como uma parede ou uma porta, que divide as divisões. Por exemplo, se abre a porta da rua e entra diretamente para a sala, usar um biombo decorativo pode não só criar a ilusão de um hall de entrada, como resguarda a privacidade da sala, tornando-a simultaneamente mais acolhedora. Um biombo decorativo que cria uma separação decorativa…

5. Biombo em vez de cortinas

Biombo em vez de cortinas

Já alguma vez pensou em substituir as cortinas por um biombo? Para além de ser uma ideia funcional, torna-se um elemento decorativo muito criativo. Uma boa opção para aquela divisão da casa que ainda não tem cortinas ou para aquela porta de vidro que requer alguma privacidade que não fechar o estore!

6. Criar uma sala de jantar mais intimista

Criar uma sala de jantar mais intimista

Nas maiorias das casas, há uma divisão que serve simultaneamente de sala de estar e sala de jantar: se a ideia é separar os dois, quer porque têm estilos de decoração diferentes ou até porque deseja criar um ambiente mais intimista, um biombo pode ser uma solução muito criativa. O biombo vai criar uma divisão entre a sala de estar e a sala de jantar e o resultado será uma sala de refeições mais intimista e uma sala de estar mais confortável, criando ainda a ilusão de dois espaços. Um biombo decorativo pode funcionar igualmente bem na sala se a ideia passa por criar uma zona de trabalho ou de brincadeira.

7. Biombos na decoração do quarto das crianças

Biombos na decoração do quarto das crianças

Com a chegada de um bebê à família, um dos grandes prazeres é precisamente a decoração do quarto do bebê. Neste contexto, pode recorrer a um biombo para criar uma divisão que separe o berço do fraldário, por exemplo. Existem biombos com decoração infantil, o que torna o quarto ainda mais lindo, sendo que pode continuar a ser usado na decoração do espaço, de diferentes formas, à medida que a criança vai crescendo.

8. Aumentar o potencial de um espaço pequeno

Aumentar o potencial de um espaço pequeno

Se a casa for pequena, como é o caso dos estúdios, ter todas as divisões concentradas numa só pode tornar a casa um pouco caótica. O uso de biombos decorativos pode ajudar a delimitar áreas distintas, separando a zona de refeições da zona de descanso, por exemplo. Opte por biombos leves e translúcidos, de forma a não tornarem esse espaço pequeno muito pesado ou ainda mais apertado.

9. Criar uma zona de leitura

Criar uma zona de leitura

Se gosta de um bom livro e adora poder saboreá-lo num recanto da sala ou do quarto, usar um biombo para criar um espaço aconchegante e exclusivamente dedicado à leitura pode ser uma boa ideia. Acrescente um cadeirão confortável, um bom candeeiro de pé e voilá, um cantinho de leitura bem zen…

10. Biombo ao ar livre

Biombo ao ar livre

Adora biombos mas não tem espaço para colocar um dentro de casa? Não faz mal: leve-o para a varanda ou para o pátio e transforme a decoração de exterior num abrir e fechar de olhos!

 

Céditos Imagens: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10

Decorou ou redecorou um espaço?

Média: 3.8 (18 votos)