Inspiração & Ideias

10 dicas para uma decoração mais aconchegante

Média: 4 (38 votos)

Por vezes, o Inverno pode parecer interminável e, embora ansiamos por uma decoração mais fresca e leve, a verdade é que ainda não é possível abdicar de ambientes quentes e confortáveis. Aproveite para redecorar a casa com estas dicas para uma decoração ainda mais aconchegante.

  1. Privilegie a decoração da lareira – não fosse este o ponto de encontro perfeito nas noites mais frias de Inverno. Altere a disposição do mobiliário e concentre-o em torno da lareira de forma a criar um recanto aconchegante, de onde não vai apetecer sair!
  2. As mantas fofinhas ou peludas são uma ótima maneira de trazer calor para qualquer ambiente: coloque-as nas costas dos sofás e poltronas, aos pés das camas ou empilhadas num cesto junto à lareira. Para além de aquecerem nas noites frias, as suas cores, padrões e texturas avivam a decoração invernal.
  3. Pela sua fofura e aconchego, as almofadas são um apontamento decorativo imprescindível para o Inverno, na medida em que tornam qualquer sofá ou cama ainda mais confortável e quente. Aproveite ainda para espalhar almofadas grandes pelo chão – o truque está na escolha de cores que aquecem e de texturas que apetecem tocar!
  4. Aqueça as paredes com um papel de parede cozy ou texturizado. Em alternativa, pendure um tapete, uma manta de retalhos ou de patchwork para tornar o ambiente mais acolhedor, mas também muito interessante, graças a um apontamento decorativo original.
  5. Aposte em cores quentes e reconfortantes como, por exemplo, o castanho, laranja, vermelho e até o preto – não precisa de redecorar todo o espaço, basta acrescentar alguns apontamentos em tons mais escuros e/ou calorosos, caso das próprias mantas e almofadas ou então um tapete, uma jarra ou um abajur.
  6. Evite deixar as mesas a nu, ou seja, cubra-as com toalhas de cores e padrões que combinam com o Inverno – se arrastarem até ao chão ainda melhor! – ou com um simples corre-mesa que são ótimos para tornar uma mesa fria, numa mesa quente e apetecível. Se tiver uma manta original que gosta de exibir ou restos de um tecido elegante, utilize-os como toalha de mesa improvisada.
  7. No Inverno, a iluminação artificial é imprescindível, mas pode ser muito aconchegante se, em vez de acender as luzes de teto, optar por acender diversos candeeiros estrategicamente dispersos em cada divisão. A sua luz cria um ambiente convidativo e reconfortante…
  8. Ainda no que toca à iluminação, as velas são um apontamento decorativo fantástico para o Inverno porque, para além de iluminarem, proporcionam um ambiente íntimo e aconchegante. Se gostar, opte por velas aromáticas, cujo aroma também ajuda a aquecer a casa – canela, chocolate, baunilha…
  9. Esta é a melhor altura para decorar as janelas com cortinas mais pesadas e luxuosas: aquecem o ambiente mal se penduram, estando abertas ou corridas. Nos meses quentes pode substitui-las por modelos mais esvoaçantes, reservando os modelos de Inverno exclusivamente para essa estação e assim terá sempre um novo apontamento aconchegante com o qual pode decorar.
  10. Crie um recanto de leitura junto a uma janela. Precisa apenas de uma poltrona confortável, um candeeiro, uma pequena mesa de apoio ou um cesto para livros, uma manta e algumas almofadas – depois é só manter-se quentinho enquanto vê a chuva ou a neve a cair lá fora.
Média: 4 (38 votos)