Festas & Estações

10 dicas para uma árvore de Natal segura

Média: 3.6 (22 votos)

A árvore de Natal está escolhida e montada, os ornamentos cuidadosamente pendurados, as iluminações brilham e é uma visão para os olhos. Tenha a certeza que assim se mantenha ao longo de todo o período natalino. Uma árvore de Natal segura requer alguns cuidados antes e depois de decorada, para evitar acidentes e rostos tristes.

  1. No caso de uma árvore de Natal verdadeira, é importante cortar 3 cm do seu tronco antes de a colocar no respectivo vaso. Porquê? Ao expor o tronco novo vai eliminar resíduos secos acumulados que, se ficassem, impediam a absorção correta da água, acabando o pinheiro por secar mais rapidamente. Encha o recipiente com água suficiente para tapar o corte que efetuou.
  2. Lembre-se de verificar, diariamente, o nível da água – uma árvore com 2 metros pode perfeitamente absorver um litro de água por dia. Água da torneira é mais do que suficiente para manter o seu pinheiro hidratado e bonito, e não necessita de qualquer aditivo químico, nem de açúcar ou aspirina dissolvida na água. O H2O simples é tudo aquilo que a sua árvore precisa para manter o seu brilho saudável e natural!
  3. Um pinheiro que larga muitas agulhas é sinal de uma árvore com sede ou, pior, com os dias contados antes de secar. Se ainda estiver no início do período natalino tem uma boa solução, embora um pouco trabalhosa: efetuar um novo corte no tronco da árvore. Não tente fazer isto sozinho, peça ajuda!

Tenha uma árvore de Natal segura e uma linda decoração. Inspire-se nas melhores dicas e ideias práticas do Eu Decoro!

  1. A localização da árvore de Natal é muito importante: mantenha-a afastada de fontes de calor como lareiras, radiadores e aquecedores; certifique-se que não esteja bloqueando nenhuma janela ou porta e que permite a livre circulação das pessoas.
  2. Certifique-se que a iluminação utilizada na árvore de Natal – seja verdadeira ou artificial – foi fabricada segundo as normas de higiene e segurança adequadas ou então opte pelas luzes LED – são as mais econômicas e amigas do ambiente. Se alguma lâmpada se fundir, substitua-a o mais rápido possível.
  3. Procure não colocar as lâmpadas das iluminações muito próximas de ornamentos delicados, principalmente aqueles confeccionados à base de papel ou cartolina. Se puder, não utilize esse tipo de decoração na árvore de Natal, reduzindo assim o risco de incêndio.

Vamos decorar a árvore de Natal? Seja criativo, surpreenda e deixe-se surpreender!

  1. Embora proporcionem um aspecto muito especial a qualquer árvore, não utilize velas na decoração do seu pinheiro – o risco de incêndio torna-se perigosamente elevado.
  2. Desligue sempre as luzes do pinheiro antes de se deitar e sempre que saia de casa.
  3. No caso de existirem crianças pequenas ou animais domésticos, torna-se necessário fixar a árvore de Natal a um elemento estável e seguro. Recorra a uma corda resistente, numa cor que se confunda com a árvore ou que esta possa camuflar, e ate-a no topo e na base, prendendo-a de forma segura a um elemento fixo. Assim, evita possíveis quedas. Decorações mais frágeis e/ou perigosas não devem ser colocadas no fundo da árvore, ou seja, ao acesso das crianças. Se o seu gato ou cão começar a “implicar” sempre com o mesmo ornamento, retire-o. Se mesmo assim não largarem o pinheiro, experimente estender uma pequena manta no chão para eles poderem se deitar, próximo da árvore.

Faça um checklits das dicas que deve seguir para ter uma árvore de Natal segura. Faça também um checklist da decoração de Natal!

  1. Para saber se a sua árvore de Natal verdadeira já deu o que tinha que dar, faça a seguinte experiência: dobre uma agulha para trás, até a sua ponta tocar no ramo, formando uma espécie de círculo. Se a agulha partir ou não voltar à sua posição original uma vez largada, significa que está na hora de dizer adeus e pensar no que vai fazer ao pinheiro.

❤ Mais ideias e inspiração para um Natal bem decorado e mágico no Pinterest  do Eu Decoro!

❤ Decorou a casa para o Natal?  Mostre-nos o “Antes & Depois” da sua decoração de Natal. Clica  aqui e envie as fotos!

 

Crédito Imagem: 1

Decorou ou redecorou um espaço?

Média: 3.6 (22 votos)