Festas & Estações

10 dicas para decorar a lareira no Natal

Média: 3.4 (18 votos)

Além da árvore de Natal, a lareira é um ponto central da decoração natalina e existem mil e uma ideias para criar, nesse espaço, um recanto verdadeiramente mágico e em sintonia com a quadra. Nós apresentamos-lhe algumas…

1. Naturalmente belo

Não há nada mais belo no Natal do que alguns galhos de pinheiro expostos sobre uma lareira com azevinho e fitas vermelhas intercaladas pelo meio! Se quiser conferir um pouco de altura a esta decoração, coloque duas plantas poinsettia (“flor-do-Natal”) sobre a superfície da lareira, uma em cada ponta.

2. Postais de Natal

Postais de Natal

Quer melhor local de exposição para os seus postais de Natal do que sobre a lareira? Aproveite este espaço para pousar os postais que vai recebendo ao longo de toda a quadra ou então, se optar por colocar ornamentos natalinos, basta pendurar uma grinalda de uma ponta à outra e suspender os postais sobre a mesma. Uma decoração de Natal instantânea e que pode ser atualizada diariamente.

3. Presépio elevado

Presépio elevado

Aproveite todo o espaço existente na superfície da lareira para expor o seu presépio como deve ser. Inspire-se e adicione ráfia à cabana de Jesus e algodão para simular neve lá fora. Complete com uma iluminação suave ou um conjunto de pequenas velas para iluminar cada ponto do presépio.

4. Coroa natalina

Coroa natalícia

As belas coroas de Natal não têm de ser exclusivas das portas, pois, podem também ter como palco a lareira. Simplesmente encostada ou pendurada na própria parede da lareira, torna-se um complemento muito elegante de qualquer decoração natalina. Se tiver um espelho sobre a lareira pode pendurá-la sobre a mesma e adicione umas luzes para tornar o ambiente ainda mais mágico.

5. Meias e sapatinhos

Meias e sapatinhos

Manda a tradição que se pendure as meias na lareira ou então que se coloque os sapatinhos na sua base, para que o Papai Noel os possa encher de coisas boas! Quer uma decoração mais natalina do que esta? Adquira uma meia para cada membro da família e utilize tinta ou uma caneta brilhante para escrever o nome de cada um na mesma. Quer inovar em matéria de sapatinhos? Pendure antes um ou dois pares de patins de gelo na lareira e crie um ambiente de neve em torno dos mesmos.

6. Uma só cor

Está pensando numa decoração natalina chique e moderna? Enfeite a lareira com uma só cor – dourado, prateado, branco, vermelho… – e diversifique em termos de peças, misturando velas, bolas e estrelas, por exemplo, mas todas da mesma cor.

7. Brincadeiras de Natal

Bonecos de neve na lareira

Desperte a criança que há em você e elabore uma decoração de Natal divertida para a lareira: exponha bonecos de neve, soldadinhos de chumbo, bailarinas do “Quebra-Nozes”, Papai Noel, Mamãe Noel, renas, anjos e alguns adereços como um trenó recheado de chocolates ou globos de neve. Se quiser proporcionar um ar ainda mais aconchegante à lareira, forre a sua superfície com uma bonita manta, antes de expor as diferentes figuras.

8. Sabores natalinos

Doces natalícios

Faça da lareira uma vitrine de sabores de Natal irresistíveis! Encha diversas taças e frascos de vidro de tamanhos diferentes com as guloseimas da época: chocolates, candy canes, balas coloridas, bolachas de gengibre, paus de canela, frutos vermelhos, nozes, castanhas, maçãs, laranjas, tangerinas… Se quiser, preencha os espaços em torno das taças com neve artificial…

9. Presentes perfeitos

O espaço sobre a lareira é o local ideal para exibir alguns presentes de Natal: componha uma “vitrine” de presentes pequenos, médios e grandes, embrulhadas em papéis distintos, mas combinados entre si. Ninguém vai ficar indiferente a esta decoração e acaba por libertar algum espaço debaixo do pinheiro para os presentes maiores e para o presépio!

10. E lá dentro?

Decoração de lareira

Se não utiliza a lareira, também pode decorar o seu espaço interior de várias formas: com lenha e neve artificial, com ramos de pinheiro e velas, com um arranjo de bolas EG e musgo, com uma coleção de Papai Noel ou outros ornamentos. No que toca ao Natal, qualquer decoração pode ser mágica!

 

Créditos Imagens: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10

Decorou ou redecorou um espaço?

Média: 3.4 (18 votos)